Manual ABCD de Vetmedin auxilia veterinários e tutores na identificação precoce de doenças cardíacas, abordando sintomas e cuidados para melhorar a qualidade de vida dos cães
A Boehringer Ingelheim acaba de lançar o ABCD Canino de Vetmedin, um guia inovador e educativo voltado para a identificação precoce de doenças cardíacas em cães. O material, que é gratuito, foi desenvolvido para auxiliar os médicos-veterinários, promovendo o diagnóstico em estágios iniciais e, consequentemente, melhores resultados no tratamento.
Segundo ACVIM (American College of Veterinary Internal Medicine), estima-se que aproximadamente 10% dos cães em clínicas veterinárias de atenção primária tenham doenças cardíacas, sendo a DMVM (Doença Mixomatosa da Valva Mitral) a doença cardíaca mais comum em cães, principalmente de raças pequenas e de meia idade a idosos. Esses dados reforçam a importância de ferramentas que auxiliem na detecção precoce dessas doenças, já que o diagnóstico em estágios iniciais aumenta significativamente as chances de um tratamento eficaz e de uma melhor qualidade de vida para os pets.
Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e proporcionar uma vida mais longa e saudável para os pets, o guia oferece aos veterinários clínicos informações detalhadas sobre os sinais precoces de doenças cardíacas e orientações sobre como acompanhar a evolução do quadro. A análise precoce permite que os profissionais identifiquem alterações cardíacas antes que os sintomas sejam evidentes, possibilitando intervenções mais assertivas e resultados mais positivos.
Cães a partir dos sete anos devem passar por consultas regulares para detecção precoce de doenças cardíacas, e os tutores precisam estar atentos a alterações na saúde e no comportamento dos animais, como cansaço excessivo, tosse ou dificuldade para respirar.
“Este guia é fundamental por oferecer ferramentas práticas que ajudam os profissionais a cuidarem ainda melhor da saúde cardíaca dos cães, promovendo diagnósticos mais precoces e tratamentos mais eficazes. É importante reforçar que a coletânea é um apoio valioso, mas os tutores devem ser estimulados a realizar visitas frequentes ao veterinário para uma análise aprofundada de seus pets”, explica Diego Souza, diretor de pets da Boehringer Ingelheim.
O material inclui ainda QRcodes para que os clínicos possam ser direcionados para os sons cardíacos normais e anormais, além de vídeos explicativos com profissional cardiologista de como realizar os procedimentos de identificação e acompanhamento das doenças cardíacas.

Acesse o guia na página: Link
Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nossos outros artigos em:
Digivets
Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets