Por Digivets

Agosto 29, 2025

Expointer 2025

A presença de animais no evento é propícia para atrair os insetos que, por sua vez, são vetores para a transmissão de mais de 100 tipos de doenças diferentes. Com solução exclusiva, a empresa implementa o controle dois dias antes da abertura da feira

A Elanco Saúde Animal celebra este ano duas décadas de controle da incidência de moscas domésticas na Expointer, um dos principais eventos do agronegócio nacional, que ocorre entre os dias 30/08 e 7/09 em Esteio, no Rio Grande do Sul. A feira, aberta ao público, acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, uma área de 141 hectares, com espaço para a exibição de animais de criação e produção, e potencial para atração dos insetos.

“Ao longo de 20 anos, a Elanco é a empresa responsável por combater a presença das moscas domésticas no evento, mesmo antes de ele começar. Iniciamos o trabalho dois dias antes, em diversos pontos selecionados da feira, com a aplicação do AgitaTM 10 WG, produto do nosso portfólio e único do mercado que une em sua composição um neonicotinoide de 2ª geração e feromônio sexual para atrair e eliminar as moscas na fase adulta, com rapidez e sem representar riscos à saúde de animais e pessoas”, explica Octaviano Pereira Neto, médico-veterinário e gerente Técnico de Bovinos de Corte da Elanco.

Este ano, o trabalho é realizado em parceria com a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (FEBRAC) e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL). 

Questão de saúde pública

Longe de serem apenas um incômodo para pessoas e animais, as moscas domésticas são vetores para a transmissão de mais de 100 tipos de doenças diferentes. “Por isso, combater as moscas é também uma questão de saúde pública, com impacto direto no bem-estar e saúde não somente dos animais, mas também na dos visitantes da Expointer e da população que vive em seu entorno”, diz Octaviano. “O controle desses insetos em uma feira desse porte é tão importante quanto o que fazemos no campo, nas fazendas”, complementa.

Antes do evento começar e durante toda a feira, um promotor credenciado pela Elanco aplicará a solução AgitaTM 10 WG em placas específicas, contêineres de resíduos e superfícies de instalações predeterminadas para atrair os insetos e eliminá-los na maior proporção possível, sem nenhum risco a produtores, animais e visitantes. O produto tem eficácia seletiva no controle das infestações, não é tóxico às pessoas e outros mamíferos, e permanece ativo até 5 semanas após a aplicação, o que significa que o controle se estenderá para além dos dias do evento. 

“O AgitaTM 10 WG é indicado para qualquer tipo de instalação rural, é fácil de aplicar e altamente potente contra as moscas domésticas adultas lambedoras, ou seja, aquelas com aparelho sugador que, em contato com o produto, o ingerem e morrem”, diz Octaviano. O mosquicida tem em sua composição o Thiametoxam, um potente inseticida neonicotinoide que tem sua atratividade potencializada pela presença de açúcar e do feromônio sexual na formulação. Esta é uma fórmula exclusiva no mercado brasileiro.

Somente a ponta do iceberg

“As moscas adultas, que são as que vemos voando, são só a ponta do iceberg. Quando a incidência delas é alta, significa que provavelmente 80% da população esteja acumulada no ambiente, na forma de ovos e larvas prestes a eclodir. Por isso, programas de controle com AgitaTM 10 WG trazem muitos benefícios, considerando seu longo efeito residual”, explica Octaviano. 

A Elanco espalhará pelas dependências do Parque mais de 250 placas identificadas com a aplicação do produto. Como recomendação básica, a solução deve ser diluída em água, na proporção de 100 gramas para 800 mL de água para pulverização, e 100 gramas para 80 mL, no caso de pincelamento, sempre com o uso de equipamentos de proteção (EPIs).

Para saber mais sobre outras soluções que a Elanco oferece ao produtor rural, visite também o site www.agropecuaria.elanco.com/br e acompanhe a empresa no Instagram (@elancoagrobr) e no Linkedin (@elancobrasil).

Expointer 2025

Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nossos outros artigos em:
Digivets

Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets

Compartilhar Post

Artigos relacionados

Cochliomyia hominivorax

Simpósio sobre o ressurgimento da Cochliomyia hominivorax na América Central e do Norte foi um dos grandes destaques da WAAVP 2025.

Especialistas discutiram o ressurgimento da doença causada pela Cochliomyia hominivorax, que havia sido erradicada, e comentam sobre o que pode ser feito para conter seu novo avanço.
Durante o primeiro dia de conferências do Congresso da WAAVP 2025 em Curitiba, um dos grandes destaques foi o Simpósio Boehringer Ingelheim “O que sabemos sobre os surtos de New World Screwworm (NWS) na América Central e México — e o que esperar daqui em diante?”

Ler mais