Na última terça-feira (11), foi lançada a obra “Demografia da Medicina Veterinária do Brasil”, um estudo que apresenta informações detalhadas sobre a situação da profissão no país. A pesquisa foi realizada...
Fale com o público do seu negócio!
Na última terça-feira (11), foi lançada a obra “Demografia da Medicina Veterinária do Brasil”, um estudo que apresenta informações detalhadas sobre a situação da profissão no país. A pesquisa foi realizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) com o apoio da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária (CEEMV/PR).
O estudo teve como base uma pesquisa digital aplicada em 2022, com profissionais formados e atuantes em Medicina Veterinária no Brasil. O resultado foi uma obra que integra metodologia e demografia, aspectos educacionais e profissionais, bem como a satisfação com o trabalho.
Em 2022, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) registrou que dentre 214 milhões de habitantes no Brasil, há 166.000 profissionais em atividade. Além disso, são 536 cursos de Medicina Veterinária em atividade. Os dados mostram que o Brasil está entre os países com o maior número de profissionais e de cursos no mundo, por isso é tão necessário um estudo demográfico realizado a nível nacional
No prefácio da obra, consta que o principal objetivo é compreender as condições do profissional, a fim de melhorá-las: “Esse panorama da Medicina Veterinária brasileira demandava um estudo demográfico nacional que, para além de números, verificasse também aspectos sociais da formação e do exercício profissional dos médicos-veterinários brasileiros, a fim de poder planejar ações com vistas à valorização profissional.”.
A discussão dos dados, redação do trabalho e apresentação foram elaboradas pelos médicos-veterinários Antonio Felipe Wouk, Camila Marinelli Martins, Rafael Gianella Mondadori e Marcelo Hauaji de Sá Pacheco.
Acesse a obra: https://www.crmv-pr.org.br/uploads/noticia/arquivos/Obra-Demografia-M.V.pdf