Por Digivets

Agosto 22, 2025

WAAVP DESTAQUES DIA 3
Os principais destaques do terceiro dia de trabalhos do 30° Congresso da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (WAAVP) foram:

Simpósio Zoetis: Quebrando a Resistência: Estratégias Inovadoras para Superar Carrapatos de Um Hospedeiro em Bovinos

A resistência acaricida, especialmente em carrapatos one-host como Rhipicephalus (Boophilus) microplus, é um problema crescente globalmente, afetando o controle sustentável da parasitose bovina. As estratégias recomendadas para combater essa resistência incluem o uso alternado de grupos químicos, monitoramento de resistência via bioensaios (como LPT), adoção de raças resistentes e desenvolvimento de vacinas anti-carrapatos.
Nesse simpósio foram discutidas novas abordagens químicas para superar a resistência acaricida, o Controle integrado de carrapatos one-host e Inovações tecnológicas e estratégicas sustentáveis, alinhadas com o One Health, saúde animal produtiva e bem-estar.

Infecções por nematódeos gastrointestinais em animais de companhia: epidemiologia, resistência e avanços terapêuticos

Este bloco de Oral Communications da WAAVP reuniu especialistas internacionais para discutir avanços na compreensão, diagnóstico e tratamento das infecções por nematoides gastrointestinais em animais de companhia. A sessão, presidida por Luis Ignacio Alvarez (UNCPBA, CIVETAN, Argentina), trouxe uma visão integrada de epidemiologia, resistência a anti-helmínticos e novas estratégias terapêuticas.

A sessão mostrou como a resistência anti-helmíntica em animais de companhia é um desafio global crescente, já documentado em várias regiões e espécies parasitárias. Ao mesmo tempo, destacou avanços científicos importantes, tanto na elucidação de mecanismos moleculares de resistência, quanto na introdução de novas combinações de drogas e plataformas de inovação.
O consenso foi que, para garantir a eficácia dos tratamentos no futuro, será necessário integrar vigilância epidemiológica, diagnósticos moleculares e inovação farmacológica, em uma abordagem colaborativa entre academia, indústria e clínicos veterinários.

WAAVP DESTAQUES DIA 3 APRESENTAÇÃO

Principais pontos abordados:

  • Epidemiologia no Brasil
    Karin Denise Botteon (Boehringer Ingelheim) apresentou dados sobre a ocorrência de endoparasitas em cães e gatos em diferentes regiões brasileiras, destacando a persistência de infecções relevantes para a saúde animal e pública.
  • Identificação de espécies de ancilostomídeos
    Renata Fagundes Moreira (Univ. Bari, Itália) trouxe resultados de análises morfológicas e moleculares de ancilostomídeos caninos, reforçando a importância da taxonomia de precisão no monitoramento epidemiológico.
  • Resistência ao benzimidazol em Ancylostoma caninum
    Dois trabalhos consecutivos (Mahya Dini, Univ. Calgary, Canadá e Swaid Abdullah, Univ. Queensland, Austrália) mostraram evidências globais e regionais da ocorrência de mutações (SNPs) associadas à resistência, apontando para a disseminação preocupante de cepas resistentes em cães.
  • Mecanismos moleculares de resistência
    Theresa A. Quintana (Auburn Univ., EUA) discutiu as respostas transcricionais de larvas de Toxocara canis frente à exposição a lactonas macrocíclicas, fornecendo pistas sobre mecanismos adaptativos que podem comprometer a eficácia terapêutica.
  • Inovação em pipeline de anti-helmínticos
    Raffi V. Aroian (Univ. Massachusetts, EUA) apresentou a plataforma IBaCC como alternativa promissora para o desenvolvimento de novos fármacos, destacando a necessidade urgente de diversificar as ferramentas disponíveis contra helmintos.
  • Novas combinações terapêuticas
    Lea Katharina Heinau (MSD Animal Health, Alemanha) compartilhou resultados de estudo não terminal que demonstrou o sucesso de um comprimido mastigável contendo fluralaner, moxidectina e pirantel no tratamento experimental de ancilostomídeos em cães, sugerindo avanços concretos em formulações mais eficazes.

Detalhes do WAAVP :

Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nosso outros artigos em:
Digivets

Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets

Compartilhar Post

Artigos relacionados

O que o varejo brasileiro pode aprender com os pet shops asiáticos

Farmacêutica brasileira relata sua visão e perspectivas sobre o que o setor pet nacional pode aprender com os pet shops asiáticos após uma viagem pelo continente.
“Não se trata apenas de vender ração, brinquedos ou banho. Trata-se de transformar a loja em um ponto de encantamento, conteúdo, vínculo e desejo.”

Ler mais

Biogénesis Bagó inaugura novas instalações na fábrica em Pindamonhangaba (SP) e fortalece atuação no mercado pet brasileiro

A multinacional Biogénesis Bagó, referência em saúde animal na América Latina, inaugurou suas novas instalações na nova fábrica em Pindamonhangaba (SP). A planta industrial consolida a integração com o antigo Laboratório Mundo Animal e marca a entrada oficial da empresa no mercado pet brasileiro, com foco em medicamentos, suplementos nutricionais e produtos de higiene e beleza para cães e gatos.

Ler mais