Pet IA, utiliza inteligência artificial para oferecer soluções em telemedicina, otimização de prontuários e apoio na captação de clientes, permitindo que os profissionais do setor foquem em atividades mais estratégicas
O theGarage, startup studio da Nexmuv, empresa de tecnologia com 20 anos de mercado, acaba de lançar sua terceira startup: a Pet.IA. Voltada para clínicas e consultórios veterinários, a plataforma utiliza inteligência artificial (IA) para otimizar a gestão de clínicas, solucionando desafios comuns no segmento como excesso de burocracia administrativa, risco de perdas de dados e dificuldade na captação de clientes. Sua plataforma integra funcionalidades que vão desde o gerenciamento de prontuários à telemedicina, passando por prescrições com certificação digital.
“Queremos aumentar a produtividade das clínicas e proporcionar um atendimento mais ágil e confiável para os pets e seus tutores. Com as funcionalidades do app, os veterinários conseguem dedicar mais tempo de qualidade aos pets, enquanto as funções burocráticas são resolvidas”, afirma Justiniano Proença Filho, CEO da Pet.IA, que também é médico veterinário.
Entre os benefícios da plataforma estão o acesso instantâneo ao histórico médico dos pets e a padronização na documentação dos prontuários, o que resulta na otimização do tempo de atendimento em até 50%. Além disso, a plataforma Pet.IA permite a transcrição automática das gravações (áudio ou vídeo) das consultas e a emissão de receitas digitais. “Cada recurso foi pensado para oferecer conveniência e qualidade, transformando a rotina das clínicas e aproximando veterinários e tutores de forma inteligente”, completa Proença.
O Pet.IA chega em um momento em que os veterinários já perceberam o benefício da tecnologia no dia a dia. Pesquisa Voice of the Veterinary Profession, realizada pela BVA, em maio de 2025, revelou que 21% dos médicos veterinários entrevistados fazem uso da tecnologia em diferentes aspectos do seu trabalho. Os entrevistados relataram que usam a IA para auxiliar em tarefas administrativas (11%) e na comunicação com os clientes (7%).
O PET.IA também é útil na continuidade no relacionamento com os tutores, além da integração com outros especialistas. Aliás, essa é uma grande demanda do mercado. De acordo com o Radar Vet, do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), 40% desses profissionais encaminham cães e gatos para outros especialistas, como profissionais de reabilitação, terapias complementares e nutricionistas. “Essa é a especialidade do theGarage para criar startups: identificar dores do mercado e criar soluções com o uso da IA”, afirma Proença.
Fundado em 2024, o theGarage é um startup studio adaptado ao mercado brasileiro com o objetivo de criar simultaneamente de dois a três novos negócios por ano, compartilhando aprendizados, acertos e falhas entre os projetos. O CEO de cada startup tem uma estrutura completa de apoio por meio do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), com times de desenvolvimento tecnológico, marketing, vendas, administrativo financeiro e jurídico.
Todos os projetos são financiados com recursos próprios, permitindo trabalhar sem depender de prazos ou exigências de investidores. Os executivos do theGarage atuam lado a lado dos founders desde a ideação, passando pela aceleração dos negócios, até o exit. Além da Pet.IA, o theGarage já havia desenvolvido e colocado em operação as startups GISA e MOC, sempre apostando em soluções baseadas em IA e inovação voltada a resultados.
Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nosso outros artigos em:
Digivets
Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets








