Melhorador de desempenho da Elanco compõe Prova de Ganho de Peso da Expoingá 2024

    Na Expoingá 2024, destaca-se a Prova de Ganho de Peso (PGP) com o RumensinTM da Elanco. A parceria com a Cocamar visa melhorar rentabilidade e qualidade da carne, enquanto RumensinTM, desde os anos 70, promove mais carcaça e eficiência na produção.

    Anuncie aqui
    AD

    Fale com o público do seu negócio!

    Melhorador de desempenho da Elanco compõe Prova de Ganho de Peso da Expoingá 2024

    Evento vai de 9 a 19 de maio, em Maringá, e terá um circuito dedicado a avaliar o potencial energético e a conversão alimentar de bovinos

    No próximo dia 9 de maio, a Expoingá 2024, feira agropecuária e industrial de Maringá (PR), realizará a última etapa da Prova de Ganho de Peso (PGP), circuito que pelo segundo ano consecutivo avalia o potencial genético e a conversão alimentar de 40 bovinos da raça Nelore, provenientes de 10 criadores diferentes, submetidos a uma dieta específica, de balanço energético e nutricional formatado pela Nutrição Animal da Cocamar Cooperativa Agroindustrial e da Altofós Suplemento Mineral. 

    Segundo Nuno Rodrigues, gerente de Marketing Premix da divisão Ruminantes da Elanco Brasil, desde a primeira edição da prova, no ano passado, a dieta oferecida aos animais é suplementada com o Rumensin TM, melhorador de desempenho da Elanco “O princípio ativo de Rumensin TM é a Monensina, que impulsiona o ganho de peso e a eficiência alimentar de animais de corte, porque melhora o metabolismo ruminal além de, a depender da dose, apoiar na prevenção da coccidiose”, explica. A Expoingá está em sua 50ª edição e é organizada pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) entre os dias 9 e 19 de maio.

    A primeira etapa da prova foi encerrada no dia 9 de abril, quando, depois de 30 dias recebendo a dieta em regime de confinamento, os animais foram pesados. No próximo dia 9 de maio, na abertura da Expoingá, ocorrerá a última pesagem do circuito. No dia 14, os animais seguirão para leilão. 

    Segundo dados divulgados pela organização, em 2023 a avaliação de performance dos animais na última pesagem registrou um ganho de peso médio (GMD) de 1,712 Kg, com variação de 9 a 40 Kg entre o ganho de peso de cada animal no período. O GMD geral da prova foi de 1,867 Kg, superando assim as expectativas dos organizadores, que previam um ganho entre 1,500 e 1,600 Kg com base nos resultados dos anos anteriores.  “Esta é uma prova que mobiliza o setor da pecuária, evidencia o potencial genético da raça e reforça o investimento que os criadores utilizam em seus plantéis”, destaca Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM).

    “A parceria com a Cocamar Cooperativa Agroindustrial é um exemplo prático de como a Elanco atua em conjunto com agentes da cadeia de produção da carne para assegurar mais rentabilidade ao produtor, bem-estar animal e a qualidade do alimento que chega à mesa do consumidor”, ressalta Nuno.

    Mais carcaça e economia

    O RumensinTM, aditivo que compõe o balanço nutricional da Prova de Ganho de Peso, é um ionóforo de uso exclusivo animal cuja molécula, a Monensina, foi desenvolvida pela Elanco, nos anos de 1970 e está presente no Brasil desde a década de 90. “É, sem dúvida, um dos produtos mais bem creditados e estudados no mundo, com mais de 6.000 publicações. Estudos realizados concluem que a eficiência biológica do RumensinTM promove mais carcaça, com mais eficiência e economia de até 11,8 kg de matéria seca (dieta) por arroba produzida. Os resultados da Prova de Ganho de Peso da Expoingá são multifatoriais, e a presença do RumensinTM é certamente um deles”, diz o zootecnista Murilo Chuba, gerente técnico da Elanco Saúde Animal.

    Além da eficiência nutricional e da melhor produtividade, a adoção da melhor estratégia nutricional, durante todo o ciclo da produção da pecuária de corte, contribui para reduzir com segurança o tempo de abate do animal. “Isso se reverte em uma menor emissão de metano, um dos objetivos que fazem parte da meta global da Elanco de contribuir para melhorar a produtividade e a sustentabilidade de todo o produtor com quem trabalhamos, no Brasil e no mundo”, conclui Murilo.

    N

    uno Rodrigues, gerente de Marketing Premix da divisão Ruminantes da Elanco Brasil

    Serviço:

    Expoingá 2024

    Data: 9 a 19 de maio

    Local: Parque Internacional de Exposições de Maringá (PR)

    Informações: https://expoinga.com.br/#

    Sobre a Elanco 

    A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com quase 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e nossa estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy PurposeTM – tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta. 

    Advertisement