Apesar de ser um cão de pequeno porte, o maltês tem um coração enorme. É apaixonante, tanto pela personalidade quanto por sua aparência, que com muitos pelos brancos, lisos e longos se destaca como um dos...
Fale com o público do seu negócio!
Apesar de ser um cão de pequeno porte, o maltês tem um coração enorme. É apaixonante, tanto pela personalidade quanto por sua aparência, que com muitos pelos brancos, lisos e longos se destaca como um dos mais comuns animais de companhia em famílias que vivem em apartamentos. Tem diversão de sobra para gastar, sendo bem próximo ao seu tutor, e também é um dos cachorros com maior expectativa de vida. Vamos conhecer melhor sobre essa querida raça? Abaixo, veja mais sobre suas curiosidades, personalidade e características.
Além da aparência fofa e que remete a um cão tranquilo e parceiro, a personalidade do maltês é uma de suas chaves para ser uma raça de tanto sucesso. São divertidos, simpáticos e carinhosos com a família e outros cães, amando a companhia de seu tutor pelo máximo de tempo possível. Inclusive, o maltês surge como uma das raças que mais gostam de dormir com seu dono.
O maltês também é um cão surpreendente por ter uma personalidade um tanto quanto destemida, contando com um faro bastante aguçado. Em sua origem, os cães dessa raça atuavam na caça de roedores, e era visto como um dos mais eficientes nessa missão. Como fruto de seu instinto da antiguidade e de toda sua conexão criada com a família, o maltês é um cão que faz de tudo para proteger quem ama, e apesar de pequeno pode ser sinônimo de coragem.
O maltês é conhecido facilmente por conta de sua pelagem, que é longa e lisa, em um tom predominantemente branco. Alguns, podem ter a cor mais puxada para um creme ou marfim em certas partes do corpo, mas sempre o branco será a marca do maltês. Os pelos longos caracterizam mais ainda a raça quando escovados, muitas vezes chegando até o chão e resultando em um visual bonito e peculiar. Também se destaca pelos seus pequenos olhos escuros, causando um contraste com a cor do pelo, por sua pelagem mais grossa na cauda e as pequenas patinhas.
Maltês mini, maltês toy e maltês grande não são classificações válidas para essa raça, ou pelo menos não são reconhecidas oficialmente. Apesar da popularidade dessas variações de tamanho, o maltês sempre terá o mesmo tamanho. Seja um maltês filhote ou um maltês adulto, sempre será um cão de porte pequeno, medindo entre 20 e 25 cm e pesando de 3 a 4 kg.
O maltês é uma raça de cão que se adapta muito bem com outros animais e com pessoas de todas as idades, sendo um ótimo amigo para crianças que sonham em ter um primeiro pet, adultos que querem uma companhia para o seu dia a dia, e idosos para passar horas e horas descansando juntos. É um cão típico de apartamentos, já que além da proximidade com a família e amigos a todo o momento, também vive facilmente em locais menores por conta de seu porte pequeno.
Infelizmente, o maltês pode conviver com algumas decorrências de saúde ao longo de sua vida, como a obesidade e alguns problemas cardíacos. O primeiro é um dos mais comuns dentre os malteses, e por conta disso pede uma alimentação balanceada através de rações indicadas durante toda a vida, de forma que o excesso de peso não atrapalhe seu rendimento saudável. Além dessas citadas, o maltês também sofre com luxação de patela comumente, então vale se atentar para algumas ações físicas do cão.
Assim como já foi dito, os pelos do maltês são longos e lisos, e para mantê-los na melhor performance possível é necessário sempre tomar alguns cuidados. É válido escovar comumente sua pelagem para assim evitar nós. Também vale a pena levar para dar banho pelo menos uma vez ao mês, já que o branco pode sujar facilmente. Muitos malteses também são submetidos à tosa, evitando com que os pelos atrapalhem em sua visão e atividades diárias.
De acordo com algumas variações nas características físicas, linhagem e canil, o valor do maltês pode variar. No entanto, para ter um maltês você deverá desembolsar em torno de R$ 1500 a R$ 3500. Outro fator que pode influenciar no preço é o sexo, já que as malteses fêmeas são mais caras do que os machos. Sempre procure uma fonte de confiança para adquirir o seu cachorro e tê-lo como companhia em uma vida saudável.