Entrevista com Pedro Samaniego - CENCOPROD - Editora Stilo
CENCOPROD – Referência no mercado paraguaio de Reciclagem Animal. Promovendo a produção de couros wet blue, das farinhas e sebos, a companhia faz uso da alta tecnologia, mantendo o compromisso do dese
Fale com o público do seu negócio!
CENCOPROD – Referência no mercado paraguaio de Reciclagem Animal.
Promovendo a produção de couros wet blue, das farinhas e sebos, a companhia faz uso da alta tecnologia, mantendo o compromisso do desenvolvimento sustentável
Em entrevista à Revista Graxaria Brasileira, o Gerente de Comércio Exterior da CENCOPROD, Pedro Samaniego Lorenz, fala sobre a atuação da companhia paraguaia, os recentes investimentos e a relação com o mercado brasileiro. Confira a seguir!
Revista Graxaria Brasileira – Nos apresente a CENCOPROD.
Pedro Samaniego Lorenz – Fundada em 2007, a CENCOPROD é a Central de Cooperativas de Produção do Paraguai, reunindo as três maiores cooperativas da região ocidental do país, Villa Hayes – Chaco (a 25km de Assunção, capital do Paraguai), compostas por três frigoríficos. A empresa recebe as matérias-primas do curtume, que produz couro wet blue (a capacidade é processar 3 mil peles por dia e 375 peles por hora) e a graxaria obtém como resultado, os sebos e as farinhas de carne e ossos bovinos.
Revista Graxaria Brasileira – O que poderia dizer em relação às contribuições ambientais promovidas pela CENCOPROD, poderia falar a respeito?
Pedro Samaniego Lorenz – Processamos o couro para que não seja descartado inadequadamente, além de ser reaproveitado por diferentes mercados como de calçados, vestuários, estofamentos etc. O mesmo acontece com as farinhas de carnes, de ossos e os sebos que são originados a partir da reciclagem dos subprodutos animais e são destinados para a produção de ração animal, biodiesel, produtos de higiene e limpeza e tantos outros mercados.
Contamos com uma importante estação de tratamento de efluentes e, neste ano, o Conselho de Administração das Cooperativas aprovou um investimento de aproximadamente 6 milhões de dólares nessa área.
Também fazemos uso racional da água, reutilizando-a em diversos processos industriais. Além disso, adotamos o uso de lenha e madeira 100% reflorestada e com planos autorizados de manejo. Ou seja, além da nossa atividade principal, temos o cuidado de investir em outras frentes que visam a sustentabilidade.
Revista Graxaria Brasileira – Quais os recentes investimentos realizados pela CENCOPROD?
Pedro Samaniego Lorenz – Há pouco mais de um ano, em março de 2023, construímos o armazém de farinha de carne e de ossos, com capacidade de estocar um mês de produção, o local segue todas as regras de biossegurança.
Como já citado foi realizado um investimento milionário no tratamento de efluentes, visando aprimorarmos os processos e não paramos por aí.
Também direcionamos recursos para a área educacional, na qual atuamos em duas frentes. Contribuímos anualmente com a escola San Jorge, localizada a poucos metros da planta industrial da CENCOPROD para que as crianças possam usufruir de uma infraestrutura adequada e segura. A outra frente é na nossa fazenda de aproximadamente 1.000 hectares dedicada à formação de estudantes que pretendem trabalhar no campo, seja na agricultura com as culturas de soja, algodão etc., ou na pecuária ou na produção de leite. Os cursos são suportados pelo CFP – Centro de Formação Profissional, instituição que desempenha a função de organização e orientação através de um tutor, homologado pelo Ministério da Educação. Essa ação possibilita a constante formação e especialização de jovens que no futuro serão responsáveis pela produção agrícola do Paraguai.
Temos consciência de que a educação é a chave do desenvolvimento, melhorando os níveis de empregabilidade no país. Afirmar os valores e a identidade cultural das sociedades também proporciona possibilidades de realização pessoal, social e profissional. São as melhores contribuições que a CENCOPROD pode aportar e têm retornos inestimáveis para toda a sociedade.
Revista Graxaria Brasileira – Qual a importância da CENCOPROD no mercado paraguaio?
Pedro Samaniego Lorenz – Procuramos maximizar o potencial das cooperativas por meio dos seus processos, completando e agregando valor à cadeia produtiva da pecuária, dando retorno aos associados e à sociedade em geral, com a comercialização dos seus produtos nos mercados local e internacional.
Revista Graxaria Brasileira – Quando e como começou a relação com o mercado brasileiro, quais os produtos e como são os negócios?
Pedro Samaniego Lorenz – A relação comercial com o Brasil começou com o início das nossas atividades em 2007 vendendo couro e, em 2013, com a comercialização de sebo industrial . Os negócios são constantes, temos um relacionamento excelente com todos os nossos clientes.
Revista Graxaria Brasileira – Quais os maiores desafios ao manter relações comerciais com o Brasil?
Pedro Samaniego Lorenz – A relação com o Brasil sempre foi excelente desde o seu início, em todos os sentidos. A proximidade, a continuidade, a estabilidade econômica e política dos países contribuíram para que tudo desse certo. Temos clientes consolidados desde o início das nossas operações no Brasil e continuamos fechando negócios, principalmente com curtumes, produtores de biodiesel e saboarias.
Revista Graxaria Brasileira – Quais as pretensões da CENCOPROD com o mercado brasileiro?
Pedro Samaniego Lorenz – A intenção é continuar fazendo negócios de forma constante e continuar se consolidando nesse mercado. Conseguimos isto através do apoio dos três frigoríficos parceiros da CENCOPROD. Agradecemos aos nossos clientes por apostaram, confiaram e que continuam a ser nossos parceiros. Buscamos sempre a qualidade, seriedade, consistência e conformidade na entrega de nossos produtos. Esta política também contribuiu para que os nossos clientes a cumpram seus cronogramas e projeções de produção. Vale também mencionar e agradecer de forma muito especial aos nossos fornecedores de máquinas, peças de reposição e produtos químicos, em sua maioria brasileiros, que sempre nos ajudaram e estão à disposição da CENCOPROD.
Revista Graxaria Brasileira – Qual a visão da empresa sobre o mercado brasileiro de Rendering?
Pedro Samaniego Lorenz – O mercado brasileiro de Rendering está consolidado, com diversas indústrias do setor continuam em desenvolvimento. Temos certeza de que isso continuará com melhorias contínuas, mais tecnologia, atualizações e melhor eficiência em máquinas e desempenho, otimizando os custos e preservando o meio ambiente. Podemos constatar este cenário na feira FENAGRA 2024, que a cada ano conta com novos expositores apresentando inovações em máquinas e tecnologias e interessados no segmento com visitantes do mundo todo. O reflexo deste setor pode definitivamente ser visto no crescimento anual desta feira.
Revista Graxaria Brasileira – Quais os próximos objetivos da companhia?
Pedro Samaniego Lorenz – A CENCOPROD está no patamar de mercados internacionais como o do Brasil, pois possui tecnologia de ponta na produção, pessoal capacitado e qualidade em seus produtos, além de grande apoio das cooperativas associadas. Nosso sebo é bastante solicitado pelo Brasil e outros países. Isso nos incentiva a continuar investindo em tecnologia e capacitação em toda a cadeia de valor, desde o campo até a saída da matéria-prima. Nosso objetivo é continuar maximizando o potencial cooperativo, agregando valor aos produtos derivados dos frigoríficos, cuidando do meio ambiente e de todos os colaboradores do CENCOPROD, dando um retorno positivo aos sócios das cooperativas e à sociedade.
Por: Lia Freire
ENTREVISTA EXCLUSIVA DA REVISTA RECICLAGEM ANIMAL – GRAXARIA BRASILEIRA.
PROIBIDO A REPRODUÇÃO PARCIAL E/OU TOTAL SEM AUTORIZAÇÃO DA EDITORA STILO