O presidente do CRMV/AM, Ednaldo Souza, participou da 1ª Câmara Nacional de Presidentes de 2023 do Sistema CFMV/CRMVs, que encerrou no último sábado, e debateu temas como a qualidade dos cursos de graduação...
Fale com o público do seu negócio!
O presidente do CRMV/AM, Ednaldo Souza, participou da 1ª Câmara Nacional de Presidentes de 2023 do Sistema CFMV/CRMVs, que encerrou no último sábado, e debateu temas como a qualidade dos cursos de graduação de Medicina Veterinária, a publicidade nas redes sociais dos profissionais e a atuação de médicos-veterinários e zootecnistas em desastres em massa envolvendo animais domésticos e selvagens. O encontro aconteceu em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
“Foi uma experiência muito boa porque a Câmara Nacional dos Presidentes é um evento em que a gente consegue interagir com os outros regionais, fazer troca de experiência e, assim, avançar e ajudar o sistema por completo”, disse.
No último dia 14, o CFMV ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) pedindo a suspensão dos processos relacionados à abertura de novos cursos e vagas na área da Medicina Veterinária por, no mínimo, 5 anos, até que haja fiscalização e adequação dos cursos de graduação para assegurar a formação adequada dos futuros profissionais.
A CNP aprovou e divulgou um manifesto em defesa do ensino da Medicina Veterinária.
Publicidade em medicina veterinária
A Resolução CFMV nº 780/2004, que regulamenta a publicidade na Medicina Veterinária, deve passar por atualização e foi tema de debate no último dia de encontro.
Alguns pontos abordados foram: identificação profissional no caso de especialidades; a utilização dos termos urgência, emergência, plantão ou similares; o uso de imagens em procedimentos e pacientes; valores de procedimentos; e a identificação do profissional ou responsável técnico na publicidade.
“A publicidade em Medicina Veterinária é um tema que gera dúvidas entre os médicos-veterinários. Acreditamos que a questão da divulgação vá além do preço, pois envolve posicionamento profissional. A partir da discussão com os presidentes do Sistema, acredito que conseguimos avançar no entendimento conjunto e traçar diretrizes que vão compor um normativo”, afirmou o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.
Atuação em desastres em massa
Uma resolução discutida no encontro, que entrará em vigor em breve, norteará as ações propostas pelo Plano Nacional de Contingência de Desastres em Massa Envolvendo Animais, além de servir como referência para diversos trabalhos e pesquisas nas áreas jurídica e de meio ambiente.
Com informações do CFMV.