Por Digivets

Abril 1, 2025

Solução foi desenvolvida pela Blip e gerou uma economia de 84% no custo médio por tíquete de atendimento

O mercado pet está em constante evolução, impulsionado pelo crescimento da demanda e pela adoção de novas tecnologias para aprimorar a experiência dos consumidores. Com tutores cada vez mais exigentes e conectados, empresas do setor buscam soluções inovadoras para oferecer atendimento eficiente e personalizado. Nesse cenário dinâmico, a inteligência artificial tem se destacado como uma ferramenta essencial para otimizar processos, reduzir custos e fortalecer o relacionamento com os clientes, garantindo um suporte ágil e eficaz.

Um exemplo claro dessa transformação é a parceria entre a Granvita e a Blip, que resultou na implementação de um agente autônomo com inteligência artificial para otimizar o atendimento ao cliente. Com essa solução inovadora, a empresa conseguiu ampliar significativamente sua capacidade de resposta via WhatsApp, reduzindo custos operacionais e melhorando a experiência dos consumidores. Além disso, a personalização do atendimento por meio do mascote virtual Caramelo reforça a identidade da marca e fortalece o vínculo com os tutores, demonstrando como a tecnologia pode agregar valor ao setor pet.

A parceria entre Granvita e Blip

Para melhorar a experiência de atendimento ao cliente e oferecer um suporte digital mais eficiente, a Granvita, empresa produtora de rações e snacks para pets e que assina os alimentos Quatree, firmou parceria com a Blip, principal plataforma de inteligência conversacional do mercado. 

Com uma solução de agente autônomo com Inteligência Artificial, em menos de 2 meses a companhia conseguiu aumentar em 150% o número de atendimentos pelo WhatsApp, passando de uma média de 800 a 900, para 2 mil por mês. 

Além disso, o contato inteligente oficial da empresa foi desenvolvido pela Blip e conta com um mascote, o Caramelo, que gerou uma economia de 84% no custo médio por tíquete de atendimento, 64% de redução no transbordo para atendimento humano e 40,9% de resolutividade nas respostas enviadas. 

“O Caramelo realiza cadastros, vendas, trocas, indica a loja parceira mais próxima e até recebe currículos. Tudo de forma personalizada e com a nossa identidade, que inclui boas-vindas com “Au! Au!” e despedidas com “lambeijos”, conta Sara Rodrigues, analista de SAC na Granvita. 

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O mascote Caramelo realiza diversas atividades e retira dúvidas de forma rápida e personalizada para os clientes da Granvita

“No primeiro trimestre de 2024 oferecemos a solução na versão beta para a Granvita testar e foi um sucesso. Nela, a IA assume a conversa com o cliente final, diminuindo a necessidade de envolvimento humano no atendimento. O AI Agent usa Inteligência Artificial Generativa para potencializar a relação com o usuário ao otimizar o tempo de atendimento com respostas instantâneas e fidelizar consumidores com uma experiência cada vez mais personalizada”, explica Yolanda Castro, Diretora de Produtos na Blip. De acordo com ela, outro benefício é que a IA não só interpreta como gera novas respostas personalizadas, seguindo o tom de voz da marca.

Mudanças na prática

“A integração da ferramenta foi extremamente enriquecedora para a nossa empresa. Nos proporcionou a capacidade de oferecer um atendimento mais direcionado, assim conseguimos atender mais clientes, melhorando a satisfação e a experiência deles com nossos serviços”, afirma Sara.

A especialista comenta que antes da implantação, a Granvita utilizava um chatbot para auxiliar em dúvidas de tutores, comerciantes e veterinários, mas o FAQ (perguntas respondidas frequentemente, em português) era extenso e o usuário tinha dificuldade para encontrar a opção correspondente à sua pergunta.

“A combinação da IA Generativa com o BLU (Blip Language Understanding) no Contato Inteligente permite uma interpretação mais poderosa das solicitações e perguntas do comprador, mesmo aquelas que não estão previstas na FAQ.”, pontua Yolanda. 

Para Sara, outro ponto crítico era o alto volume de tíquetes abertos fora do horário comercial. Com a nova ferramenta, o atendimento passou a ser instantâneo, com disponibilidade 24 horas nos 7 dias da semana. “A solução já consegue responder de forma bastante customizada e aderente ao perfil do cliente, em alguns casos até mais do que um atendente humano faria”, analisa Sara. 

“Com a atuação do AI Agent, o time pode se dedicar a casos específicos de atendimento de forma mais estratégica. A IA armazena as informações na nossa base e disponibiliza um resumo do histórico daquele cliente, o que dispensa a necessidade de buscar o contexto e otimiza o trabalho dos nossos atendentes quando há o transbordo”, conclui Sara. 

Mais informações em https://www.blip.ai/

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