27/05/2023

    III Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária do CRMV-RJ debate os principais desafios acadêmicos na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Medicina Veterinária – CRMV-RJ

    O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro realizou, nesta sexta-feira (26), o III Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária (SEEMV). O evento aconteceu na sede desta...

    Anuncie aqui
    AD

    Fale com o público do seu negócio!

    III Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária do CRMV-RJ debate os principais desafios acadêmicos na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Medicina Veterinária – CRMV-RJ

    O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro realizou, nesta sexta-feira (26), o III Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária (SEEMV). O evento aconteceu na sede desta autarquia, e reuniu diretores e coordenadores de curso, além de membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de diferentes instituições de ensino e professores .

    Estiveram presentes representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Veiga de Almeida (UVA), Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Centro Universitário de Valença (UNIFAA) , Universidade Estácio de Sá (Unesa), Universidade Augusto Motta (Unisuan), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Iguaçu (Unig), além dos membros da Comissão Estadual de Educação do CRMV-SP e do CRMV-PR, Glaucia Kanashiro, e Rodrigo Jesus Paolozzi, respectivamente; e representando a Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV, a médica-veterinária Laura Beatriz Rodrigues.

    O presidente da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária e secretário geral do CRMV-RJ, Paulo César Amaral Ribeiro da Silva, deu abertura ao Seminário e falou sobre a importância de debater o ensino em Medicina Veterinária, que é a base para a formação do profissional. Posteriormente, passou a palavra para o vice-presidente do Conselho, Diogo Alves, representando o presidente Romulo Spinelli.

    “Nessa terceira edição do Seminário optamos por fazer no formato de bate-papo entre os coordenadores e demais representantes das instituições, com a ideia justamente de aproximar o Conselho das universidades, com temas escolhidos por vocês e que norteiem o desenvolvimento de projetos e ações que contribuam para o avanço da Medicina Veterinária”, disse Paulo Cesar Amaral.

    O vice-presidente do Conselho, Diogo Alves, agradeceu a presença de inúmeros colegas e enfatizou a importância da saúde mental dos docentes e discentes. “Cuidar da saúde mental do corpo docente é primordial para que a educação evolua”, disse. A saúde mental dos universitários constitui um problema de saúde pública haja vista o significativo índice de adoecimento entre os discentes das instituições de ensino superior.

    Na sequência, a palavra foi passada para os membros da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária, formada pelo Dr. Walker Nunes Chagas, Dr. André Vianna Martins, e Dra. Sandra Maria Gomes Thomé; e para os representantes das instituições, que trocaram experiências, dificuldades e apresentaram possíveis soluções, de temas como educação sócio emocional de docentes e discentes, entre outros.

    Assuntos abordados

    No período da tarde, foi dada palavra aberta aos diretores, coordenadores e membros do NDE sobre os temas mais votados no ato da inscrição , entre eles: treinamento e serviço, curricularização da extensão, e interdisciplinaridade.

    Além disso, os participantes assistiram a apresentação do médico-veterinário e professor da UFF, Yuri Karaccas, sobre “Tecnologias Educacionais no contexto da educação médico veterinária”.

    “O objetivo desta apresentação é a mudança de pensamento mais do que a incorporação meramente da tecnologia, com foco na aprendizagem em competências e habilidades, buscando um ensino 4.0 com práticas”, explicou o médico-veterinário.

    Paulo César Amaral Ribeiro da Silva encerrou o evento colocando o CRMV-RJ à disposição para estar mais próximo do meio acadêmico, e informando que o Conselho estará fazendo visitas regulares nas instituições de ensino, ouvindo os anseios e necessidades dos coordenadores, compartilhando boas práticas e experiências e, dessa forma, buscando a união e o fortalecimento educacional no que tange a Medicina Veterinária.

    Advertisement

    Isenção de Responsabilidade & Aviso Legal

    As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a política editorial do site. Nós apenas agregamos o conteúdo, caso tenha interesse em remover, entre em contato conosco.