Por Digivets

Fevereiro 25, 2025

Hill's Pet Nutrition-logo

A Hill’s Pet Nutrition, referência global em nutrição de cães e gatos, inova e apresenta ao mercado brasileiro o primeiro e único alimento completo e extrusado formulado com proteína de inseto, o Sensitive Stomach & Skin com Proteína Sustentável.

Este novo alimento pertence à linha Specialty, composta por 04 produtos desenvolvidos para atender às necessidades específicas de saúde de cães e gatos com pele e estômago sensíveis.

Nos últimos anos, o uso de proteínas de insetos na alimentação animal tem ganhado destaque como uma alternativa sustentável e inovadora.

Essa tendência vem sendo impulsionada pela crescente demanda por fontes de proteína mais ecológicas e eficientes, além da necessidade de reduzir o impacto ambiental da pecuária e da pesca industrial.

Insetos como a larva da mosca-soldado negra, grilos e tenébrios oferecem uma fonte altamente nutritiva de proteína, rica em aminoácidos essenciais, ácidos graxos e minerais, além de apresentarem uma produção de baixo custo e impacto ambiental reduzido.

Grandes empresas do setor de nutrição animal como a Hill’s Pet Nutrition já estão investindo nessa solução, que promete revolucionar a forma como alimentamos não apenas animais de estimação, mas também peixes, aves e suínos, promovendo um sistema alimentar mais sustentável e eficiente.

Hill's Pet Nutrition
Elaborado com tecnologia inovadora, Sensitive Stomach & Skin com Proteína Sustentável se diferencia por ser o primeiro alimento extrusado completo que contém ingrediente de inseto.
A matéria-prima em questão é proveniente da espécie Hermetia illucens (black soldier fly – BSF).

“A SS&S com proteína de inseto está disponível no Brasil como alimento de manutenção especial, desenvolvida para cuidar da saúde da pele e da pelagem de animais, visto que a proteína de inseto é um ingrediente inédito, alternativo e com menos propensão a causar alergia”, explica Flavio Lopes, veterinário especializado em nutrição pet da Hill’s.

Além disso, é indicada para pets que necessitam de suporte digestivo, auxiliando em casos de vômitos esporádicos e falta de apetite.

Segundo Flavio, sob a perspectiva nutricional, pesquisas indicam que o ingrediente é abundante em proteínas, fibras, lipídios, minerais e vitaminas. A espécie Black Soldier Fly (BSF), empregada no alimento da Hill’s, é notável pelo elevado conteúdo proteico e altas concentrações de aminoácidos essenciais.

O perfil de gordura do ingrediente de inseto é composto de ácido láurico, ácido graxo que pode trazer benefícios para pacientes com enfermidades neurológicas, além de possuir alta digestibilidade dos nutrientes, graças à composição dos ingredientes e a quantidade de fibras. 

A qualidade das fibras utilizadas contribui para a redução do tempo de trânsito estomacal, permitindo que os alimentos passem rapidamente para o intestino. Isso evita a permanência prolongada no estômago e reduz a sensação de preenchimento.

“As  BSF são consideradas uma alternativa sustentável aos ingredientes convencionais derivados de animais, com um potencial menor de aquecimento global em comparação à carne de frango, que é comumente utilizada em rações premium e super premium para pets”, esclarece Flavio Lopes. Segundo ele, isso torna o impacto ambiental da ração que contém BSF significativamente menor.

O papel da linha Sensitive Stomach & Skin da Hill’s Pet Nutrition na digestibilidade e saúde intestinal dos pets

As fibras escolhidas como ingredientes trazem um papel fundamental para a linha em questão. Para cães, é focado em polpa de beterraba, uma fibra moderadamente fermentável e moderadamente solúvel e em gatos focado em FOS (frutooligossacarídeo), nutriente esse que é um prebiótico que proporciona que haja uma fermentabilidade das bactérias sacarolíticas (quebra de carboidrato) que são saudáveis ao trato gastrointestinal.

“Os nossos antioxidantes são compostos de tocoferóis, vitamina C, selênio e beta-caroteno, esse blend de nutrientes é comprovadamente eficaz em cães e gatos, inclusive é patenteado pela Hill’s”, explica Flavio. 

Segundo ele, o ômega 6 é composto de ácidos graxos que são essenciais às espécies e funciona como precursor de citocinas inflamatórias importantes para o funcionamento do organismo, além de função plástica por comporem as membranas plasmáticas das células e também possuem função de proteção da barreira cutânea que impede que o animal fique desidratado.

Pollock do Alasca é uma das fontes de proteína sustentável

Outra importante fonte de proteína do alimento Sensitive Stomach & Skin com Proteína Sustentável  é o Pollock do Alasca, uma espécie de peixe que não é comumente utilizada em pet food, rica em ômega 3 (epa+dha.)

Por ser proveniente do Alasca, ou seja, áreas frias do globo, a manutenção do perfil nutricional se mantém intacta depois do beneficiamento, diferentemente de ingredientes provenientes da zona tropical do globo que são mais quentes.

“Mais uma vez, a sustentabilidade é o foco desse ingrediente, pois reduz a emissão de carbono 1 e 2″, ressalta Flavio. Em parceria com o Marine Stewardship Council (MSC – define frutos do mar rastreáveis como aqueles cuja “origem e forma de captura podem ser verificadas”), garantimos que nosso Pollack do Alaska seja proveniente de pesca certificada que atende aos requisitos de três princípios:

• pescar apenas cardumes saudáveis.

• bem gerido para que os cardumes se perpetuem.

• minimizar o impacto sobre outras espécies e ecossistemas.

O Sensitive Stomach & Skin com Proteína Sustentável, da Hill’s Pet Nutrition, é indicado para todos os portes e raças, se restringindo a adultos e idosos. Não indicados para filhotes, gestantes e lactantes.

A linha SD Specialty, incluindo o Sensitive Stomach & Skin, já está disponível em lojas especializadas em todo o Brasil. 

Para mais informações acesse: Hill’s Pet Nutrition

Para ficar por dentro de tudo sobre o mercado veterinário acesse nossos outros artigos em:
Digivets

Compartilhar Post

Artigos relacionados