A Laika Mascotas, startup colombiana, busca ser o maior pet commerce da América Latina, com apoio da Y Combinator e US$ 48 milhões. Com 700 funcionários, fatura US$ 140 milhões, operando na Colômbia,
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A startup colombiana Laika Mascotas ambiciona se tornar o maior pet commerce da América Latina. Para isso, conta com o respaldo da Y Combinator, uma aceleradora do Vale do Sicílio, e um robusto aporte de US$ 48 milhões (R$ 274 milhões). O montante foi obtido há dois anos em uma rodada de investimentos liderada pelo SoftBank e com a participação de vários fundos e investidores-anjos.
Hoje, com cerca de 700 funcionários a empresa já reúne 300 mil assinantes ativos em sua plataforma digital, operando também no México e no Chile. Além da entrega expressa dos pedidos, os clientes obtêm descontos e benefícios. Criada em 2018 em Bogotá, a rede é tema da décima reportagem da série do Panorama PetVet sobre o varejo pet internacional.
A empresa surgiu por iniciativa de Tulio Jiménez e dos irmãos Manuela e Camilo Sánchez, hoje CEO da Laika. O e-commerce para a indústria pet iniciou operações com itens básicos para animais de estimação – alimentos, acessórios e brinquedos.
Aval da Y Combinator reforçou expansão do pet commerce para América Latina
Com operações crescendo em Bogotá e Medellín, era o momento de a Laika ousar mais. E o suporte do Y Combinator conferiu a credibilidade de que a Laika precisava no mercado. A aceleradora montou um programa de quatro meses com o objetivo de dobrar a receita da Laika, então na casa dos US$ 100 mil (R$ 570 mil). A meta foi ultrapassada em muito, chegando a quadruplicar.
Com os aportes seguintes, em 2023 o faturamento chegava a US$ 65 milhões (R$ 370 milhões), o que permitiu à Laika criar novos serviços e produtos e estabelecer as bases de expansão para toda a América Latina. Os planos de entrar em outros mercados da região, no entanto, tiveram que ser readequados em função do pouco apetite dos fundos.
Diante da nova realidade, a Laika, sem deixar de crescer, adotou uma gestão de recursos mais criteriosa e sustentável. Uma das estratégias foi aliar o e-commerce já consolidado a uma rede omnichannel por meio da abertura de lojas físicas. A primeira delas foi inaugurada em Cajicá, ao norte de Bogotá, uma superstore com cerca de 5 mil itens. Até o final de 2024 serão abertas mais 12 unidades em Medellín, Bogotá e Cali.
O serviço de assinaturas digitais da Laika também será levado aos novos pontos de venda, com o objetivo de elevar a adesão a 500 mil clientes. Fonte estratégica de lucros para a empresa, responde por 70% de seu faturamento. Funciona mediante o pagamento de uma taxa anual de US$ 50. Os associados encomendam suprimentos com os melhores preços do mercado e os recebem em duas horas. Oferece também medicamentos, vacinação e atendimento veterinário em domicílio.
Laika chegará a mais dois países latinos até 2028
As novas unidades físicas devem sair do papel ao longo do primeiro semestre do próximo ano. E até 2028, a empresa espera chegar em pelo menos mais dois países. Argentina, Equador e Peru estão entre as prováveis escolhas. Com isso, a empresa já galgaria o posto de maior pet commerce da América Latina. Atualmente a Laika é líder na Colômbia e está entre as cinco empresas com maiores vendas no México e no Chile.
A Laika investiu também no lançamento de marcas próprias. Em 2023, os snacks Besties chegaram aos mercados da Colômbia e do México. Para disputar clientes em segmentos de renda alta, a linha premium True Natura passou a integrar o mix de produtos da rede. Na Colômbia, a marca de areia para gatos Furry, item que havia escasseado em um período de alta inflação, tomou a dianteira em termos de faturamento no mercado local.
Laika Mascotas