15/08/2024

    A inteligência artificial vem revolucionando a medicina veterinária

    No diagnóstico por imagem, a Inteligência Artificial (IA) pode analisar radiografias, ultrassonografias e outras imagens médicas, identificando anomalias com precisão e agilidade. Isso auxilia os vete

    Anuncie aqui
    AD

    Fale com o público do seu negócio!

    A inteligência artificial vem revolucionando a medicina veterinária

    No diagnóstico por imagem, a Inteligência Artificial (IA) pode analisar radiografias, ultrassonografias e outras imagens médicas, identificando anomalias com precisão e agilidade. Isso auxilia os veterinários a obterem diagnósticos mais rápidos e precisos, contribuindo para o tratamento adequado. “Nos casos em que temos uma suspeita clínica e ela é apontada pela IA, já conseguimos dar uma resposta ao tutor em torno de 15 minutos após o exame, o que agiliza muito o tratamento ao paciente. Em nossa rotina, os relatórios das radiografias são emitidos pelos radiologistas veterinários em até 24 horas após o exame, por isso, ter uma prévia por meio da Inteligência Artificial é muito bom”, relata a sócia e diretora clínica da Golden Vets, Beatriz Soares Petri de Oliveira.

    Marcio Costa, médico-veterinário do hospital AmarVets, destaca que a IA também pode ser utilizada no monitoramento e previsão de saúde dos animais. “Algoritmos de aprendizado de máquina processam grandes volumes de dados clínicos, identificando padrões e alterações sutis que podem indicar o início de uma doença. Dessa forma, é possível intervir precocemente e oferecer um tratamento mais eficaz”, explica.

    Outra aplicação da IA na Medicina Veterinária é o diagnóstico de doenças. Os algoritmos de aprendizado de máquina quando treinados com grandes conjuntos de dados de animais saudáveis e doentes, permitem reconhecer padrões e identificar doenças com mais precisão do que os métodos tradicionais. “Os testes padronizados pela Inteligência Artificial, dados como normais ou anormais, auxiliam os veterinários no raciocínio clínico, amparando-os na tomada de decisão e em suas dúvidas”, revela o médico-veterinário e gestor de inovação da Golden Vets, Andre Villela de Freitas, que utiliza a SignalPet da VetFamily para treinamento e desenvolvimento de equipes.

    Além disso, a IA pode auxiliar no planejamento de tratamentos, na gestão de clínicas e hospitais veterinários, na pesquisa e desenvolvimento de novos tratamentos e na telemedicina. Por meio da telemedicina, os veterinários têm a chance de oferecer consultas remotas, agilizando o atendimento e facilitando o acesso aos cuidados veterinários.

    Os algoritmos de aprendizado de máquina também podem ser utilizados na identificação de padrões anormais nos hemogramas completos. Através do treinamento com grandes conjuntos de dados, esses algoritmos identificam padrões sutis e complexos que por vezes são difíceis de serem detectados manualmente. Isso resulta em um diagnóstico mais preciso e eficiente.

    Na análise de hemogramas completos, a utilização de algoritmos de aprendizado de máquina oferece vantagens em relação aos métodos tradicionais. É possível processar e analisar os hemogramas em segundos, aumentando significativamente a eficiência do processo de diagnóstico. Além disso, garantem resultados consistentes e reprodutíveis, reduzindo a variabilidade entre diferentes laboratórios e técnicos.

    A Inteligência Artificial ainda pode auxiliar de outras formas, os veterinários no processo de diagnóstico. A análise de imagens médicas, o processamento de dados clínicos, o diagnóstico diferencial, o monitoramento contínuo do paciente e os assistentes virtuais para direcionamento do tratamento são algumas das ferramentas e técnicas disponíveis. Grande parte das doenças dos animais são silenciosas no início, fazendo com que os tutores só percebam que algo está errado quando o pet já está num estágio mais avançado da doença. Por isso, os exames laboratoriais e de imagem são tão importantes para a conclusão de um diagnóstico. “Se considerarmos que os médicos-veterinários contam apenas com as percepções dos tutores sobre os sinais clínicos e que, provavelmente, a doença já esteja mais avançada, constatamos que uma das principais promessas da IA – a velocidade nas respostas – é o primeiro grande ganho”, explica o veterinário e diretor de operações da VetFamily Brasil, Fabiano de Granville Ponce.

    No futuro, a IA promete trazer ainda mais avanços para a Medicina-Veterinária. O diagnóstico automatizado e assistido, a medicina preventiva e a previsão de doenças, a personalização de tratamentos e a descoberta de novos medicamentos são algumas das possíveis aplicações.

    A utilização da Inteligência Artificial na Medicina-Veterinária também economiza um tempo valioso para os veterinários. Algoritmos de IA levam a uma análise rápida das imagens médicas, identificando anomalias e processando grandes volumes de dados clínicos, agilizando o diagnóstico e a tomada de decisão. Além disso, possibilita automatizar tarefas administrativas, como agendamento de consultas, controle de estoque e processamento de pagamentos.

    Advertisement

    Isenção de Responsabilidade & Aviso Legal

    As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a política editorial do site. Nós apenas agregamos o conteúdo, caso tenha interesse em remover, entre em contato conosco.