(Reprodução/Facebook) Publicidade O inverno segue firme em diversas regiões do país, e desta vez trouxe outra polêmica além da habitual “amo/odeio frio”: o...
Fale com o público do seu negócio!
O inverno segue firme em diversas regiões do país, e desta vez trouxe outra polêmica além da habitual “amo/odeio frio”: o hamster está morto ou hibernando? Um post explicando o mistério viralizou e foi compartilhado mais de 37 mil vezes. Nos comentários, uns respondem rindo, outros duvidando da veracidade da informação… Há até quem acredite já ter enterrado o próprio pet vivo!
No post original a tatuadora Carol Dias, 23 anos, afirma que é possível retirar o roedor da hibernação, ou estado de “torpor”, aquecendo o bichinho. Ao #VirouViral, Carol conta que editou a publicação com as informações que acredita serem mais confiáveis após a informação ter sido contestada nos comentários. Em post semelhante, mas desta vez no Twitter, uma usuária recomenda que donos de hamsters usem o secador de cabelo para despertá-los do estado adormecido. A prática, no entanto, é desaconselhada por profissionais.
pra ele acordar é só usar o secador de cabelo morninho nele por alguns instantes gente pelo amor de deus nao joguem eles fora!!!!
— nalu (@hermionzgranger) July 11, 2018
Rodrigo Ferreira, especialista em roedores na Clínica ExotiCare de São Paulo, explica que, se o secador for usado com pouco cuidado, o ar pode agredir o bichinho ou também causar um processo estressante. “A hibernação é um processo natural de defesa e o metabolismo se adapta a tal situação, geralmente quando há uma queda brusca de temperatura”, explica o veterinário.
Ferreira confirma que há embasamento biológico no que é enunciado: a variação mais comum do Brasil, o hamster sírio, é uma das espécies que hibernam. Outras espécies menos comuns no país, como os hamsters anões, provenientes de lugares como Sibéria e China, não fazem o mesmo processo por estarem mais habituados às temperaturas baixas.
É importante frisar que não há motivo para alarme por parte dos donos de hamsters sírios: a iniciativa dos animais visa estritamente reservar energia diante de uma situação atípica. A sugestão de soprar ar com a própria boca, bem como enrolar o animal em um pano embebido em água morna, são formas saudáveis de dar fim ao processo.
Continua após a publicidade
O Brasil está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.