Nutrição Pet: Pesquisa revela que 86% dos médicos veterinários encaminham cães e gatos para nutricionistas veterinários; Suplementos ganham protagonismo na saúde animal
A preocupação dos tutores com a nutrição dos pets cresceu e tem impulsionado o aumento da demanda por nutricionistas veterinários. O estudo Radar Vet 2025, realizado pelo Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), revela que o encaminhamento para especialistas dessa área tem se tornado uma prática comum nas clínicas veterinárias, sinalizando a busca por suplementação, além de dietas mais equilibradas e personalizadas.
De acordo com o levantamento, os cães são encaminhados, em média, para sete profissionais de outras especialidades, enquanto os gatos são direcionados a cerca de cinco. Entre os principais destinos estão serviços voltados ao bem-estar, reabilitação e nutrição, áreas que têm ganhado relevância com a consolidação da medicina veterinária especializada.
O estudo mostra que 86% dos médicos veterinários afirmam encaminhar cães e gatos para nutricionistas veterinários. “A tendência acompanha o aumento da procura por suplementação, dietas naturais e rações grain-free (sem grãos como milho, trigo, cevada e arroz), práticas que demandam acompanhamento técnico para garantir o equilíbrio nutricional e a saúde do animal”, afirma Gabriela Mura, diretora de mercado e assuntos regulatórios do Sindan.
Apesar da facilidade de acesso à informação pela internet, o contato direto com o médico-veterinário segue determinante: o estudo revela que 91% das decisões dos “responsáveis pelos animais” – terminologia recentemente adotada na Resolução do CFMV nº 1.653/2025 em substituição à “tutores” – continuam sendo influenciadas por esses profissionais. No entanto, o Radar Vet aponta uma crescente participação dos profissionais do varejo na recomendação de produtos, como balconistas, pelo fato de eles estarem mais próximos do consumidor.
As redes sociais também desempenham um papel relevante no fortalecimento do vínculo entre tutores e profissionais, com conteúdos educativos publicados por clínicas e veterinários que ajudam a disseminar informações de qualidade e reforçam a importância do acompanhamento especializado. “O mercado pet vem crescendo de forma consistente e esse movimento impulsionou também a busca por profissionais de saúde no ambiente digital. Hoje, os “responsáveis” estão mais informados e exigentes, o que amplia a procura por atendimentos especializados e fortalece a receita do setor”, afirma Gabriela.
Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nossos outros artigos em:
Digivets
Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets








