Por Digivets

Setembro 22, 2025

Special-dog-company

A companhia lança uma solução inovadora para pets com pele sensível, com proteína de insetos como alternativa funcional e sustentável

Referência em nutrição para pets, a Special Dog Company anuncia o lançamento do produto Bionatural Sensitive, o primeiro alimento completo para pets produzido no Brasil a utilizar proteína de insetos como principal fonte de proteína animal. Desenvolvido para cães de raças pequenas com peles sensíveis o alimento no sabor peixe branco, coco, blueberry e ervilha, alia tecnologia nutricional, inovação sustentável e rigor científico em um alimento completo, funcional e de alta digestibilidade.

O lançamento integra a linha Bionatural, reconhecida pelo uso de ingredientes funcionais, carboidratos complexos e proteínas de alto valor biológico, reforçando o compromisso da marca com a nutrição avançada e o cuidado com o planeta. O produto chegou às lojas especializadas e pet shops no início de agosto, e está disponível em embalagens de 2,5kg, 10,1kg e 15 kg. 

A formulação inclui farinha de inseto de Black Soldier Fly (mosca soldado-negro), fonte alternativa de proteínas rico em aminoácidos essenciais, ácidos graxos benéficos e propriedades que favorecem a saúde da pele, da pelagem e do sistema imunológico. A utilização da proteína de insetos já é regulamentada no Brasil pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conforme a Instrução Normativa n.º 110 de 24 de novembro de 2020.

Além disso, a prática segue recomendações da Federação Europeia da Indústria de Alimentos para Animais de Estimação (FEDIAF), reforçando a segurança e a eficácia nutricional dessa fonte de alto valor biológico.  A formulação também inclui tilápia (peixe branco), proteína hidrolisada de baixo peso molecular, minerais orgânicos e doses consistentes de zinco, vitaminas e ácidos graxos.

“Os estudos internos conduzidos pela equipe de pesquisa e desenvolvimento da companhia demonstraram excelentes resultados de performance cutânea, digestibilidade e palatabilidade, o que garante o aproveitamento máximo do produto e favorece significativamente a saúde da pele dos cães”, afirma Mariana Monti, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Special Dog Company. O que diferencia a formulação do produto é a redução da complexidade proteica (inédita), o baixo teor de proteína do produto, a alta digestibilidade, a presença de fibras funcionais, e o fato da formulação não conter ingredientes com maior potencial alergênico como corantes e proteína de frango. 

O alimento foi desenvolvido para cães com histórico de pelagem seca, opaca, coceira leve, lambedura de patas, que possuem sensibilidade a ingredientes comuns, e possuem fezes amolecidas. Devido a sua composição, oferece vantagens dermatológicas relevantes para redução da inflamação, melhora na elasticidade e fortalecimento da barreira cutânea.   

A inclusão da farinha de insetos também traz benefícios cientificamente validados para redução da halitose, melhora na resposta imunológica e modulação da microbiota intestinal. O desenvolvimento da Bionatural Sensitive contou com 2,5 anos de estudos internos, validação técnica e acompanhamento da equipe de P&D, resultando em uma fórmula inovadora, funcional e segura, ideal tanto para cães com sensibilidades quanto aqueles saudáveis, como alimento de manutenção. 

Além dos benefícios nutricionais e funcionais, a Bionatural Sensitive reafirma o compromisso da Special Dog Company com a sustentabilidade. É o primeiro alimento completo brasileiro produzido com o objetivo de ser carbono responsável. Desenvolvido com base em estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), seguindo normas internacionais ISO14040 e ISO14044, assegurou uma abordagem robusta e estruturada que mensurou e mitigou potenciais impactos ambientais.  Além disso, também garantimos que 100% da proteína de peixe branco possui certificação de “Best Aquaculture Practice“, com foco em produção sustentável e responsável, o selo é idealizado pela Global Aquacultura Alliance (GAA).

“O lançamento da Bionatural Sensitive marca um avanço importante para o mercado pet no Brasil. Somos a primeira empresa nacional a oferecer um alimento carbono responsável, com proteína de insetos como fonte principal de proteína e que garante boas práticas em aquicultura, unindo inovação científica, bem-estar animal e responsabilidade ambiental. Nosso compromisso é seguir desenvolvendo soluções completas e sustentáveis, que atendam às necessidades dos pets e contribuam para um futuro mais equilibrado para todos.”, afirma João Paulo Figueira, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog Company.

A produção da mosca soldado-negro é mais sustentável, consumindo menos recursos naturais e emitindo até 78% menos gases de efeito estufa do que a farinha de frango, conforme avaliação de ciclo de vida (ACV) disponível para consulta em bionaturalpet.com.br. O sistema produtivo também adota práticas alinhadas à economia circular, aproveitando resíduos orgânicos na alimentação das larvas, o que reforça a responsabilidade socioambiental do projeto.

“A escolha pela proteína de insetos vai além do seu valor nutricional e do impacto ambiental positivo. Também consideramos os benefícios clínicos observados em cães com pele sensível, acompanhados de perto em estudos in home conduzidos. Os resultados promissores reforçam nosso propósito: inovar com foco na saúde dos pets, respeitando a natureza e promovendo qualidade de vida real. Para nós, inovação só faz sentido quando gera impacto positivo em toda a cadeia de valor”, afirma Priscila Manfrim, diretora administrativa da Special Dog Company.

Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nossos outros artigos em:
Digivets

Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets

Compartilhar Post

Artigos relacionados

Special Dog Company inova com alimentos para cães de peles sensíveis à base de proteína de insetos