13/06/2023

    Motivos e eventos que podem deixar um cachorro triste - Panorama PetVet

    Para um amante de pet, é a pior sensação do mundo ver um cachorro triste. Não apenas pelas expressões faciais aborrecidas, mas muito por conta do animal ser, geralmente, bastante alegre, com energia para...

    Anuncie aqui
    AD

    Fale com o público do seu negócio!

    Motivos e eventos que podem deixar um cachorro triste - Panorama PetVet

    Para um amante de pet, é a pior sensação do mundo ver um cachorro triste. Não apenas pelas expressões faciais aborrecidas, mas muito por conta do animal ser, geralmente, bastante alegre, com energia para gastar e que não tem tempo ruim. Isso é o que faz com que os cães sejam tão amados, e perder essa essência também deixa o tutor triste. Até por isso, muitas dúvidas surgem sobre o que pode ter deixado o cachorro triste.

    Os questionamentos vêm da preocupação com a saúde do cão, que muitas vezes também pode estar relacionada ao seu humor e comportamento. O tutor deve saber que diversos são os motivos para entristecer um cachorro, já que assim como os humanos, são seres vivos e tem sentimentos ou adversidades que podem os deixar mal. Mudanças de lar, perda de entes queridos e chegada de novos membros na família são os principais motivos que deixam um cachorro triste. Como isso pode até ser a razão para problemas maiores, a matéria de hoje conta as principais causas para aborrecer o pet. Confira abaixo!

    6 motivos que deixam um cachorro triste

    • Ansiedade de separação

    A ansiedade de separação é um dos principais motivos para deixar o cachorro triste. Principalmente no caso de animais dependentes da família ou que ficam boa parte do dia sozinhos. Com o tempo, isso pode deprimir o cão e estendendo os momentos tristes até para quando estão ao lado do tutor, já que tem claro na mente que logo seu humano o deixará “abandonado” novamente.

    Para evitar a ansiedade de separação procure maneiras de amenizar o sentimento que ele sente ao ser deixado sozinho. Passe um tempo de qualidade com seu cão sempre que possível e promova inovações que diminuam a tristeza do cão, como por exemplo o enriquecimento do ambiente em que ele vive.

    • Doenças

    O cachorro estar triste e muito cabisbaixo pode ser indicativo de que ele está doente. Se ele estiver muito na dele com frequência, fique de olho e aumente os cuidados com o animal, já que pode haver algo tirando sua energia. Por não conseguirem falar, muitas vezes apenas estar quietinho pode ser uma forma de comunicação para nos pedir ajuda, e se não existir nenhum motivo muito claro pode ser que ele esteja doente.

    Nesses casos, leve-o ao médico veterinário para que seja realizada uma consulta e sejam indicadas possíveis procedências para acabar com o problema. Você também pode medir a temperatura do animal, já que a febre também é um dos principais indicativos para o cachorro triste.

    • Reação a broncas do tutor

    Após levar uma bronca do tutor, é natural que o cão emburre e fique no seu canto como uma forma de demonstrar tristeza ou raiva. É comum que eles fiquem escondidos, sem olhar nos olhos do tutor, se fazendo como se estivesse se fazendo de difícil. Nesses momentos, o orgulho do animal se sobressai e muitas vezes admitem seu mau comportamento através do afastamento e da birra. O cão, por vez, entende que fez algo errado, demonstrando apenas um sinal de paz, porém no fundo ele não sente culpa ou arrependimento.

    • Mudanças familiares

    A mudança de um membro da família pode entristecer e muito um cachorro, seja a chegada ou a saída. Por exemplo, a separação do casal de tutores pode ser um dos principais motivos para deixar um cachorro triste existentes, principalmente quando há um apego muito forte por ambos. Sendo assim, os cães acabam passando por uma tempestade de sensações ruins até acostumar que ficará um tempo separado com cada um.

    Enquanto isso, a chegada de novos membros também pode ser muito difícil para o humor do cão. Apesar de parecer algo super legal, pode ser que o cão não aceite bem esse acontecimento, como quando chega um bebê, em que o animal se sente trocado. Ele sente que está sendo deixado e lado e quem tem total atenção da família é o novo membro. Sabendo disso, incentive a aproximação do cachorro com o bebê da melhor maneira e o convença que a chegada só lhe trará bons frutos.

    • Morte de alguém próximo

    Tanto os humanos quanto os cachorros veem a morte de alguém como um momento triste, não é novidade para ninguém. Não apenas a ausência de alguém realmente próximo ao animal abala fortemente o psicológico do animal, mas também a perda de pessoas menos próximas é capaz de deixar um cachorro triste, mesmo que com menor intensidade. A melhor solução para o momento é se aproximar mais ainda do cão, de forma que se sinta acolhido e supra a falta de um ente querido.

    • Mudança de lar

    A relação com o ambiente, o conhecimento dos quartos e a ciência do que se fazer no dia a dia do local faz com que qualquer mudança de casa possa deixar um cachorro triste. Isso porque normalmente o cão forma um laço forte com o ambiente, e se acostuma bastante ao lugar onde mora, então não tendo ciência de que está indo para outro lugar pode faze-lo estranhar os novos costumes.

    Geralmente, os primeiros dias e semanas são marcados por um semblante baixo e quieto no cachorro, que está tentando se encontrar no ambiente novo. Levará um tempo até que se adapte na nova casa, então o tutor deve manter uma estrutura parecida com a da casa anterior para não sofrer com a mudança, e em pouco tempo se sinta em casa novamente sem ficar triste.

    Advertisement

    Isenção de Responsabilidade & Aviso Legal

    As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a política editorial do site. Nós apenas agregamos o conteúdo, caso tenha interesse em remover, entre em contato conosco.