Por Digivets

Agosto 6, 2025

PL 905/2024, visa à criação do Dia Nacional das Zoonoses, para conscientizar a população sobre a Saúde Única entre humanos e animais

No dia 10 de julho de 2024 foi protocolado o projeto de lei, de autoria do Deputado Federal Zacharias Calil (UNIÃO), que visa à criação do Dia Nacional das Zoonoses, a ser celebrado anualmente em 6 de julho. A criação da data tem por objetivo estimular a discussão acerca da prevenção das doenças que podem ser transmitidas entre humanos e animais.

“Esse PL é mais do que uma data simbólica, é um passo concreto para fortalecer políticas públicas baseadas no conceito de saúde integrada. Em um país com grande diversidade territorial e desafios sanitários relevantes, promover a prevenção e o controle das zoonoses é proteger vidas, garantir bem-estar e avançar no compromisso com a saúde pública integrada”, comenta o Deputado. Após um ano de seu protocolo, o projeto segue em tramitação na Câmara dos Deputados.

Para trazer um pouco mais de contexto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que existam mais de 200 milhões de tipos de zoonoses, que são responsáveis por mais de dois bilhões de casos de doenças e dois milhões de mortes por ano.

“O Brasil é um dos países mais importantes para a Boehringer globalmente, onde temos nossa maior fábrica de saúde animal do mundo. A criação da data é um marco relevante para ampliar o debate sobre as zoonoses (que respondem por cerca de 60% das doenças infecciosas em humanos) e reforçar a importância de integrar as agendas de saúde humana e animal. Esse conhecimento é fundamental para fortalecer a prevenção e o cuidado com a saúde da população”, afirma Omar Akl, diretor de Corporate Affairs da Boehringer Ingelheim.
 

Situação atual do projeto Dia Nacional das Zoonoses

Após sua apresentação no dia 20 de março, o PL 905/2024 foi despachado para tramitar nas Comissões de Saúde (CSAUDE), Finanças e Tributação (CFT) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Na Comissão de Saúde, a deputada Meire Serafim (UNIÃO-AC) foi designada relatora em 23 de abril de 2024. O parecer favorável à aprovação do projeto, com substitutivo, foi apresentado em 16 de agosto de 2024. No dia 4 de dezembro de 2024, o parecer foi aprovado na CSAUDE.

PRÓXIMOS PASSOS

Atualmente, o PL encontra-se na Comissão de Finanças e Tributação com parecer por não implicação da matéria em aumento ou diminuição da receita ou da despesa públicas, não cabendo pronunciamento quanto à adequação financeira e orçamentária. Neste momento, aguarda ser pautado para apreciação do parecer.
Em seguida, passará pela Constituição e Justiça e de Cidadania. Como o projeto está sujeito à apreciação conclusiva pelas comissões, se aprovado em todas elas, poderá seguir diretamente para o Senado Federal, sem necessidade de votação no plenário da Câmara, salvo se houver recurso para apreciação pelo plenário.

AMPLIANDO O DEBATE E AS AÇÕES DE IMPACTO SOCIAL

No ano passado, quando ocorreu a cerimônia de criação do PL, registrada pela iluminação em verde do Congresso Nacional no dia 6 de julho, a ONG paulistana Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC), pôde acompanhar o ocorrido e fazer a sua primeira ação na periferia de Brasília.

“A celebração nos possibilitou expandir nossos mutirões para a capital do país, nos aproximando de stakeholders fundamentais para o crescimento de nossa atuação”, explica Eduardo Leporo, fundador da MRSC. “Hoje, devido aos nossos esforços e ao apoio de nossos parceiros, Brasília faz parte das capitais atendidas mensalmente, junto a outros oito capitais espalhadas pelo Brasil centenas de animais assistidos à cada mutirão”, complementa.

Para esse ano, Brasília se prepara para mais uma edição da ação solidária promovida pela ONG Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC). No dia 5, a partir das 14 horas, a equipe de voluntários estará nas ruas da cidade oferecendo atendimento gratuito com portfólio Boehringer promoveno a proteção contra zoonoses (com a vacina múltipla Recombitek C8, vacina antirrábica Rabisin e antiparasitário Frontline), doando roupinhas e mantas para os pets, além de lanches para os tutores. A ação acontece na Terceira Avenida Área Especial 2 Lote X, Loja 7, Núcleo Bandeirante, Brasília-DF.

Segundo Eduardo Leporo, fundador da ONG, essa mobilização só é possível graças ao engajamento
coletivo. “Temos mais de 191 voluntários espalhados pelo Brasil, sendo muitos deles aqui em Brasília. Além disso, contamos com o apoio fundamental de grandes marcas como Boehringer Ingelheim, Adotepetz (Petz), Mol Impacto e Arredondar”.

Finalizam-se as iniciativas coma iluminação do Congresso Nacional em verde prevista para 08 de julho, às 19 horas. “A iluminação do Congresso tem papel fundamental para dar mais destaque à discussão, chamando a atenção do público. Seguiremos acompanhando o projeto de lei e apoiando iniciativas que deem visibilidade a questões relacionadas à saúde integrada”, finaliza Akl.

Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nosso outros artigos em:
Digivets

Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets

Compartilhar Post

Artigos relacionados

Interesse por pets não convencionais cresce mais que procura por cachorros no Brasil

Resguardados por leis de proteção à fauna, os pets não convencionais estão entre os que mais requerem acompanhamento especializado. Segundo a Abinpet, em 2024, o segmento de serviços veterinários se destacou no mercado nacional, movimentando sozinho R$7,7 bilhões, uma alta de 16% em relação ao ano anterior. Com a popularização de tais pets nos lares brasileiros, quem se preocupa com o cuidado deles vê uma oportunidade de crescimento.

Ler mais