No fim do mês de março, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aprovou uma resolução que institui diretrizes para a atuação de médicos-veterinários e zootecnistas em desastres em massa envolvendo...
Fale com o público do seu negócio!
No fim do mês de março, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aprovou uma resolução que institui diretrizes para a atuação de médicos-veterinários e zootecnistas em desastres em massa envolvendo animais domésticos e selvagens. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo), por meio da Comissão Estadual de Desastres em Massa Envolvendo Animais, participou e deu sugestões para a elaboração do documento.
A Comissão Estadual de Desastres em Massa Envolvendo Animais foi instituída em 2022, o que tornou o Espírito Santo um dos 5 primeiros estados do Brasil a fazerem essa nomeação. A Comissão tem caráter consultivo, isto é, tem a função de orientar à Presidência do CRMV-ES sobre as ações relativas a casos de ocorrência de desastres em massa que envolvam animais no Espírito Santo.
O médico-veterinário Gabriel Carvalho, presidente da comissão, relembrou momentos de crise em que o grupo trabalhou para elaborar orientações : “Dentre muitas atuações relevantes para a sociedade, destaca-se o acompanhamento das ações de resgate durante o incêndio florestal ocorrido no Parque Estadual Paulo César Vinha e as enchentes ocorridas no final do ano de 2022.”, contou.
A Resolução CFMV Nº 1511/2023 foi responsável por instituir diretrizes para esse tipo de atividade em que os médicos-veterinários e zootecnistas são extremamente necessários, como é o caso de desastres em massa envolvendo animais domésticos e selvagens. Esta resolução norteará as ações do Plano Nacional de Contingência de Desastres em Massa Envolvendo Animais (CFMV, 2020).
A normativa traz aspectos técnicos, operacionais e éticos desse tipo de atuação, além de apresentar as orientações para o profissional quanto à organização e ao atendimento clínico dos animais no momento do desastre, bem como o encaminhamento para clínicas ou hospitais veterinários, caso necessário.
Esta regulamentação prevê ainda ações relacionadas aos CRMVs, com relação à criação e manutenção de um banco de cadastro para médicos-veterinários e zootecnistas que desejarem se voluntariar para atuar nas ações de resgate de animais, o qual será compartilhado com as autoridades, os órgãos e as entidades responsáveis pelo comando do incidente.
Atualmente, a Comissão Estadual de Desastres em Massa Envolvendo Animais do CRMV-ES está organizando um plano de ação para implantação dos procedimentos previstos na Resolução CFMV Nº 1511/2023 e em breve anunciará como será a implantação do banco de cadastro para médicos-veterinários e zootecnistas voluntários no Espírito Santo.
Acesse a resolução na íntegra: http://ts.cfmv.gov.br/manual/arquivos/resolucao/1511.pdf