Nestlé Purina faz novos investimentos no mercado brasileiro de Pet Food. Com um aporte de R$28,5 milhões, a empresa inaugurou há pouco mais de seis meses, uma nova área para produção de alimentos seco
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Nestlé Purina faz novos investimentos no mercado brasileiro de Pet Food.
Com um aporte de R$28,5 milhões, a empresa inaugurou há pouco mais de seis meses, uma nova área para produção de alimentos secos para cães e gatos na fábrica de Ribeirão Preto (SP).
A nova linha de produção da unidade possibilitará o crescimento de 35% do volume fabricado ou adicionalmente 50.000 toneladas/ano. Este volume extra será destinado tanto ao consumo interno, quanto externo. A planta de Ribeirão Preto está entre as mais avançadas globalmente em termos de tecnologia e é certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sendo habilitada para exportar para os Estados Unidos, países da Europa, além de toda a América do Sul, totalizando 12 países, por isso, a unidade é considerada um polo importante para exportação.
Além disso, a Nestlé Purina anunciou um novo plano de expansão para a unidade com a aquisição do terreno anexo à planta fabril de 30 mil m². Esta aquisição é essencial para a companhia suportar a demanda crescente do mercado interno e externo por alimentos para pets. A Nestlé Purina prevê investir cerca de R$ 200 milhões para a continuidade deste plano de expansão, acelerando seu crescimento estratégico que tem sido fundamental para os resultados positivos.
Em entrevista para a Revista Pet Food Brasil, a Diretora de Marketing da Nestlé Purina, Julia Valente, traz mais detalhes sobre este importante investimento.
Revista Pet Food Brasil – O que levou a Nestlé Purina a investir em uma nova área de alimentos secos para pets, em Ribeirão Preto?
Julia Valente – Os investimentos na região acontecem com base em estudos do setor e na demanda crescente do mercado interno e externo por alimentos para animais de estimação. O mercado pet tem apresentado uma jornada muito constante de crescimento robusto e acreditamos que esse movimento se mantenha. Com os investimentos contínuos nos últimos anos em inovação no portfólio e na expansão da capacidade fabril, a perspectiva de Purina é acelerar seu crescimento estratégico, o que tem sido fundamental para os resultados positivos em nosso mercado. A Nestlé Purina tem mantido um crescimento de duplo dígito alto e acima do mercado nos últimos quatro anos.
Revista Pet Food Brasil – Qual a representatividade deste segmento de negócios para a Purina?
Julia Valente – Fundada em 1894, nos Estados Unidos, a Nestlé Purina está presente em 75 países e mantém uma posição de destaque na produção de alimentos com alto valor nutritivo para cães e gatos. A companhia tem como principal plataforma manter a saúde física e o bem-estar dos cães e gatos com fórmulas adequadas à condição corporal, idade e estilo de vida, garantindo uma vida mais longa e saudável aos animais. No Brasil, segundo colocado no ranking mundial de população de cães e gatos, a Purina oferece linha diversificada de marcas e produtos. A empresa conta com a fábrica em Ribeirão Preto (SP) e sua distribuição tem atuação em todo o território nacional e para países da América Latina. Atualmente, conta com 15 marcas nos segmentos de alimento seco, alimento úmido, snacks e areia para gatos. Apostamos em inovação no portfólio e produtos cada vez mais premium, com investimentos consistentes em ciência, tecnologia, geração de empregos e compromisso com a melhor nutrição e bem-estar dos animais. Os investimentos no portfólio são impulsionados por tendências como aumento no consumo de produtos para felinos e petiscos, além de mais espaço para produtos premium e com ingredientes/composição para atender necessidades especiais de dieta e saúde.
Revista Pet Food Brasil – Qual é o plano de expansão da companhia para a sua unidade de alimentos para pets? Sobre a aquisição do terreno anexo à planta fabril, o que se pretende fazer? Já há uma agenda definida para as ações?
Julia Valente – Recentemente, a marca anunciou a continuidade do seu plano de expansão para a unidade de Ribeirão Preto com a aquisição do terreno anexo à planta fabril. A ampliação é resultado do aporte de R$120 milhões realizado ainda em 2021 – o investimento total previsto chegará a R$ 200 milhões. O terreno possui 30 mil m² e sua aquisição é essencial para a companhia suportar a demanda crescente do mercado interno e externo por alimentos para pets. As ações do plano estão sendo definidas e, em breve, serão divulgadas.
Revista Pet Food Brasil – Quais são os alimentos produtos produzidos nesta unidade?
Julia Valente – A planta de Ribeirão Preto é responsável pela produção de alimentos secos e úmidos para cães e gatos e está entre as mais avançadas globalmente em termos de tecnologia, sendo certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e habilitada para exportar para os Estados Unidos, países da Europa, além de toda a América do Sul. A planta é a única da América Latina que possui três tipos distintos de tecnologia para pet food: alimentos secos, alimentos úmidos e petiscos. A fábrica conta com tecnologia proprietária e patenteada como um importante diferencial competitivo na parte de fabricação de alimentos úmidos, que possibilita preservar pedaços semelhantes ao da carne, conferindo maior naturalidade ao produto e adequada nutrição para cães e gatos. A inovação, resultado de desenvolvimento científico no Centro Nestlé Purina, vem acompanhada de um rigoroso sistema de controle automatizado que assegura a qualidade e a segurança do alimento.
Revista Pet Food Brasil – Qual a atual capacidade de produção?
Julia Valente – A nova linha de produção da unidade de Ribeirão Preto trará um incremento de 50 mil toneladas/ano adicionais ao volume já produzido pela fábrica.
Revista Pet Food Brasil – Quais as contribuições socioeconômicas para a região e entorno a partir deste novo investimento?
Julia Valente – A ampliação é resultado de agendas firmadas entre o setor privado e o Poder Público com objetivos em comum para o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade das comunidades do entorno da unidade da região. O Poder Público de Ribeirão Preto é um grande parceiro e catalisador de ações necessárias para a continuidade e crescimento das operações da companhia no município. Hoje, a unidade fabril de Ribeirão Preto possui 640 colaboradores e o centro de distribuição no município conta com outros 150 colaboradores em atividade.
Revista Pet Food Brasil – Em termos de investimentos tecnológicos e de sustentabilidade da unidade, o que poderia ser destacado?
Julia Valente – Quando falamos de tecnologia, podemos ressaltar os processos de produção totalmente automatizados, bem como, a tecnologia empregada na produção dos produtos que garante texturização pioneira, conferindo aparência, sabor e maciez muito semelhantes a pedaços reais de carne, resultando em naturalidade ao produto. Além disso, o processo de produção é acompanhado de um rigoroso sistema de controle automatizado que assegura a qualidade e a segurança, uma vez que a última etapa de produção ocorre diretamente na embalagem, evitando assim risco de contaminação.
No quesito sustentabilidade, a fábrica foi construída com o conceito de zero resíduos sólidos para aterros sanitários. Além disso, todos os resíduos são reaproveitados ou reciclados, inclusive os resíduos orgânicos que são destinados para realização de compostagem. A planta também aproveita a luz solar para iluminar o interior da fábrica, consumindo menos energia para essa finalidade.
Revista Pet Food Brasil – Quais as projeções e expectativas de negócios da Nestlé Purina para o ano 2023? Quais os próximos passos/avanços no mercado brasileiro?
Julia Valente – Com investimentos contínuos em inovação no portfólio e expansão da capacidade fabril, a perspectiva de Purina é acelerar a agenda de crescimento e os resultados positivos da companhia no mercado, crescendo acima da média de mercado. Nesse sentido, é importante salientar que Nestlé Purina também iniciou a construção do novo parque industrial, em Vargeão, Santa Catarina, na região Sul do País. A nova unidade será construída para atender à crescente demanda dos mercados interno e externo por alimentos úmidos para cães e gatos, acelerar o crescimento da companhia e ajudar a consolidar o Brasil como uma importante plataforma de exportação para outros países da América Latina, Estados Unidos e Europa. A nova unidade já nascerá no conceito de indústria 4.0, com a tecnologia inovadora e exclusiva de Purina para alimentos úmidos, com capacidade ampliada de produção em razão das linhas automatizadas e do uso de robôs em operações como envase, empacotamento e esterilização, o que torna o processo mais ágil e seguro. Será instalada uma linha de alimentos úmidos (wet) de tecnologia proprietária como um importante diferencial competitivo na parte de fabricação de alimentos úmidos, que traz benefícios para uma alimentação exclusiva de Purina ao preservar pedaços semelhantes ao da carne, conferindo maior naturalidade ao produto e adequada nutrição para cães e gatos. A fábrica de Nestlé Purina em Ribeirão Preto é a única da América Latina a contar com esta tecnologia até o momento e, agora, a nova unidade de Vargeão já nascerá com a tecnologia e a automação implantadas.
Por Lia Freire
ENTREVISTA EXCLUSIVA DA REVISTA PET FOOD
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