Por Digivets

Setembro 24, 2025

Sustentabilidade-Agro
O evento “Pecuária Sustentável: o Brasil que Alimenta e Regenera o Mundo” discutiu rumos da produção de proteína animal e marcou o lançamento do Podcast Protagonistas do Campo sobre eficiência e sustentabilidade Para especialistas, a escolha entre ser rentável e sustentável é falso dilema no agro; é possível e cada vez mais necessário ser os dois

Sustentabilidade é um ótimo negócio; do contrário, não é sustentabilidade. A premissa, que atrela a agenda ESG ao retorno financeiro, foi comum às opiniões dos painelistas do evento Pecuária Sustentável: O Brasil que Alimenta e Regenera o Mundo, organizado pela Elanco Saúde Animal e a KPMO Editora e Comunicação, em agosto, em São Paulo.

O encontro discutiu os rumos da produção de proteína animal em uma economia de baixo carbono com Fernanda Hoe, Diretora geral da Elanco Brasil; Fábio Barbosa, presidente do Conselho da Natura; Henrique Borges, Diretor de Compras da Danone Brasil; Paulo Planez, Diretor Global de Sustentabilidade da MBRF; Felipe Albuquerque, Head de Sustentabilidade LATAM da Bayer, e Edson Hlgo, CEO da AYA Earth Partners. A mediação foi de Keila Prado Costa, diretora da KPMO Editora, e Renata Fernandes, gerente de Sustentabilidade da Elanco no Brasil.

Sustentabilidade-Agro
Divulgação Elanco
Da direta para a esquerda: Edson Higo CEO da Aya Earth Partners, Fernanda Hoe, Keila Prado Costa sócia-fundadora da KPMO, Renata Fernandes e Aline Tomé, Diretora de comunicação institucional da KPMO.
Divulgação Elanco
Da direita para a esquerda: Paulo Planez, Diretor Global de Sustentabilidade da MBRF, Henrique Borges, Diretor de Compras da Danone Brasil, Renata Fernandes, gerente de Sustentabilidade da Elanco

O evento marcou também o lançamento do Podcast Protagonistas do Campo que, ao longo de oito episódios inéditos, curtos e quinzenais, vai dialogar com produtores e profissionais do agronegócio sobre práticas sustentáveis, bem-estar animal e eficiência como consequência para a transição de baixo carbono, visando educar e engajar a cadeia produtiva para promover um impacto positivo no setor. A série estará disponível no Spotify, YouTube, na página Foco Sustentável e nas redes sociais da Elanco Brasil.

Comunicação direcionada

As discussões do evento deixaram claro que o produtor precisa compreender de maneira concreta e experiencial o impacto positivo das iniciativas em sustentabilidade sobre a fazenda, também na perspectiva da rentabilidade. “A compreensão da extensão dos benefícios do cuidado socioambiental para o caixa do produtor passa, primeiramente, pela adoção de uma linguagem e comunicação mais simples e didática sobre o que é uma produção sustentável, como ela se dá e seus efeitos para o negócio”, disse Fernanda Hoe. “O agro é uma audiência diversa, formada por grandes e, sobretudo, médios e pequenos produtores que precisam ser contemplados e incluídos nesse diálogo. O podcast é um exemplo de esforço nesse sentido”, completou Keila Prado.

Sustentabilidade-Agro
Divulgação Elanco
Fernanda Hoe, Diretora geral da Elanco Brasil

Estratégias de manejo, como o sistema integrado Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF); parcerias no modelo da inovação aberta; melhoramento genético; o emprego de soluções capazes de mitigar a emissão do gás metano (CH4) proveniente da pecuária, e a crescente preocupação do mercado e do consumidor sobre a procedência da proteína animal que consome foram temas debatidos ao longo do evento.

“A Elanco dialoga sobre sustentabilidade no agronegócio com seus times globais e, a partir daí, percebe-se como o Brasil segue avançado em diferentes contextos de descarbonização, como no uso da energia renovável, no sistema lavoura-pecuária e em aspectos de manejo sanitário”, disse Fernanda. A executiva é a entrevistada do primeiro episódio do Podcast Protagonistas do Campo, falando justamente sobre como iniciativas brasileiras vêm guiando movimentos globais na pecuária.

Para todos os participantes do evento, cada vez mais a sustentabilidade tem se tornado balizadora de acesso ao mercado. A crescente demanda por produtos alinhados ao bem-estar animal e a impactos socioambientais positivos vai, no médio e longo prazo, fechar as portas para quem não tomar essa consciência, em todos os elos da cadeia. “É preciso olhar à frente, acompanhar o comportamento dos consumidores, clientes e investidores”, pontuou Renata Fernandes

A organização da primeira edição do encontro integra iniciativas da Elanco para o fomento da sustentabilidade atrelada à cadeia de valor do setor e à fazenda.
Confira abaixo os temas de cada episódio quinzenal do Protagonistas do Campo:


● O Futuro do Agro Sustentável
● Tendências Tecnológicas no Agro Sustentável
● Sustentabilidade no Agro: Estratégia Para Dominar o Mercado
● Rebanho Produtivo e Sustentável: O Caminho para o Lucro Verde
● Do Campo ao Mercado Global: Aves e Suínos Sustentáveis na Liderança
● Alimentação Inovadora: O Segredo para Resultados Sustentáveis no Agro
● De Frigoríficos a Gigantes Globais: A Sustentabilidade Que Vende Mais
● Carne Sustentável na Mesa: Escolhas que Transformam o Mundo


Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nossos outros artigos em:
Digivets

Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets

Compartilhar Post

Artigos relacionados

Sustentabilidade no agro baliza acesso ao mercado, dizem especialistas em evento organizado pela Elanco e KPMO Editora