Prefeitura de Fortaleza (CE) lança Guia Pet Friendly
Um guia com 40 estabelecimentos credenciados com o selo Pet Friendly Fortaleza, da Secretaria Municipal do Turismo, foi lançado em 11 de maio pela prefeitura da cidade. A ação contou com a colaboração da...
Fale com o público do seu negócio!
Um guia com 40 estabelecimentos credenciados com o selo Pet Friendly Fortaleza, da Secretaria Municipal do Turismo, foi lançado em 11 de maio pela prefeitura da cidade. A ação contou com a colaboração da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-estar Animal (Coepa) e parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE) e a empresa Mars.
Elaborado por Cris Berger, do Guia & Universidade Pet Friendly, o guia traz estabelecimentos que passaram por uma consultoria com a especialista. Jornalista e autora de outros livros com a temática pet friendly, ela conta como foi o processo de elaboração da edição de Fortaleza.
“Fomos aos locais, conversamos com os proprietários e sugerimos melhorias. Alguns já tinham uma área pet sinalizada, com kits de alimentação, mas não possuíam uma área coberta ou com ganchinhos para prendermos a guia, por exemplo”, conta.
Fortaleza é a primeira capital do Brasil a investir em políticas públicas para pets, conta o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. “Queremos que o turista chegue em nossa cidade e sinta toda a sua família acolhida, que faça uma viagem inesquecível”, ressalta.
Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, o lançamento do guia Fortaleza Pet Friendly conecta a capital cearense com uma grande tendência mundial de cidades e empresas mais amigáveis com os animais domésticos.
Além de ampliar as opções de lazer para os fortalezenses e seus pets, diz, também ajuda a fortalecer ainda mais o papel da cidade como importante destino turístico nacional e internacional. “Esta ação possibilita a realização de mais negócios e, consequentemente, uma maior geração de renda para as empresas e para a economia da cidade como um todo”, complementa.
Para Kátia Souza, gerente de Relações Governamentais da Mars Petcare – empresa que apoia a iniciativa –, houve um nítido crescimento do papel dos pets na sociedade e nas famílias, por isso, garantir que as cidades estejam preparadas para serem mais acolhedoras é fundamental.
“O desafio é grande, por isso precisamos criar um verdadeiro movimento. Há dois anos, lançamos o programa Better Cities for Pets, exatamente com este objetivo. E ver uma cidade como Fortaleza – e toda sua representatividade para o turismo brasileiro – se juntar a esse movimento, disposta a ser cada vez mais pet friendly, é realmente muito impactante”, afirma.
Homenageada no lançamento do guia, a ONG Deixa Viver foi instituída formalmente em 2016 e, ao longo dos últimos anos, o trabalho da entidade já resultou em cerca de 1.800 animais castrados e 1.200 adotados, entre cães e gatos. A ONG cuida atualmente de 120 animais em lares temporários e pontos de abandono, sendo a maioria felinos.
A organização também participou de casos de grande repercussão, como a transferência dos ursos-pardos Dimas e Kátia do Zoológico de Canindé, no Ceará, para o Rancho do Gnomos, em São Paulo, em 2019.
A Chave PIX para ajudar a ONG Deixa Viver é o CNPJ 24485938000107.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
BRF Pet lança plataforma exclusiva para veterinários e estudantes
Sal aumenta a pressão dos pets? Confira mitos e verdades sobre alimentação
Técnica com pele de tilápia trata lesões graves de córnea em cães e gatos