Ultrafarma inicia operação no mercado pet
A ascensão do mercado pet desperta também o olhar de players de outros setores. A Ultrafarma, rede de farmácias com 23 anos de atuação, anuncia uma divisão de negócios voltada à venda de medicamentos,...
Fale com o público do seu negócio!
A ascensão do mercado pet desperta também o olhar de players de outros setores. A Ultrafarma, rede de farmácias com 23 anos de atuação, anuncia uma divisão de negócios voltada à venda de medicamentos, suplementos e acessórios para animais de estimação.
Intitulada Ultrafarma Pets, a nova operação da rede exigiu investimento inicial de R$ 2 milhões. Os recursos foram destinados para a estruturação de uma plataforma de e-commerce exclusiva e para equipar um dos quatro centros de distribuição da empresa. Localizado no município de Santa Isabel, na Região Metropolitana de São Paulo, o complexo tem 7 mil m² de área e atenderá exclusivamente o segmento pet.
Todas as lojas da Ultrafarma já contam com estoque para venda. Fundada em 2000 pelo empresário Sidney Oliveira, a varejista tem seis farmácias próprias na capital paulista e outros 400 PDVs licenciados da bandeira Ultrafarma Popular, presentes em São Paulo, Distrito Federal e mais seis estados – Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Aposta no mercado pet para encorpar fluxo de clientes
A entrada no mercado pet vai ao encontro do objetivo atual da companhia de frear a expansão orgânica com novas lojas, em meio à pressão inflacionária e dos juros sobre o varejo. “Não há expectativa de aumento de lojas neste ano, mas estamos trabalhando na melhoria dos processos e encorpando a operação com foco em segmentos potenciais como o pet”, comenta o diretor comercial Mario César.
A expectativa da rede é que a venda de medicamentos e suplementos para pets represente em torno de 5% da receita total até o fim do ano. O grupo não revela o faturamento, mas estima-se que Ultrafarma tenha movimentado R$ 2 bilhões no ano passado.
Como parte da estratégia para atrair tutores, a Ultrafarma aposta no fator preço, por meio de promoções como o frete grátis nas compras que somarem valores acima de R$ 99, além de descontos que variam de 9% a 15%. “Mas não temos intenção de competir contra os grandes pet shops. Nossa prioridade é incrementar o fluxo nas lojas físicas e nos canais digitais, atraindo novos públicos consumidores”, ressalta o executivo.