27/04/2023

    Quais são os gatos mais comuns no Brasil?

    Você já se perguntou quais são os gatos mais comuns no Brasil? Sabemos que tanto aqui no país, como no mundo todo, há uma enorme diversidade de raças desses felinos. Na maioria das vezes, o tutor escolhe o...

    Anuncie aqui
    AD

    Fale com o público do seu negócio!

    Quais são os gatos mais comuns no Brasil?

    gatos mais comuns no Brasil

    Você já se perguntou quais são os gatos mais comuns no Brasil? Sabemos que tanto aqui no país, como no mundo todo, há uma enorme diversidade de raças desses felinos. Na maioria das vezes, o tutor escolhe o seu bichano de acordo com alguma característica que o chamou a atenção ou que se identificou.

    Felizmente, no Brasil essa dúvida fica extremamente forte na cabeça da futura família do gato, já que são muitas as opções para decidir apenas um. Se você tiver a dúvida de “qual pet eu devo comprar?”, e estiver procurando informações sobre os gatos mais comuns no Brasil, acompanhe a leitura abaixo e decida qual é o animal de estimação que mais se identifica com você.

    As raças de gatos mais comuns no Brasil

    • Sem raça definida (SRD)

    Os gatos mais comuns no Brasil são os sem raça definida, ou SRD. São os tradicionais vira-latas, frutos de uma mistura de diversas raças que geraram em um único gatinho. Por isso, não há um padrão para essa raça, já que cada mistura de raça pode gerar diferentes atributos para um único gato. Variam a personalidade, aparência, temperamento e características físicas, e por isso, junto dos cães vira-lata, marcam fortemente a figura do animal brasileiro.

    • Gato persa

    O gato persa é muito comum no Brasil. É facilmente uma das raças mais queridas no país, e não à toa é a segunda mais comum. Geralmente, são felinos muito dóceis e que precisam de carinho. Amam passar um tempo com suas famílias, mas também tem seus momentos reservados, algo tradicional dos gatos. Os persas se destacam por seu pelo longo, fofo e volumoso, sendo uma ótima opção para todas as idades que querem ter um bom amigo pet.

    • Gato siamês

    Os siameses são gatos muito inteligentes, com uma personalidade dócil e carinhosa e bastante energia para gastar em passeios com a família. O bichano é bastante sociável, seja com outros animais, crianças ou adultos. São marcados pelos belos olhos azuis, porte atlético e magro, tem origem no sul do Sião, atual Tailândia.

    • Gato angorá

    Brincalhão, inteligente e amoroso. Os gatos angorá são a quarta raça de gatos mais comuns no Brasil, e possuem um vínculo muito próximo com a família, especialmente para crianças. Por conta de toda sua disposição, as vezes se torna um gato agitado, porém, no geral é bem tranquilo sendo ótima companhia para humanos.

    • Gato sphynx

    Esse é aquele famoso gato sem pelos. O gato sphynx é bastante carinhoso e inteligente, sendo facilmente adestrado para fazer brincadeiras. São brincalhões e ativos, mostrando presença na companhia ao tutor. Infelizmente, o fato dele não ter pelos influencia em problemas dermatológicos, então se deve ter a atenção redobrada para sua saúde. É a perfeita opção para amantes de gatos que tem alergia.

    • Maine Coon

    O maior gato do mundo também é um dos gatos mais comuns no Brasil. O maine coon pode chegar a 14 kg, se destacando por seu peso e altura. É uma das raças mais sociáveis da lista, famosos pela tranquilidade e fidelidade, se tornando um ótimo animal de companhia para famílias.

    • Gato himalaia

    Outra das raças de gatos mais comuns no Brasil é a himalaia, mistura entre o siamês e o persa. Criada a partir de 1930 no país, e reconhecimento só em 1957, são dóceis e de fácil convivência. Seus pelos são volumosos e se tornam atrativos aos seus “fãs”, mas não são tão apegados e ficam sozinhos por um bom tempo.

    • Ragdoll

    Esse é um dos maiores gatos, podendo pesar até 9 kg e medir 60 cm. São muito comuns no Brasil, e continuam com o padrão de apego aos tutores. Com comportamento semelhante aos primos caninos, adoram passear e brincar, além de contarem com um grau de carência maior do que os outros gatinhos.

    • Pelo curto brasileiro

    Essa raça chegou ao Brasil em 1500 juntamente dos europeus, e por isso é exclusiva daqui. Brincalhões, são ótimas opções para famílias com crianças por conta de sua fácil socialização e energia. Uma das raças mais comuns no Brasil, surgiu do cruzamento entre gatos de pelo curto britânicos que vinham nos navios para as Américas.

    • Snowshoe

    Recente no Brasil, a raça originária da Filadélfia, nos Estados Unidos, é outra raça comum por aqui. Veio de um cruzamento entre o siamês e o americano de pelo curto, resultando em um temperamento extrovertido e tranquilo, bastante apegado a família. Tem um pouco de timidez com outros animais e desconhecidos, mas é super carinhoso.

    • Pelo curto americano

    Porte médio, forte e ágil. Essa é a descrição do décimo primeiro gato mais comum no Brasil. O pelo curto americano é super enérgico, com utilidade de caçar ratos nas fazendas norte-americanas. Brincalhão e tranquilo, passam horas e horas se divertindo se precisar.

    Advertisement

    Isenção de Responsabilidade & Aviso Legal

    As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a política editorial do site. Nós apenas agregamos o conteúdo, caso tenha interesse em remover, entre em contato conosco.