É possível perceber um cão agressivo através de alguns sinais tradicionais que dão na cara que ele pode estar prestes a atacar. Os cães são animais de estimação leais, amorosos e muitas vezes divertidos, mas...
Fale com o público do seu negócio!
É possível perceber um cão agressivo através de alguns sinais tradicionais que dão na cara que ele pode estar prestes a atacar. Os cães são animais de estimação leais, amorosos e muitas vezes divertidos, mas eles também têm esse lado. É importante entender que a agressão canina pode ter várias causas e é importante tomar medidas para controla-la. Entender e saber como identificar os sinais de um cão agressivo pode prevenir ataques e manter tanto o cachorro quanto as pessoas em segurança.
A linguagem corporal de um animal pode esclarecer perfeitamente se ele está desconfiado ou bravo e querendo atacar, ou não. Eles podem se sentir ameaçados ao terem seu espaço invadido, ou desconfiarem de algo, mesmo que fora de seu habitat natural. Independentemente do porque o cão está demonstrando alguns sinais, é necessário sempre se atentar, já que mordidas e maiores preocupações podem ser facilmente evitadas com cuidados. Confira aqui alguns sinais que indicam um cão agressivo:
Talvez o sinal que melhor indica a agressividade em um cão. Os rosnados representam por si só o momento em que um cão está bravo e quer atacar um humano ou outro cão. O som amedrontador é uma forma de, não só os cães, mas a maioria dos animais mostrarem “quem é que manda”, variando entre rugidos e mordidas. Se um cachorro rosnar bastante próximo a você, tome cuidado e distância, principalmente.
Outro sinal que é super marcante de um cão que quer morder é a rigidez. Ao contrário do que demonstra um cão animado, que chacoalha a cauda e o corpo todo, o momento de agressividade de um cão é determinado, na maioria das vezes, por um corpo de pedra, bastante rígido e tensionado. Além disso, sua cauda fica empinada e se movendo rapidamente para frente e para trás.
O pelo arrepiado também é mais um sinal importante para identificar quando um cão está bravo, já que sua pelagem fica nesse estado ao sentir medo ou ficar superestimulado. Esse é um sinal que pode estar presente tanto no corpo todo quanto somente entre os ombros na nuca, também destacando as regiões da cauda e do pescoço, que algumas vezes ficam arrepiadas em momentos de agressividade.
Em geral, alguns dos sinais já ditos são incluídos no quesito linguagem corporal como um todo. Quando um cão fica prestes a atacar, é possível que isso seja identificado através de algumas ações físicas que são visivelmente reconhecidas. Alguns dos principais sinais disso são a posição das orelhas, que ficam fixamente levantadas, a cauda ereta e em movimento de vai-e-vem, e a rigidez do corpo.
Apesar de ser, na maioria das vezes, a demonstração de que gostou de uma comida ou algo do tipo, o cão lamber os lábios pode ser um sinal que indica desconfiança e que não está tudo bem com ele. Diversos bocejos e viradas de cabeça para não manter contato visual com o outro são claros sinais de desconforto dos cães. Esses são sinais que podem indicar bastante medo também, não necessariamente um comportamento agressivo, mas que também devem ser respeitados e ter atenção.
O olho de baleia é um termo usado quando os cães estão com a parte branca do olho em destaque. É bastante comum observar essa característica em cães agressivos ou em momentos de ansiedade, onde o cachorro está bastante preocupado e com estresse. Se um cão estiver com o olho de baleia, e demonstrando outros sinais como a rosnada ou o pelo arrepiado, tome cuidado e dê espaço até que ele se sinta à vontade com você.