A tentativa de fuga de gatos é algo relativamente comum na vida das famílias de felinos. Apesar de alguns carregarem uma personalidade mais caseira, boa parte dos gatos são travessos e cheios de esperança de...
Fale com o público do seu negócio!
A tentativa de fuga de gatos é algo relativamente comum na vida das famílias de felinos. Apesar de alguns carregarem uma personalidade mais caseira, boa parte dos gatos são travessos e cheios de esperança de qualquer oportunidade para, por uma frestinha, fugir de casa. As vezes, são fugas momentâneas, apenas aquela voltinha para passear e voltar para descansar. Outras, ocorre o risco de o gatinho não voltar, seja por falta de interesse, roubo ou acidentes.
Muitos tutores convivem com a dúvida “como evitar a fuga do meu gato?”. Esse artigo é especialmente para você, que tem um felino cheio de artimanhas e que não quer de jeito nenhum que seu amigo fuja de casa. Quais medidas tomar para tornar a casa o melhor lugar para o gatinho, como atrai-lo mais? Veja mais abaixo sobre como evitar a fuga de gatos.
O tédio é um dos principais causadores da fuga de gatos para as ruas. Ficar sem fazer nada pode deixar o felino transtornado e dar à tona de fugir para qualquer lugar que o traga alguma diversão. Sabendo disso, é ótimo sempre renovar o ambiente para que o gasto se sinta confortável e entretido, sem necessidade de buscar novos ares.
Boas opções para enriquecer seu ambiente são a instalação de nichos, redes e prateleiras para brincar e a aquisição de novos brinquedos de interação com os tutores, como bolinhas e arranhadores. Dessa forma, o felino pode se sentir mais entretido dentro de casa do que nas ruas procurando como se distrair.
A necessidade de cruzar ou de marcar território é muitas vezes um dos principais motivos para a fuga de gatos, que veem na rua uma possibilidade de encontrar um par e reproduzir, ou apenas mostrar que o território é dele. Castrar seu gato pode evitar com que ele tente fugir, já que o procedimento afeta nos comportamentos sexuais do animal, não necessitando ir desesperadamente às ruas para buscar relações. Vale lembrar que a castração também ajuda na saúde animal e evita a gravidez indesejada, sendo ótima opção para todos os pets.
A instalação de telas de proteção nas janelas da casa é uma das formas mais eficientes de evitar a fuga de gatos, já que muitas vezes ocorre por meio das aberturas. Isso não é só uma forma de prender o gato dentro de casa, mas também promove a sua saúde e integridade, já que por instinto os gatinhos naturalmente devem fugir pelas janelas na tentativa de fuçar em lugares altos.
O cuidado deve ser maior ainda em apartamentos, já que as janelas não destinam para a rua, e sim para uma altura enorme, em que muitas vezes nem as sete vidas do gato podem o salvar. As telas de proteção podem ser ótima forma de evitar a fuga de gatos.
Passear diariamente com o seu gato é uma ótima forma de, não somente melhorar seu físico e promover sua saúde, mas também de matar sua curiosidade sobre ambientes desconhecidos fazendo com que não queira tanto sair de casa. Dessa forma, a curiosidade e instinto de exploração do gato podem ser tranquilizados. Leve-o sempre para passear, utilizando boas coleiras para também não fugir e faça com que veja o mundo de forma supervisionada, acostumando sempre com a presença do tutor.
Evite a fuga de gatos promovendo o máximo de privacidade possível para seu bichano. São animais naturalmente mais reservados, e que precisam de um lugarzinho para curtirem seu momento tranquilos. Separe um local com a caminha de seu gato e outro com um espaço para as necessidades, com bebedouro, comedouro e caixa de areia. Assim, fica ainda maior seu interesse e confortabilidade em permanecer na casa, evitando as fugas.
Se a solidão for um fator muito comum na vida de seu gato, vale a pena analisar e ver o que é preciso fazer para alegra-lo. Geralmente, um médico-veterinário pode recomendar as melhores decisões a se tomar para a saúde do seu pet, que consequentemente também ajuda contra as fugas.
Parece simples, mas um dos pilares para evitar a fuga de casa do seu gato é manter a atenção com as saídas e rechear a proteção nas janelas e portas. Além das telas de proteção, que já foram citadas, é sempre necessário se manter atento perante as saídas de casa, principalmente quando abrir a porta – momento que pode ser um gatilho para o gato sair correndo. Em casas é válido reforçar a segurança para manter o gato no quintal, com os portões fechados e protegido por telas.
Quanto mais carinho for oferecido ao seu gato, menor será a chance de ele querer fugir para procurar algo fora de casa. Caso ele se sentir amado não terá vontade de encontrar amor nas ruas. Brinque com seu gato, passeie com ele e o faça sentir confortável, assim, não precisará de outro lugar com isso. Separe sempre um tempo do dia para mostrar o quanto seu felino é especial, é muito importante para ele e para a família. Dê atenção ao seu amiguinho, evite a fuga de gatos.