Por Digivets

Maio 20, 2025

A comunidade VetFamily movimenta mais de R$ 1,6 bilhão ao ano e aposta em campanhas de saúde, eventos técnicos e parceria colaborativa para impulsionar o setor

Em um cenário de expansão do mercado pet e crescente exigência por excelência técnica e gestão eficiente, a VetFamily, maior comunidade independente de médicos-veterinários, clínicas e hospitais veterinários do mundo, comemora números expressivos e iniciativas que impactam diretamente a qualidade da medicina veterinária no país. Atualmente, a comunidade reúne, somente no Brasil, mais de 5 mil médicos-veterinários distribuídos em mais de 1,7 mil hospitais veterinários, clínicas e atendimentos autônomos. Juntos, esses profissionais movimentam um faturamento anual de R$ 1,6 bilhão e realizam cerca de 4,7 milhões de atendimentos ao ano.

“Pouco mais de dois anos após nossa chegada ao Brasil, consolidamos o modelo de comunidade que equilibra independência, conhecimento, eficiência operacional, melhores condições de compra e inteligência de mercado. Nossa proposta é somar forças com o veterinário empreendedor, promovendo o desenvolvimento do setor e fortalecendo a sustentabilidade da prática clínica qualificada”, afirma o médico-veterinário, Head Latam e Diretor-Geral da VetFamily no Brasil, Henry Berger.

comunidade-vetfamily
Foto: Jurandir Santana_Diversa Filmes
O Diretor-Geral da VetFamily no Brasil, Henry Berger, recebe o Head of Strategy da VetFamily global, Xavier François Barbe, no primeiro evento presencial da comunidade: VetFamily Member Day

Resultados que impactam a saúde animal

O volume de procedimentos realizados anualmente pelos membros da VetFamily Brasil evidencia o impacto da comunidade sobre a saúde dos pets no país. Ao ano, são cerca de 300 mil vacinas aplicadas, 450 mil diárias de internação, 90 mil cirurgias, 1,5 milhão de exames laboratoriais hematológicos e 800 mil exames de imagem. Esses dados refletem o potencial do mercado brasileiro e o poder dos veterinários atuando de forma integrada para desenvolver ainda mais a saúde animal e o setor no mercado brasileiro.

“A VetFamily é uma comunidade colaborativa que conecta profissionais altamente capacitados com soluções de gestão, debates sobre questões de mercado, acesso a fornecedores qualificados, ações de marketing e educação continuada. Isso permite que veterinários, clínicas e hospitais independentes ampliem sua competitividade em um mercado que, cada vez mais, exige atualização técnica e visão estratégica”, reforça Berger.

Eventos e campanhas que promovem a educação e a conscientização

Entre os marcos recentes da atuação da VetFamily no Brasil está a realização do primeiro evento presencial exclusivo para membros da comunidade: o VetFamily Member Day, ocorrido em abril deste ano, em São Paulo. O encontro reuniu renomados profissionais da VetUnity – parceiro de conhecimento científico da VetFamily – para discutir temas de alta relevância clínica, além de atualizações mercadológicas e da participação de convidados internacionais e empresas líderes no segmento.

“A complexidade dos casos clínicos tem aumentado com o envelhecimento da população de pets. É essencial promover momentos de troca entre profissionais para que a medicina veterinária continue evoluindo, com tratamentos cada vez mais eficazes, e para que os negócios se mantenham saudáveis financeiramente. O Member Day é um exemplo de como a comunidade cria valor técnico e gerencial ao mesmo tempo”, destaca Berger.

comunidade-vetfamily
Foto:Jurandir Santana_Diversa Filmes
O Member Day é um exemplo de como a comunidade VetFamily cria valor técnico e gerencial para seus membros

Outra frente estratégica da VetFamily são as campanhas nacionais de conscientização, que aproximam responsáveis pelos pets, médicos-veterinários e indústria em torno de temas críticos da saúde animal. A primeira campanha, lançada em março, abordou a síndrome cardiorrenal (SCR), condição clínica que relaciona doenças cardíacas e renais em cães e gatos, especialmente os idosos. Com o mote “Rins e coração, saúde em conexão”, a ação teve como objetivo apoiar os profissionais na triagem, no diagnóstico e no manejo da condição, além de orientar os responsáveis por animais de estimação sobre a importância do diagnóstico precoce.

Ainda no primeiro semestre de 2025, a VetFamily deve lançar uma nova campanha nacional com foco em saúde felina, abordando desde a prevenção de doenças crônicas até os desafios comportamentais e ambientais que impactam o bem-estar dos gatos – espécie cuja presença nos lares brasileiros tem crescido de forma acelerada.

Modelo fortalece a medicina veterinária independente

A proposta da VetFamily é seguir expandindo sua base no Brasil e na América Latina, oferecendo melhores condições de compras de parceiros selecionados e suporte técnico, estratégico e operacional para que médicos-veterinários autônomos, clínicas e hospitais mantenham sua independência e identidade, mas com os benefícios de uma grande rede colaborativa. Isso inclui acesso a treinamentos, programas de mentoria, networking nacional e internacional, condições comerciais diferenciadas com fornecedores e dados de mercado que auxiliam na tomada de decisões.

“O Brasil tem uma das populações de pets mais expressivas do mundo, e a demanda por serviços de qualidade só tende a crescer. Nosso papel é garantir que o médico-veterinário esteja preparado, não apenas clinicamente, mas também do ponto de vista de gestão e inovação. A medicina veterinária é uma atividade essencial para a sociedade, e nosso compromisso é valorizá-la todos os dias”, finaliza Henry Berger.

Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nosso outros artigos em:
Digivets

Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets

Compartilhar Post

Artigos relacionados

Interesse por pets não convencionais cresce mais que procura por cachorros no Brasil

Resguardados por leis de proteção à fauna, os pets não convencionais estão entre os que mais requerem acompanhamento especializado. Segundo a Abinpet, em 2024, o segmento de serviços veterinários se destacou no mercado nacional, movimentando sozinho R$7,7 bilhões, uma alta de 16% em relação ao ano anterior. Com a popularização de tais pets nos lares brasileiros, quem se preocupa com o cuidado deles vê uma oportunidade de crescimento.

Ler mais