Por Digivets

Outubro 14, 2025

Boehringer Ingelheim lança guia completo para identificação de doenças cardíacas em cães

Manual ABCD de Vetmedin auxilia veterinários e tutores na identificação precoce de doenças cardíacas, abordando sintomas e cuidados para melhorar a qualidade de vida dos cães

A Boehringer Ingelheim acaba de lançar o ABCD Canino de Vetmedin, um guia inovador e educativo voltado para a identificação precoce de doenças cardíacas em cães. O material, que é gratuito, foi desenvolvido para auxiliar os médicos-veterinários, promovendo o diagnóstico em estágios iniciais e, consequentemente, melhores resultados no tratamento.
 

Segundo ACVIM (American College of Veterinary Internal Medicine), estima-se que aproximadamente 10% dos cães em clínicas veterinárias de atenção primária tenham doenças cardíacas, sendo a DMVM (Doença Mixomatosa da Valva Mitral) a doença cardíaca mais comum em cães, principalmente de raças pequenas e de meia idade a idosos. Esses dados reforçam a importância de ferramentas que auxiliem na detecção precoce dessas doenças, já que o diagnóstico em estágios iniciais aumenta significativamente as chances de um tratamento eficaz e de uma melhor qualidade de vida para os pets.
 

Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e proporcionar uma vida mais longa e saudável para os pets, o guia oferece aos veterinários clínicos informações detalhadas sobre os sinais precoces de doenças cardíacas e orientações sobre como acompanhar a evolução do quadro. A análise precoce permite que os profissionais identifiquem alterações cardíacas antes que os sintomas sejam evidentes, possibilitando intervenções mais assertivas e resultados mais positivos.
 

Cães a partir dos sete anos devem passar por consultas regulares para detecção precoce de doenças cardíacas, e os tutores precisam estar atentos a alterações na saúde e no comportamento dos animais, como cansaço excessivo, tosse ou dificuldade para respirar.
 

“Este guia é fundamental por oferecer ferramentas práticas que ajudam os profissionais a cuidarem ainda melhor da saúde cardíaca dos cães, promovendo diagnósticos mais precoces e tratamentos mais eficazes. É importante reforçar que a coletânea é um apoio valioso, mas os tutores devem ser estimulados a realizar visitas frequentes ao veterinário para uma análise aprofundada de seus pets”, explica Diego Souza, diretor de pets da Boehringer Ingelheim.
 

O material inclui ainda QRcodes para que os clínicos possam ser direcionados para os sons cardíacos normais e anormais, além de vídeos explicativos com profissional cardiologista de como realizar os procedimentos de identificação e acompanhamento das doenças cardíacas.
 

Boehringer Ingelheim lança guia completo para identificação de doenças cardíacas em cães

Acesse o guia na página: Link

Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nossos outros artigos em:
Digivets

Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets

Compartilhar Post

Artigos relacionados

Boehringer Ingelheim lança guia completo para identificação de doenças cardíacas em cães