02/05/2023

    Principais características do Shiba Inu

    O shiba inu é uma raça de cachorro apaixonante, tanto pela aparência que lembra uma raposa quanto pela personalidade que leva qualquer amante de pet à loucura. Naturais do Japão por volta dos anos 300 a.C.,...

    Anuncie aqui
    AD

    Fale com o público do seu negócio!

    Principais características do Shiba Inu

    Shiba Inu

    O shiba inu é uma raça de cachorro apaixonante, tanto pela aparência que lembra uma raposa quanto pela personalidade que leva qualquer amante de pet à loucura. Naturais do Japão por volta dos anos 300 a.C., são cães ótimos para fazer companhia, sendo bastante parceiros de seus tutores. Porém também carregam em seus perfis um instinto superprotetor e que pode se tornar o de um cão de guarda rapidamente se for necessário. Vamos conhecer melhor esse cachorro japonês?

    Como é a personalidade do shiba inu?

    Inicialmente utilizado como cão de caça de pequenos animais, o shiba inu pode ser a opção perfeita para você que deseja um amiguinho parceiro, mas que também proteja a família. Mesmo não sendo cães gigantes, essa raça esbanja um instinto protetor aguçado que pode o tornar intimidador para outros cães ou pessoas estranhas. Até por isso, é super recomendado que o adestramento acompanhe a rotina dessa raça desde filhote, para que assim o animal não tenha problemas com qualquer um que ver na rua durante toda a vida.

    De qualquer maneira, não é necessário se assustar quanto ao seu temperamento. Pode até ter bastante energia para gastar, porém não costuma morder e nem latir, apenas em situações em que se sente ameaçado. Ama estar com a família, fazer brincadeiras e é bem carente, então todo carinho é pouco para essa raça. Sabendo disso, também trate de não o deixar sozinho por muito tempo!

    Shiba inu vive bem em apartamento

    Diferente do caso de muitos outros cachorros, os shiba inus se adaptam muito bem a apartamentos e casas pequenas. Apesar de serem cães ativos e que gostam de brincar, no geral não são tão atentados ao ponto de não conseguirem viver em locais pequenos.

    Mesmo assim, isso não significa que não é necessário gastar a energia do seu shiba. Ainda mais quando viver em um apartamento, o que deve motivar mais ainda a realizar passeios e atividades fora do lar. Essa é uma raça que precisa manter o físico em dia, e os exercícios são uma ótima maneira de valorizar sua saúde.

    Cuidados com a pelagem do shiba inu

    Por ser uma raça natural de um lugar muito mais frio que o Brasil, o shiba inu conta com uma pelagem dupla e mais densa do que a normal, de forma que o proteja das baixas temperaturas. Assim, é necessário que o tutor o garanta escovações de, pelo menos, uma vez por semana para retirar os fios soltos diariamente. No verão é um pouco diferente, já que o cão solta mais pelos, e o recomendado é que seus pelos sejam escovados duas vezes por semana.

    Doenças que acometem o shiba inu

    Assim como toda raça de cachorro, o shiba inu também está propenso a qualquer doença. Porém, é fato que essa costuma apresentar menos problemas do que alguns outros cães, contemplando uma saúde boa em um físico bem preparado. De qualquer forma é necessário manter as consultas em médicos veterinários em dia para que seu shiba não fique refém de nenhuma doença comum.

    As principais doenças que o shiba inu pode desenvolver: displasia do quadril, glaucoma e luxação patelar.

    Quanto custa um shiba inu?

    Deixa-me adivinhar: você leu a matéria toda, viu a foto e agora está pensando em ter um shiba inu? Se eu tiver adivinhado, afirmo que a aquisição por compra pode ser um pouco salgada no bolso. Por ser um cão raro no Brasil, um filhote da raça pode variar entre R$ 5 mil a R$ 10 mil, de acordo com a linhagem do bichinho. Escolha um canil de confiança, que garanta que o seu shiba inu não terá maiores problemas e tenha uma origem boa.

    Advertisement

    Isenção de Responsabilidade & Aviso Legal

    As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a política editorial do site. Nós apenas agregamos o conteúdo, caso tenha interesse em remover, entre em contato conosco.