Empreendedor: 4 Pilares para ter sucesso nos negócios
De acordo com o Mapa de Empresas, do Governo Federal, em 2023, 2,1 milhões de empresas encerraram as atividades, o que equivale a quatro fechamentos por minuto. Isso indica o quanto os negócios brasil
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De acordo com o Mapa de Empresas, do Governo Federal, em 2023, 2,1 milhões de empresas encerraram as atividades, o que equivale a quatro fechamentos por minuto. Isso indica o quanto os negócios brasileiros precisam de mais atenção e orientação para se manterem relevantes
Segundo o consultor de administração financeira e graduando em neurobusiness, Evane Arthur Oliveira, o grande erro dos empreendedores é não ter um bom planejamento antes e durante a abertura do negócio. “Muitos empreendedores erram ao não realizarem um bom planejamento antes e durante a abertura do negócio, tornando-se difícil prever desafios e oportunidades. Planejar contribui para definir metas, estratégias de marketing e gestão financeira, além de identificar riscos, o que permite ao empreendedor ter uma visão mais clara do caminho a seguir e aumentar as chances de sucesso”, explica.
Confira os 4 pilares para ter sucesso nos negócios:
01 – Planejamento:
“Planejar é o princípio fundamental para o sucesso nos negócios. Um bom planejamento ajuda a prever desafios, identificar oportunidades, assim, o negócio tem uma base sólida para crescer”.
02 – Gestão Financeira:
“Controle rigorosamente as finanças do seu negócio, monitorando gastos, receitas e lucros. Mantenha um orçamento atualizado e faça análises periódicas para tomar decisões. Nenhum negócio sobrevive sem dinheiro, por isso, dê uma atenção especial a isso”.
03 – Inovação:
“O mundo muda muito rápido e para se manter competitivo no mercado é importante estar sempre atento às tendências e disposto a experimentar novas ideias e tecnologias”.
04 – Cliente:
“É preciso agradar o cliente, tudo deve ser voltado às necessidades dele, por isso, entenda quais são elas e ofereça soluções personalizadas. Preste um serviço de excelência. Um cliente satisfeito é leal e pode se tornar um defensor da marca, atraindo novos clientes”.
Arthur Oliveira é consultor em administração financeira, auxiliar de pesquisa no CPAH – Centro de Pesquisa e Análises Heráclito e ex-membro da Mensa, sociedade de pessoas com alto QI. Atualmente é estudante de neurobusiness e antropologia.