24/05/2023

    Desafios das empresas na produção e comercialização de produtos alimentícios não convencionais para cães e gatos - Editora Stilo

    Alimentos não convencionais para cães e gatos é um termo que podemos utilizar para se referir a alimentos completos, específicos e/ou mastigáveis, em que não são utilizados os processos produtivos e i

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    Desafios das empresas na produção e comercialização de produtos alimentícios não convencionais para cães e gatos - Editora Stilo

    Alimentos não convencionais para cães e gatos é um termo que podemos utilizar para se referir a alimentos completos, específicos e/ou mastigáveis, em que não são utilizados os processos produtivos e ingredientes tradicionais da indústria pet food. São eles os produtos congelados, liofilizados, desidratados, autoclavados e outras apresentações que fogem ao tradicional pet food seco extrusado ou úmido na forma de patê ou pedaços ao molho.

    O mercado pet brasileiro está em franca expansão, e muitos empreendedores olham para o setor pet food como um promissor ramo a se investir. É fato que os tutores estão procurando produtos que possam diversificar a alimentação dos cães e gatos, nesse ponto os produtos não convencionais podem ser uma grande oportunidade. Desta forma a produção e comercialização destes é vista como uma ótima forma de entrada no mercado pet food pois exige menor investimento e estruturação inicial para quem quer vender no comércio local/regional diretamente ao cliente (shopper).

    A Portaria 196/2021 do MAPA dispensou de liberação por meio de qualquer ato público, os estabelecimentos enquadrados no nível de risco I, que é o caso de cozinhas industriais ou caseiras, padarias, confeitarias, sorveterias ou assemelhados que elaborem e comercializem apenas alimentos para animais de companhia sem alegações de coadjuvantes terapêuticos, destinadas exclusivamente ao mercado brasileiro, congeladas ou não, elaboradas a partir de prescrições veterinárias ou não, e que utilizem ingredientes da alimentação humana passíveis de emprego em alimentação animal e/ou produtos elaborados em estabelecimentos registrados na alimentação animal.

    A partir dessa portaria a procura por consultorias para esse tipo de negócio ficou frequente, porém os desafios dessas empresas para competir e expandir neste mercado são bastante complexos, já que ainda são escassos as informações e dados que temos sobre alimentos não convencionais para cães e gatos. Na tentativa de esclarecer e discutir o tema, elencamos alguns pontos importantes para adequação dessas empresas.

    • Local de produção: será necessário investir em estruturação e compra de equipamentos para produzir esses alimentos. É imprescindível que este local atenda o regulamento técnico sobre as condições higiênico-­sanitárias e de boas práticas de fabricação para estabelecimentos fabricantes de produtos destinados à alimentação animal e o roteiro de inspeção previsto na instrução normativa nº 4, de 23 de fevereiro de 2007 do Ministério da Agricultura Pecuária e abastecimento. Acreditamos que não seja possível cumprir essas exigências em um ambiente caseiro/doméstico.
    • Desenvolvimento do produto: O desenvolvimento de produto para comercialização leva em consideração pilares que não são atendidos pelas receitas caseiras que circulam na internet, pois englobam atendimento às necessidades de um grupo, garantias de qualidade e regulamentação do produto. Pilares que são de grande responsabilidade tanto para quem formula, quanto para quem produz e comercializa. É necessário contratar um formulador para te ajudar na elaboração de uma receita/fórmula para comercialização.
    • Disponibilidade e custo das matérias primas: O produto precisa ser feito com matérias primas de qualidade, vinda de fornecedores bem classificados e com boa logística de fornecimento. O preço das matérias primas também impacta na escolha e estes precisam estar alinhados com o custo da fórmula.
    • Custo da fórmula: O custo da fórmula precisa ser definido durante o desenvolvimento do produto, é fundamental ter essa informação para que você entenda como precificará seu produto, e assim estimar qual serão os canais e as margem de venda, e assim presumir o lucro da empresa.
    • Concorrência: pesquisar concorrência para que o produto seja bem posicionado no mercado, e a sua empresa pratique margens saudáveis para o negócio.
    • Classificação mercadológica: mesmo dentro do nicho de comercialização de alimentos não convencionais, podemos ver produtos com qualidade/classificações diferentes para a mesma finalidade. Você pode comercializar uma alimentação congelada mais econômica feita com ingredientes mais baratos e menos valorizados, ou pode fazer uma alimentação congelada super premium, com inclusão de ingredientes mais nobres e adição de alimentos funcionais, que podem fazer com que seu produto seja visto como TOP em qualidade.
    • Rotulagem: A rotulagem de alimentos para pets deve ter embasamento na Instrução normativa n° 30, de 5 de agosto de 2009 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e seguir todos os seus pré-requisitos e solicitações. O produto precisa ter rótulo com todas as informações seguras que o shopper (cliente) precisa para decidir a compra do produto, e ter o suporte caso precise contatar sua empresa; e essa por sua vez precisará ter um SAC minimamente estruturado.
    • Precificação do produto: A precificação é um importante passo para garantir o sucesso do seu lançamento de produto. Afinal, o público deve estar disposto a pagar pelo que você irá cobrar, para que as suas vendas, de fato, aconteçam.

    Por isso, é essencial levar em consideração os preços sendo praticados pela concorrência, o valor agregado da sua solução e o perfil da sua persona. Também devem ser calculados os custos diretos do produto, os gastos administrativos e as tributações do seu negócio, assim como a margem de lucro que você deseja obter com a venda do item.

      • Carga tributária brasileira: A carga tributária do setor é uma das mais elevadas do mundo, na alíquota normal temos 18% de ICMS, 9,25% de PIS/COFINS e 6,5% de IPI, incidindo sobre qualquer produto destinado a animais de companhia (fonte: ABINPET). Pequenos empreendedores do setor enfrentam a dificuldade de formalizar suas empresas, pois ao analisarem os impactos da carga tributária desistem da expansão do negócio e se mantém na informalidade.
      • Produção de conteúdo técnico e promocional para divulgação: Esse tipo de material ajuda a complementar as ações de vendas. Ele auxilia no processo de educação dos futuros clientes, oferecendo maiores referências que podem ser cruciais na hora da decisão de compra. O conteúdo técnico pode fazer toda a diferença no assunto alimentação/nutrição pet, ele terá mais embasamento na hora de defender e enfatizar que a solução oferecida é a melhor que existe.
      • Estratégias de venda: Antes do lançamento de um novo produto, é preciso fazer um estudo profundo do seu nicho de atuação, para entender as necessidades dos clientes, as tendências de consumo e a oferta e demanda pela sua solução. Ao analisar esse cenário, você poderá encontrar oportunidades de mercado e ter uma noção prévia de como o seu produto será recebido pelo público. Com a etapa de planejamento do produto pronta, você pode começar a estruturar um cronograma de ações de marketing para divulgar o seu lançamento, escolhendo os canais e formatos mais adequados para a venda.

    Por: Ludmila Barbi Trindade – Érika Stasieniuk
    Tag: cães e gatos

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