Zoetis Cat Care: atendimento adaptado para gatos
Iniciativa promove a adoção de “interações amigáveis” para redução do estresse felino, promoção de bem-estar durante consultas e incentivo à medicina preventiva
A Zoetis acaba de lançar uma iniciativa que promete transformar o cenário da medicina felina no Brasil: o programa Zoetis Cat Care, voltado à capacitação gratuita de médicos-veterinários em práticas de atendimento amigáveis aos gatos. O projeto, que une ciência, comportamento e bem-estar, visa reduzir o estresse felino durante as consultas e promover uma medicina preventiva mais eficiente e humanizada.
Quem já teve gatos sabe que o momento de levá-los ao veterinário pode ser traumático tanto para o animal, quanto para seu responsável. Seja pela ausência de ambientes adequados para o atendimento ou pela falta de profissionais com conhecimento no manejo de gatos, a complexidade dessa logística é uma das principais barreiras para que tutores busquem cuidados veterinários com regularidade – de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), menos de 40% dos responsáveis por gatos levam seus animais para consultas periódicas.
Grande parte desses desafios está associada à forma com que os comportamentos naturais dos gatos ainda são pouco compreendidos, o que resulta em práticas que aumentam o estresse do animal em vez de reduzi-lo. Para ajudar a transformar essa realidade, a Zoetis apresenta o programa Zoetis Cat Care, que promove a capacitação de profissionais envolvidos no cuidado com a saúde de felinos, visando a redução do estresse e o fortalecimento da medicina preventiva.
“Como médica-veterinária especializada em medicina felina e uma das pioneiras na implementação do conceito Cat Friendly Practice , vejo com entusiasmo esse movimento em direção a um atendimento verdadeiramente adaptado à espécie. A proposta da Zoetis dialoga diretamente com uma das maiores lacunas da formação veterinária: a ausência de treinamento técnico em manejo comportamental e emocional dos gatos. É comum que o profissional recém-formado saia da universidade sem preparo para lidar com o comportamento felino, o que muitas vezes compromete a experiência do paciente e do tutor dentro da clínica.” Comenta Dra. Daniela Mol Valle, referência no atendimento Cat Friendly em São Paulo.
Por meio de adaptações no atendimento dos animais a partir de técnicas amigáveis aos gatos, o projeto Zoetis Cat Care apoia clínicas veterinárias na otimização dos cuidados direcionados aos gatos, focando na promoção do bem-estar durante a consulta.
“O Zoetis Cat Care surge, portanto, como uma ferramenta essencial para elevar o padrão da medicina veterinária felina no Brasil. Ao capacitar equipes desde recepcionistas até médicos-veterinários para compreender e respeitar a linguagem corporal e os instintos naturais dos gatos, a iniciativa contribui diretamente para diagnósticos mais precisos, consultas menos estressantes e maior adesão à medicina preventiva.” Completa Dra. Daniela
“Na Clínica Dra. Daniela Mol Valle, já seguimos há anos os protocolos Cat Friendly, com estrutura totalmente adaptada e equipe treinada para oferecer um ambiente seguro e acolhedor aos felinos. Além disso, promovemos constantemente cursos e capacitações sobre manejo cat friendly para colegas veterinários, reforçando a importância de se compreender o gato como uma espécie única, com necessidades comportamentais e clínicas próprias.” Comenta a Veterinária referência em cat friendly.
A iniciativa combina uma série de recomendações práticas que envolvem a implementação de protocolos clínicos baseados no comportamento felino, a realização de ajustes no espaço físico da clínica e a capacitação de equipes – dos recepcionistas aos médicos-veterinários – para interpretação de sinais sutis de desconforto, manejo dos animais com mais previsibilidade e garantia de uma abordagem mais respeitosa.
O projeto mostra que a adoção de práticas cat-friendly vai muito além da adaptação de um espaço físico: é um compromisso com o bem-estar felino em todas as etapas do atendimento veterinário. Gatos são animais sensíveis a estímulos externos, como sons, cheiros, mudanças e manipulações no geral, e o estresse causado em ambientes clínicos pode interferir na identificação de sintomas e na realização de exames. Além disso, por sua natureza, os gatos frequentemente mascaram sintomas de dor ou desconforto, o que pode atrasar diagnósticos e comprometer tratamentos se não houver um manejo adequado.
“As dificuldades encontradas na ida ao consultório veterinário acabam afastando os tutores das visitas regulares e de foco preventivo. Por isso, é essencial adotar práticas voltadas para o conforto do gato como padrão de atendimento. O simples ato de buscar entender o comportamento felino e reduzir estímulos estressantes proporciona mais segurança e conforto ao animal”, comenta o Prof. Alexandre Daniel, médico-veterinário especialista em medicina felina.
Segundo ele, interpretações equivocadas dos sinais dados pelos gatos – como confundir medo com agressividade – ainda afastam tutores dos cuidados preventivos e dificultam diagnósticos precoces. “Nesse cenário, pequenos ajustes de conduta melhoram a experiência do animal, reforçam o vínculo entre o gato e seu responsável e contribuem para a adesão a cuidados preventivos, fortalecendo a saúde felina a longo prazo”.
Algumas das práticas amigáveis incentivadas pelo programa Zoetis Cat Care são a criação de salas de espera exclusivas para gatos, a fim de separá-los de encontros com outras espécies de animais; a avaliação do estado emocional dos felinos durante consultas e internações; o uso de equipamentos e instalações específicos para o tamanho de gatos; e a postura cuidadosa e respeitosa, com fala em tom suave e movimentos lentos. Mais do que protocolos, essas práticas buscam oferecer ao gato uma sensação de controle sobre a situação, respeitando seus instintos e reduzindo interpretações equivocadas de seu comportamento. E com isso, minimizando o estresse de gato e tutor.
O projeto gratuito oferece aulas teóricas e práticas para profissionais da medicina veterinária, materiais informativos para download e possibilidade de certificação, além de assessoria consultiva para entendimento do cenário individual da clínica e avaliação da evolução do negócio após implementação das práticas. “Queremos que esse tipo de cuidado seja cada vez mais difundido no mercado veterinário, visando o aumento da busca pelo atendimento preventivo, a medicalização correta dos animais e, é claro, mais longevidade e qualidade de vida para os felinos”, finaliza Alessandra Novak Bentes, Coordenadora de Serviços Técnicos de Animais de Companhia na Zoetis.
Iniciativas como o Zoetis Cat Care representam um marco para o futuro da medicina veterinária: mais empática, baseada em evidências e voltada ao bem-estar integral do paciente. É uma evolução necessária e extremamente bem-vinda que certamente impactará positivamente toda uma geração de profissionais e, principalmente, de gatos.
Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nossos outros artigos em:
Digivets
Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets








