Divulgação: Special Dog O faturamento da Special Dog aproxima-se da casa dos R$ 2 bilhões. A receita total chegou a R$ 1,93 bi na fabricante de ração animal. O aumento é de 28% em comparação ao ano anterior,...
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O faturamento da Special Dog aproxima-se da casa dos R$ 2 bilhões. A receita total chegou a R$ 1,93 bi na fabricante de ração animal. O aumento é de 28% em comparação ao ano anterior, segundo informações do Valor Econômico.
Com origem em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), a companhia atribuiu o desempenho a ganhos de eficiência e à ampliação do mix de produtos com tíquete médio intermediário. A linha de produtos premium especial teve avanço de 42%, enquanto a premium teve incremento de 5%. O portfólio reúne 76 itens.
A empresa já projeta crescer 15% em faturamento e 8% em volume de unidades comercializadas. Para sustentar esse objetivo, investirá cerca de R$ 110 milhões em maquinário e tecnologias para melhorar sua capacidade produtiva.
O faturamento da Special Dog teve como um dos principais impulsos pequenos pet shops de cidades do interior, segundo a diretora administrativa Priscila Manfrim. Estimativas do Instituto Pet Brasil indicam que esse segmento soma em torno de 32 mil PDVs no Brasil, em comparação às 283 lojas das grandes redes do setor.
O reajuste de preços no último ano, diante do aumento nos preços de insumos, pode ter influenciado nos resultados? Segundo a executiva, o repasse envolveu negociações individuais com cada varejista parceiro.
A Special Dog investiu R$ 15 milhões na modernização das operações logísticas em 2022. As informações são do O Estado de S. Paulo. Os investimentos em logística destinaram-se especialmente à renovação da frota, hoje composta por 250 caminhões próprios. Desde 2013, multiplicou esse número por cinco.
Em 2021, a receita já havia sido 50% superior ao resultado do ano anterior. Como parte do processo de expansão, a indústria fincou bandeira em Curitiba (PR), seu segundo centro de distribuição. São mais de 2.400 toneladas de ração movimentadas por mês somente nesse complexo no Paraná.
O espaço tem área de 3.500 metros quadrados e capacidade de armazenamento de 1.500 toneladas, apesar de ser o crossdocking, modalidade em que não há a necessidade de armazenamento longo, o carro-chefe da operação no local.
A estrutura da Special Dog está adaptada para distribuir 22 mil toneladas por mês, com foco em pet shops de médio e pequeno porte. Mas em agosto, com apoio de caminhões terceirizados, ultrapassou 25,5 mil toneladas. O objetivo, porém, é gradualmente assegurar uma frota 100% própria. “É diferente quando o meu entregador não só leva o produto, mas também arruma o estoque do cliente e faz uma pilha perfeita”, justifica Everaldo Turcato, gerente de logística e expedição da fabricante.
O executivo ainda enxerga benefícios como a maior produtividade dos motoristas. A média de entregas por condutor dobrou e passou de 12 toneladas para 24 por dia. A eficiência representa uma alternativa à inflação dos caminhões, cujo preço unitário saltou de R$ 300 mil em R$ 530 mil em um ano.
Com um novo centro de distribuição projetado para Minas Gerais, a companhia pretende ampliar a capacidade geográfica no Sudeste, tendo também como alvos os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Outra perspectiva é dar suporte às operações do complexo em Curitiba e viabilizar as operações no Rio Grande do Sul. “A lógica de expansão sempre parte de quanto determinada região já demanda os produtos da fábrica, somado a quanto se pode vender a mais tendo uma base no local”, reforça Turcato.
A Special Dog tem como proprietária a família Manfrim, especializada no agronegócio e na produção de arroz, café e cereais.