As Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (eMulti) poderão contar com médico-veterinário. O novo modelo foi lançado através Portaria GM/MS 635/2023 e assegura que as unidades terão...
Fale com o público do seu negócio!
As Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (eMulti) poderão contar com médico-veterinário. O novo modelo foi lançado através Portaria GM/MS 635/2023 e assegura que as unidades terão profissionais de diferentes áreas, podendo o responsável pela saúde do animal ser incluído em uma equipe.
A eMulti surge em substituição ao Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf) e deve fortalecer o cuidado multiprofissional na Atenção Primária. A expectativa é que quatro mil equipes voltem a se organizar para o atendimento em todo o país.
Para o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba, José Cecílio, a iniciativa marca um avanço para a saúde pública e também no reconhecimento do médico-veterinário como profissional necessário no sistema público.
“Já há o entendimento que a saúde animal é sinônimo de saúde pública, e agora poder contar com esses profissionais na porta de entrada do sistema público de saúde vai facilitar o acesso aos médicos-veterinários e consequentemente fortalecer medidas de controle de doenças, bem-estar animal e educação e conscientização da população”, pontuou.
Saúde única- As Ações de Saúde Única pelo médico-veterinário são exercidas desde o início da Medicina Veterinária, prevenindo, controlando ou erradicando doenças garantindo a saúde animal e a qualidade e inocuidade dos alimentos de origem animal para a população. É importante lembrar que a saúde dos animais e o meio ambiente dependem em grande parte das atividades humanas e que ambos também determinam a saúde humana.
Equipe – Além do médico-veterinário, as equipes poderão contar com arte educador, assistente social, farmacêutico clínico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico acupunturista, cardiologista, dermatologista, endocrinologista, geriatra, ginecologista, hansenologista, homeopata, infectologista, pediatra, psiquiatra, nutricionista, profissional de Educação Física na Saúde, psicólogo, sanitarista e terapeuta ocupacional.