Petz transforma a dedicação aos animais em inovação com Oracle Cloud
Os animais de estimação já são vistos como membros da família de milhares brasileiros. Além de levarem alegria para os lares e serem companheiros fiéis, os pets são benéficos em vários aspectos da vida, desde...
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Os animais de estimação já são vistos como membros da família de milhares brasileiros. Além de levarem alegria para os lares e serem companheiros fiéis, os pets são benéficos em vários aspectos da vida, desde a saúde mental e física até a socialização, visto que eles também são fontes de conforto e apoio emocional. Por isso, muitas pessoas buscam novas e melhores maneiras de cuidar dos seus mascotes, fator que contribui para que o setor de Pet Shops seja um dos que mais cresce no Brasil, movimentando mais de 20 bilhões de reais, segundo a Associação Brasileira da Indústria para Animais de Estimação (ABINPET).
E para atender à esta grande demanda de cuidados com os animais domésticos, a Petz, maior rede de centros veterinários do país, conta com uma estratégia omnicanal que integra o físico e o digital, a fim de oferecer a melhor experiência para seus clientes e reforçar a missão de potencializar o bem da relação entre o pet e sua família.
A empresa entendeu que para continuar convertendo sua paixão pelos animais em inovação para o seu negócio, era necessário modernizar os seus ambientes de tecnologia a partir da migração dos seus dados para a nuvem, mudança necessária para atingir ganhos de escalabilidade e segurança, bem como para acompanhar seu crescimento exponencial. Foi nesse contexto que a Petz escolheu a Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
A migração para a nuvem significou para a Petz, em termos gerais, a possibilidade de oferecer serviços mais eficientes, flexíveis e personalizados de acordo com a necessidade de cada animal de estimação e guardião. Entre outros benefícios, a agilidade é destacada como fundamental e possibilita, por exemplo, que um ambiente de TI seja desativado com segurança sem causar impacto na operação diária com o cliente final, permitindo em poucas semanas de implementação a obtenção de dados relevantes para o negócio na palma da mão. Essa inovação proporcionou um aumento na satisfação do cliente em diversas ofertas de serviços, desde a compra de uma ração até o atendimento veterinário ou banho e tosa.
A redução de tempo para obter informações entre as áreas chave da empresa chega a mais de 50% comparado com o sistema anterior. “Meu mundo mudou para melhor. O nível de disponibilidade é praticamente 99,9%. A parte de escabilidade nem se fala. Hoje, temos uma velocidade enorme em construir ambientes, dar vazão para os projetos, demandas e crescimento orgânico que estamos passando, com o olhar sempre orientado à experiência do nosso cliente, que está mais satisfatória e rápida. Estamos gerando camadas de inteligência no que tange a integrações. A ideia é criar cada vez mais facilidade nos apps, site e lojas, gerando uma experiência única com nossos produtos e serviço”, explica Marcus Diniz, gerente de Infraestrutura de TI da Petz.
Com a OCI, os colaboradores da Petz aprenderam como administrar os custos de infraestrutura e entenderam quando e como se deve aumentar ou diminuir os picos de demanda do ambiente de acordo com o volume de negócios da empresa. “Eu brinco que eu nunca mais peguei em chave de fenda e parafuso. Isso porque todo esse trabalho mais operacional é feito pela Oracle. Agora, eu tenho um painel de controle pronto me mostrando as informações mais estratégicas do negócio e posso me concentrar na tomada de decisão.” complementa Marcus.
O provisionamento com a OCI foi outro ponto de destaque levando 10 vezes mais agilidade aos processos e zerando a incidência de instabilidade nos sistemas. Isso impacta diretamente o cliente final. Quem tem um pet doente sabe como é angustiante, por exemplo, cada minuto de espera para o atendimento do veterinário. A hiperdisponibilidade dos sistemas faz com que o cliente final não precise esperar desnecessariamente. “Se o ambiente está indisponível, os processos ficam lentos e aumentam as filas. Com a agilidade da nuvem, a operação na ponta vê que o sistema está funcional e atendendo as demandas. Isso impacta o consumidor e todos os funcionários. Ambiente estável, performático significa na prática a otimização do tempo de todos.” diz Marcus.
Para o futuro, a Petz tem diversas iniciativas para continuar o seu trajeto de inovação. Hoje, a empresa já oferece uma experiência completa aos apaixonados por animais e acredita que seu crescimento precisa de soluções escaláveis e confiáveis para seguir o seu objetivo de ser reconhecida como o melhor ecossistema do segmento pet.
“Falar sobre animais de estimação já é um tema que nos traz entusiasmo, imagina então trabalhar com o foco voltado ao bem-estar deles, é muito mais apaixonante. O nosso compromisso com a Petz é contribuir, de fato, com a experiência única que o cliente pode encontrar em qualquer um dos pontos de contato com a marca, sendo físicos ou digitais, que contam com estabilidade, segurança e eficiência em suas operações. Isso permite novos saltos de inovação para a Petz com o que existe de melhor no mercado de tecnologia”, conclui Guilherme Godoy, vice-presidente de Tecnologia Cloud, Oracle Brasil.