Por Digivets

Abril 4, 2025

sistemas cfmv crmvs

Em uma semana de intensa mobilização, o Sistema CFMV/CRMVs esteve no Congresso Nacional para dialogar com 87 parlamentares, sendo 59 deputados federais e 28 senadores, reforçando sua atuação na defesa da Medicina Veterinária e da Zootecnia.

As agendas estratégicas incluíram debates sobre projetos de lei que impactam diretamente os profissionais da área e a sociedade, com temas como a criação de novas categorias profissionais para o atendimento a animais, o exercício ilegal da profissão, o exame de habilitação profissional e a validação de diplomas estrangeiros.

A mobilização envolveu visitas a gabinetes e reuniões com parlamentares, entre eles, o vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes (foto). Durante os diálogos, os representantes do Sistema apresentaram análises técnicas, defenderam ajustes nos textos legislativos e reforçaram a importância do fortalecimento das profissões.

Sistema CFMV/CRMVs
O vice-presidente do Senado, senador Eduardo Gomes, e o presidente em exercício do CFMV, Romulo Spinelli

Atuação estratégica contra o PL 3665/2024

Uma das frentes mais contundentes da mobilização foi a oposição ao PL 3665/2024, que propõe alterar a regulamentação da Medicina Veterinária ao permitir a assistência de saúde aos animais para profissionais não capacitados e habilitados. O Sistema CFMV/CRMVs alertou os parlamentares sobre os riscos dessa proposta, que pode comprometer a qualidade dos serviços veterinários, afetar a segurança da população e gerar impactos negativos na saúde única.

“O Congresso Nacional precisa estar atento às consequências desse projeto. Não podemos permitir retrocessos que coloquem em risco a qualidade dos serviços veterinários e a segurança dos animais e da sociedade”, destacou o presidente em exercício do CFMV, Romulo Spinelli.

Compromisso com a valorização da profissão

A presença do Sistema CFMV/CRMVs no Congresso Nacional reafirma o compromisso da autarquia com a valorização da Medicina Veterinária e da Zootecnia, garantindo que as decisões legislativas sejam fundamentadas em critérios técnicos e científicos.

“Nossa mobilização demonstra a força do Sistema e a importância da participação ativa na construção das políticas públicas. O CFMV continuará acompanhando a tramitação dos projetos discutidos e manterá o diálogo com os parlamentares para garantir avanços que beneficiem os profissionais e a sociedade”, concluiu Spinelli.

Pautas debatidas no Congresso

PL 3665/2024 – Criação de novas categorias profissionais para atendimento de animais

PL 4262/2023 – Exame de Habilitação Profissional para médicos-veterinários

PL 3614/2015 – Criminalização do exercício ilegal da Medicina Veterinária

PL 1138/2022 – Regulamentação da profissão de influenciador digital

PL 2992/2019 – Validação de diplomas estrangeiros

PL 1510/2024 – Transporte de animais em aviões

Para saber mais acesse: https://www.cfmv.gov.br/

Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nosso outros artigos em:
Digivets

Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets

Compartilhar Post

Artigos relacionados

Elanco Saúde Animal supera expectativas e cresce 8% em receita no 2º trimestre de 2025

A Elanco Saúde Animal (NYSE: ELAN) anunciou hoje os resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2025, superando as projeções para receita, EBITDA ajustado e lucro por ação ajustados. A receita totalizou US$ 1,241 bilhão, um crescimento orgânico de 8% em relação ao ano anterior, excluindo os impactos das variações cambiais e a venda da divisão de aquacultura, realizada no ano passado. Este é o oitavo trimestre consecutivo de crescimento da empresa.

Ler mais
Proteon Brasil publica segundo Artigo em parceria com Quiron Comunicação sobre diferentes classes de Antimicrobianos

Proteon Brasil publica segundo Artigo em parceria com Quiron Comunicação sobre diferentes classes de Antimicrobianos

A Proteon Brasil em parceria com a Quiron Comunicação & Conteúdo publicou um artigo sobre Antimicrobianos: História, Classes Terapêuticas, Efeitos e Novas Alternativas, dando continuidade em sua série de publicações que tem por objetivo educar e informar o mercado brasileiro sobre o uso de antimicrobianos e de bacteriófagos como alternativa inovadora e sustentável no combate às infecções bacterianas em animais de produção.

Ler mais