Os presidentes das regionais do Sistema CFMV/CRMVs participaram da primeira edição da Câmara Nacional de Presidentes, que ocorreu na cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Representaram o CRMV-ES, a...
Fale com o público do seu negócio!
Os presidentes das regionais do Sistema CFMV/CRMVs participaram da primeira edição da Câmara Nacional de Presidentes, que ocorreu na cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Representaram o CRMV-ES, a presidente, Dra. Virginia Teixeira do Carmo Emerich e o assessor da presidência, o servidor André Amaral. Durante o evento, que ocorreu dos dias 15 a 18 de março, temas importantes foram debatidos, como a qualidade do ensino superior em Medicina Veterinária e a transição da nova Lei de Licitações. Na ocasião, foi formulado um manifesto em defesa da educação, que foi assinado por todos os presidentes regionais.
A qualidade do ensino da Medicina Veterinária é um assunto que tem sido amplamente debatido no sistema CFMV/CRMV’s. Recentemente, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou resultados de um estudo da Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV, obtidos por meio do Sistema de Regulação do Ensino Superior (e-MEC), a partir de um termo de colaboração firmado entre o conselho e o próprio ministério.Os dados mostravam que nenhum desses possíveis novos cursos, pertencentes a instituições privadas, possui as condições mínimas de funcionamento.
A partir disso, foi criada uma Ação Civil Pública (ACP) pelo CFMV em face da União. A ACP visa a suspensão dos processos e atos autorizativos relacionados a novos cursos e vagas na área da Medicina Veterinária por, no mínimo, 5 anos, ou até que seja possível verificar a qualidade dos cursos existentes e reformular os marcos regulatórios em termos compatíveis com a garantia de qualidade do ensino superior.
Virginia Emerich, presidente do CRMV-ES esteve presente e também assinou o documento:
“O manifesto elaborado em conjunto pelos presidentes, na primeira CNP do ano, visa dar embasamento, coro e sustentação ao tema, para articulação com órgãos políticos, congresso e MEC. É tempo de ações que assegurem a formação adequada e de qualidade aos futuros profissionais.”, afirmou a presidente do CRMV-ES.
Foi um momento de troca de experiências entre regionais, interação e atualização com relação a assuntos da Medicina Veterinária e da Zootecnia.