03/05/2023

    Qual a raça de cachorro mais inteligente? Estudo traz uma resposta

    Todo tutor de cachorros se impressiona com a esperteza do bichinho, não é mesmo? Pois um estudo finlandês contrapôs a teoria mais comum sobre qual a raça de cachorro mais inteligente. A resposta mais...

    Anuncie aqui
    AD

    Fale com o público do seu negócio!

    Qual a raça de cachorro mais inteligente? Estudo traz uma resposta

    raça de cachorro mais inteligente

    Todo tutor de cachorros se impressiona com a esperteza do bichinho, não é mesmo? Pois um estudo finlandês contrapôs a teoria mais comum sobre qual a raça de cachorro mais inteligente.

    A resposta mais comumente aceita e amplamente difundida era que a raça border Collie seria a mais inteligente. Mas a pesquisa feita pela Universidade de Helsinque e publicada na Scientific Reports revela que o título é do pastor-belga-malinois.

    Para chegar à conclusão, mais de mil cães foram submetidos a um teste chamado “smartDOG”. A prova de cognição analisa capacidades em áreas como a cópia do comportamento humano, compreensão de gestos humanos, controle de impulsos, habilidade, memória, raciocínio lógico e resolução de problemas.

    Dos 39 pontos possíveis, os pastores-belga-malinois marcaram 35, enquanto os border collies fizeram 26.

    Raça de cachorro mais inteligente costuma ser usada em segurança

    A segurança é um dos ramos nos quais o pastor-belga-malinois, a raça de cachorro mais inteligente, é mais utilizada. Ótimo para a resolução de problemas, seu faro aguçado pode ser chave para essa habilidade.

    Os cães dessa raça se saíram bem interpretando gestos humanos e também resolvendo problemas enquanto navegam em um ambiente. Assim como seus “primos”, os pastores alemães, eles tiverem dificuldade em recuperar um petisco dentro de um cilindro.

    A “falha” no teste em questão pode estar diretamente ligado ao uso tradicional desses animais. Tanto o pastor alemão quanto o belga, por serem usados em segurança, não estão acostumados a reprimir seus instintos.

    Ou seja, ao ver a guloseima dentro do cilindro transparente, ele tenta pegar o petisco, ao invés de entrar no túnel para come-lo, como faz quando o cilindro é opaco.

    Cada cãozinho tem sua particularidade

    Apesar do estudo apontar a raça de cachorro mais inteligente, os pesquisadores reconhecem que cada cão estudado não representa um todo e sim apenas um indivíduo.

    Segundo eles, o objetivo da pesquisa foi traçar uma imagem do comportamento típico de cada raça. “A maioria das raças tinha seus próprios pontos fortes e fracos”, comenta a autora do levantamento, Saara Junttila, pesquisadora em cognição canina, em entrevista ao The Telegraph.

    Advertisement

    Isenção de Responsabilidade & Aviso Legal

    As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a política editorial do site. Nós apenas agregamos o conteúdo, caso tenha interesse em remover, entre em contato conosco.