Na última sexta-feira (28), ocorreu na cidade de São Paulo, a segunda edição do Encontro de Coordenadores de Cursos de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. O evento tinha como objetivo promover...
Fale com o público do seu negócio!
Na última sexta-feira (28), ocorreu na cidade de São Paulo, a segunda edição do Encontro de Coordenadores de Cursos de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. O evento tinha como objetivo promover reflexões e discussões sobre o ensino da Medicina Veterinária e reuniu coordenadores dos cursos de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas e presidentes de Conselhos Regionais.
Virginia Emerich, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) e Thaiz Deco, coordenadora da Faesa e presidente da Comissão Estadual de Ensino da Medicina Veterinária foram as representantes do estado na ocasião.
A presidente do CRMV-ES comentou sobre os assuntos abordados no evento: “Este brilhante evento possibilitou a abordagem e a discussão sobre o ensino da Medicina Veterinária no Brasil. O evento foi direcionado aos coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária e procurou despertar o público presente, bem como apontar os principais desafios encontrados pelos docentes, além de demonstrar as ações e movimentos do sistema CFMV/CRMV’S no tocante ao tema.”
Durante o encontro promovido pela Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP, foram abordados temas como a avaliação externa, rankings acadêmicos na educação superior, ensino contemporâneo e ética profissional. Além disso, foi realizado o lançamento do primeiro edital de chamamento do Sistema de Certificação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária no estado de São Paulo. A certificação é voluntária e poderá ocorrer em três níveis: bronze, prata e ouro, com validade de três, quatro e cinco anos, respectivamente.
Segundo o presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso, o selo serve como referência para gestores educacionais, docentes, sociedade em geral e, sobretudo, para estudantes que buscam cursos com qualidade comprovada. Também torna transparente a excelência do ensino superior para as próprias instituições.
Para Thaiz Deco, a participação no evento foi importante para trocar experiências sobre o ensino com coordenadores de outros estados e aprender com eles:
“A participação no evento abriu olhares para assuntos importantes no segmento da educação especificamente na graduação de Medicina Veterinária. Foi muito gratificante estar em contato, trocar experiências e principalmente escutar profissionais renomados na área. Coordenadores de diversos cursos do estado de SP e colegas de outros estados estiveram presentes e ter a oportunidade de obter conhecimentos voltados ao tema, me fez trazer na bagagem ideias para compartilhar com os colegas do nosso estado.”, compartilhou a coordenadora da Faesa.