Fique atento para essas doenças de gatos
Você sabe quais são as doenças de gatos mais perigosas? É normal que a família de um pet se preocupe com sua saúde fortemente, as vezes até como um irmão ou parente. Algumas doenças de gatos se destacam...
Fale com o público do seu negócio!
Você sabe quais são as doenças de gatos mais perigosas? É normal que a família de um pet se preocupe com sua saúde fortemente, as vezes até como um irmão ou parente. Algumas doenças de gatos se destacam quando o assunto é a periculosidade e o nível de risco que ela oferece. Abaixo, listamos algumas das mais importantes doenças em felinos que se podem ter, em que o cuidado é sempre imprescindível, como a FIV e a FeLV, por exemplo. Vamos entender todas elas melhor!
Doenças de gatos mais perigosas
- FeLV – Leucemia felina
A leucemia felina é, com certeza, uma das doenças mais perigosas para os gatos. A presença dela deve ser checada com o gato ainda filhote, e o ideal é que a primeira coisa que o tutor faça seja testar se o gato é negativo para a FeLV. É causada por um retrovírus, e os sintomas aumentam conforme o tempo de evolução da doença, podendo causar anemia, gengivite, febre, alterações comportamentais e aumento dos linfonodos, além da predisposição a tumores (linfoma).
A FeLV é uma doença com contágio alto e sem cura, e a prevenção deve ser da maior seriedade possível. Existe a opção da vacina, que deve ser atualizada regularmente. Castrar seu gato e evitar que ele fuja para as ruas são boas formas de prevenir.
- FIV – AIDS felina
A AIDS felina atinge o sistema imunológico dos gatos, enfraquecendo seu organismo e sendo uma das mais perigosas. É uma doença que muitas vezes não demonstra sintomas, ficando por um bom tempo sem se manifestar. Porém, quando eles surgem, eles vêm fortes: lesões na pele, sepse e infecções.
Faça exames regularmente para identificar um felino com a FIV. Alguns cuidados podem ser tomados para prevenir a doença e garantir a melhor vida possível para o gato, porém ainda não existe a vacina. Normalmente, quando os sintomas citados surgem, é um sinal de que provavelmente a FIV já está em seus últimos estágios.
- Panleucopenia felina
Causada pelo parvovírus, a panleucopenia é uma doença altamente contagiosa e fatal em filhotes sem vacina. O contato de gatos com caixas de areia e potes de comida contaminadas pela doença é um dos principais meios de transmissão. Os sintomas são: febre alta, diarreia com ou sem sangue, desidratação intensa, vômitos e icterícia.
Felizmente, é uma doença de gatos que tem cura e tratamento. Por conta do alto preço que é pago nisso, a prevenção é o melhor caminho para garantir a saúde do seu felino, através da vacina. Gatos filhotes devem ser vacinados nos primeiros meses, com reforço após um mês. A partir da fase adulta, devem ser vacinados todo ano.
- Peritonite infecciosa felina
Por último, porém não menos importante, vem a peritonite infecciosa felina. É conhecida também como PIF felina, e é causada por vírus. Não há tratamento, e infelizmente, também não há cura, e assim como boa parte de doenças em animais, o diagnóstico precoce é a melhor opção. Isso porque ajuda a controlar os sintomas da doença e evita fatalidades.
Ao ser infectado, surge um líquido no abdômen e no tórax, ou nódulos com pus nos órgãos linfáticos, sendo extremamente perigoso. Além desses sintomas, também se destacam o emagrecimento mais rápido do que o normal, febre alta e dificuldades na hora de respirar.