ICBAS vai promover ensino em saúde pública veterinária na região dos Balcãs
O projeto PEVULOS (“Development of a Post-graduate Education programme in Veterinary pUblic heaLth and fOod Safety in Western Balkan area), vai desenvolver programas de ensino pós-graduado na área da saúde...
Fale com o público do seu negócio!
O projeto PEVULOS (“Development of a Post-graduate Education programme in Veterinary pUblic heaLth and fOod Safety in Western Balkan area), vai desenvolver programas de ensino pós-graduado na área da saúde pública veterinária em países balcânicos, nomeadamente a Albânia e Bósnia Herzegovina. O Instituto de Ciências Biomédica Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, é um dos parceiros.
Segundo explicado pela Universidade do Porto, o projeto conta com uma duração de três anos e financiamento de cerca de 700 mil euros. Para a coordenadora do projeto no ICBAS, Eduarda Gomes Neves, este tipo de projetos (ERASMUS + Capacity building) é fundamental para a “promoção da colaboração internacional do ICBAS no âmbito de ‘Uma Só Saúde’”.
Para além de constituir “uma oportunidade de promover o ensino de medicina veterinária, permite-nos contribuir para a saúde pública veterinária, a segurança alimentar e a saúde pública em geral”, acrescenta a docente.
A reunião de kick-off do PEVULOS decorreu no passado dia 13 de março, na Universidade de Milão (UNIMI), instituição responsável pela coordenação do projeto.
Para além do ICBAS, integram também duas instituições universitárias da Albânia – a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Agricultura de Tirana (AUT) e a Faculdade de Agricultura da Universidade de Korca (UNKO) – e duas da Bósnia Herzegovina, a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade of Sarajevo (UNSA) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Zenica (UNZE) .