Cães de orelha grande são verdadeiras atrações para qualquer amante de pet. Sinônimos de fofura, são capazes de apaixonar quem ver, já que o tamanho da orelha pode ser um dos principais fatores para se...
Fale com o público do seu negócio!
Cães de orelha grande são verdadeiras atrações para qualquer amante de pet. Sinônimos de fofura, são capazes de apaixonar quem ver, já que o tamanho da orelha pode ser um dos principais fatores para se interessar pela beleza, fofura ou peculiaridade do cachorro. Mas, não se engane ao pensar que as estruturas ocupariam todo esse espaço sem nenhuma função, pois o movimento delas significa uma tentativa de comunicação dos animais, e quanto maior ela for, o mecanismo comunicativo pode ser mais facilmente identificado.
Vale se manter em alerta para os cuidados com cães de orelha grande. Por conta dos tamanhos muito maiores do que os de orelhas comuns, pode haver excesso de umidade e até infecções nelas, precisando de atenção dermatológica e de tratamento individual para a região em casos maiores. Hoje, separamos uma lista com as características dos oito cães de orelha grande mais tradicionais para você conhecer. Veja abaixo:
O beagle é um dos animais que não poderiam faltar de jeito nenhum na lista de cães de orelha grande, afinal, também são uma das raças mais conhecidas. Eles carregam orelhas redondas, longas e caídas, que, junto da mistura de cores, os tornam inconfundíveis. Como já foi dito, infelizmente o tamanho de sua orelha acaba o causando a otite canina, problema de saúde impulsionado pela umidade no canal auditivo. Mantenha uma rotina de limpeza com seu beagle de forma que sua orelha esteja sempre limpa e seca, utilizando produtos específicos conforme a recomendação do médico veterinário para garantir a melhor saúde para seu cachorro.
Apesar de ter as orelhas visualmente diferentes das do beagle, o cocker spaniel também é dono de uma das mais tradicionais aparências dos cães de orelha grande. Elas são longas e caídas ao lado do rosto, mas com uma diferença: são peludas, dando mais destaque ainda para essa parte do corpo. Em geral, são cachorros bastante enérgicos e estão sempre à disposição para brincadeiras e atividades físicas, então, diversas vezes suas orelhas ficam sujas. Leve sempre em consideração ter regulares lavagens e cuidados de higiene com o seu cocker spaniel, de forma que apenas a sua lavagem ajude a prevenir incômodos e infecções.
O dachshund é um dos mais tradicionais cães sem pelo do mundo. Popularmente conhecido como salsicha, a orelha longe é uma das principais marcas registradas da raça, sendo um belo atrativo para os fãs do animal. Além disso, eles também contam com patas bem curtas, o que torna mais fácil ainda a identificação de um dachshund. Como personalidade, apesar de super fofos e famosos, também são cães superprotetores, com um instinto de dominação forte. São cães leais à família, corajosos e, cuide bem da saúde de suas orelhas, pois ele também fará de tudo pelo seu tutor.
Com certeza essa é uma das maiores orelhas da lista. Dono de uma aparência séria, o bloodhound contraria suas primeiras impressões: é um cão muito fiel, corajoso e um ótimo parceiro para famílias, além de ter uma personalidade fácil de lidar. Suas longas orelhas ficam sempre caídas, e apenas sua imagem já fala por si só como um dos cães de orelha grande que não poderiam faltar na lista. Por conta do tamanho, os tutores devem sempre se manter atentos à limpeza de seu canal auditivo, além de frequentes visitas ao médico veterinário para se certificar de que o bloodhound não tem nenhuma infecção na orelha.
O basset hound é um cão de orelha grande constantemente confundido com os salsichas por conta das semelhanças. Porém, suas orelhas são extremamente grandes e compridas, que quase chegam no chão – inclusive, vários desenhos animados retratam essa raça tropeçando em sua própria orelha como uma mensagem de que ele possui o membro gigante. Sendo assim, é necessário sempre se alertar para o acúmulo de sujeira e mau odor de suas orelhas, limpando-as constantemente com algodão e um ceruminolítico, que deve ser sempre indicado por um médico veterinário.
Apesar de não ter as orelhas tão grandes como o basset hound e o bloodhound, por exemplo, o pastor alemão é o símbolo de um cão de orelha grande e empinada. Porém, quando filhote, as estruturas ainda ficam caídas, só ficando eretas a partir dos sete meses de vida, podendo o destacar nesta lista. Certas vezes, o cão pode ficar com as chamadas “orelhas macias”, dobradas por fatores genéticos. Felizmente, não é um problema no qual se preocupar, porém, assim como os outros cães de orelha grande, é necessário se atentar com a limpeza da região e com a entrada de bactérias no ouvido para promover sua saúde.
O poodle tem uma pelagem bastante diferente de todos os cães de orelha grande citados aqui até agora, sendo um pelo bem enroladinho e fofo, e até por essa peculiaridade se torna uma raça bastante tradicional no Brasil. Ressalva para os olhos amendoados, marcas do poodle também. Suas orelhas são peludas e encaracoladas, longas e caídas, e por conta disso e da posição precisam de um cuidado especial na limpeza, semanalmente, evitando a proliferação de micro-organismos.
Elegante e atraente por si só, o setter inglês tem nas orelhas uma das mais atrativas características dos cachorros, e por isso é o último cão a figurar a lista de cães de orelha grandes. As suas são peludas, baixas e caídas ao lado da bochecha do animal, semelhantes às do cocker spaniel. São detentores de uma personalidade leal aos tutores, sendo ótimos cães de companhia e que amam brincadeiras. Inclusive, são pets que gostam de brincar com água, e até por isso deve se sempre manter suas orelhas secas. Para não estragar toda a sua diversão, certifique-se de sempre manter as orelhas do setter inglês limpas para não gerar mais problemas.