Campina Grande sediou, nesta quinta-feira (18), o curso de Responsabilidade Técnica promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB). Além da atividade, foi realizada uma...
Fale com o público do seu negócio!
Campina Grande sediou, nesta quinta-feira (18), o curso de Responsabilidade Técnica promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB). Além da atividade, foi realizada uma confraternização em comemoração ao Dia do Zootecnista, celebrado em 13 de maio. Na sexta-feira (19) haverá sessão plenária também na Rainha da Borborema.
O presidente do CRMV-PB, José Cecílio, fez a abertura do evento e afirmou que esta era mais uma ação para descentralizar as ações do Conselho. “Trouxemos no dia de hoje temas importantes e realizamos a transmissão on-line para que mais pessoas tenham a oportunidade de fazer o curso e se capacitar para atuar como responsável técnico”, disse.
A primeira palestra foi ministrada pelo fiscal federal agropecuário Márcio Ayon Cavalcanti. Ele falou sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
Logo depois, o tema abordado foi Avicultura Caipira na Paraíba . O médico-veterinário com especialização em Avicultura Vicente de Assis Ferreira (Empaer/Sebrae-PB) explicou que na avicultura caipira as aves são criadas soltas, consomem verde e têm contato com raios solares. Ele também falou sobre os sistemas Cage-Free, quando ficam presas em galpão, e Free-Range, que estão descritas na Lei Estadual 11.854/2021.
O médico-veterinário do Empaer-PB e presidente da Associação Avícola Do Estado Da Paraíba (AVIEP), Hermano de Araújo, fez um panorama da avicultura paraibana e destacou que a Paraíba é uma referência na área.
O evento ainda contou com uma exposição sobre Registro e Fiscalização de Eventos Pecuários, feita pelo médico-veterinário da Defesa Agropecuária da Paraíba, Jorge Kleber.
A ação foi finalizada com a palestra de como obter a chancela da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), ministrada pelo diretor de chancela da ABVAQ, Valter Papel. Ele explicou que chancela é o resumo do que a legislação estabelece em relação à vaquejada, que é classificada como um evento agropecuário. “São requisitos básicos para a realização de evento agropecuário”, disse.
Valter Papel falou da importância do responsável técnico em eventos como a vaquejada e destacou também o trabalho realizado por órgãos fiscalizadores, como é o caso do CRMV-PB. Ele afirmou ainda que é fundamental que estes eventos sejam realizados de maneira legal, seguindo a legislação vigente.
Confira as fotos: