Os principais destaques do primeiro dia de trabalhos do 30° Congresso da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (WAAVP) foram:
Simpósio sobre Guidelines para Antiparasitários: Limitações e Direções Futuras.
Guidelines são recomendações ou instruções sistematizadas elaboradas por especialistas ou instituições para orientar práticas em determinada área. O objetivo é padronizar condutas, facilitar a tomada de decisão e garantir melhores resultados. Por isso, a confecção e monitoramento da adequação destes documentos é um dos pontos altos da atividade das associações de especialistas como a WAAVP.
Nesse primeiro dia de Congresso a Professora Silvina Fernandez da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, e do CIVETAN (Centro de Investigación Veterinaria de Tandil), apresentou as diretrizes de como um documento desta natureza é produzido pela WAAVP, e coordenou um painel com mais dois especialistas sobre as últimas produções deste tipo.
As Professoras. Anja Joachim (University of Veterinary Medicine, Áustria) e Angela Di Cesare (Universidade de Teramo, Itália) discorreram sobre o atual status dos Guidelines para parasitoses em animais de companhia e discutiram o que tem se mostrado necessário para as futuras atualizações.
Fechando esse simpósio o Prof. Martin Nielsen, da Universidade de Aarhus (Dinamarca) palstrou a Implementação das novas Diretrizes WAAVP para testes com redução das contagens de ovos para monitoramento da resistência parasitária.
Simpósio Boehringer Ingelheim “O que sabemos sobre os surtos de New World Screwworm (NWS) na América Central e México — e o que esperar daqui em diante?”

A Cochliomyia hominivorax, conhecida como mosca-da-bicheira ou New World Screwworm (NWS), é uma parasita de grande relevância para a saúde animal e para a economia pecuária. Nas últimas décadas, programas de erradicação baseados na liberação de machos estéreis conseguiram eliminar a praga dos EUA, México, América Central e Caribe, restringindo sua presença endêmica hoje a áreas da América do Sul e algumas regiões do Caribe.
No entanto, surtos recentes na América Central e México acenderam o alerta para o risco de reintrodução em áreas já consideradas livres. Esses surtos estão associados ao trânsito de animais e ao enfraquecimento das barreiras de vigilância.
Nesse simpósio o cenário atual e os desafios emergentes relacionados a esse parasita de importância veterinária e sanitária foram abordados. Conduzido por Gustavo Sabatini, Global Technical Leader de Ruminantes da Boehringer Ingelheim Animal Health, contou com a presença do pesquisador brasileiro Thadeu Barros, da EMBRAPA Gado de Corte, e do Professor Roger Ivan Rodríguez-Vivas, da Universidade Autônoma de Yucatan, México.
Foram discutidos os riscos para a pecuária, o Impacto econômico direto: aumento nos custos de controle (inseticidas, tratamento de feridas, mão de obra) e perdas produtivas significativas na bovinocultura, ovinos, caprinos e equinos, o impacto sanitário: maior susceptibilidade de rebanhos a infecções secundárias, redução do bem-estar animal e barreiras ao comércio internacional e o Impacto estratégico: ameaça à segurança alimentar e ao patrimônio zoossanitário conquistado em décadas de programas de erradicação.
Os especialistas ressaltaram a necessidade de manter programas regionais de vigilância, cooperação internacional e estratégias de biossegurança para evitar a reinfestação.
Em breve teremos uma matéria exclusiva no Digivets com os principais pontos discutidos nessa conferência.

Mesa Redonda Melhores práticas e inovação no controle de carrapatos em bovinos
Conduzida pela Dra. Shyma Kunhipurayil, da Bihar Animal Sciences University, India, essa mesa redonda abordou Abordagens farmacológicas inovadoras, Bioensaios como ferramentas para aplicação de acaricidas, e Estratégias integradas para retardar resistência.
Adrian Lifschitz (UNCPBA, CIVETAN, Argentina) apresentou novas soluções farmacológicas para o controle de carrapatos em bovinos, com foco em estratégias mais eficazes e sustentáveis.
Guilherme Klafke (IPVDF, Brasil) destacou a importância dos bioensaios, realizados em laboratório, como base científica para decisões mais acertadas quanto ao uso de acaricidas no campo.
Nicholas Jonsson (University of Glasgow, Reino Unido) abordou o papel das estratégias integradas de controle como instrumentos essenciais para atrasar o surgimento de resistência dos carrapatos aos acaricidas, preservando sua eficácia a longo prazo.

Essas apresentações geraram um rico debate sobre a necessidade de combinar inovação farmacológica, métodos de teste laboratorial e práticas integradas de manejo, com o objetivo de aprimorar o controle de carrapatos bovinos de forma sustentável e eficiente. Escolhidas para fomentar tanto a ciência quanto a prática veterinária, essas iniciativas refletem o compromisso da WAAVP em promover soluções concretas e duradouras na área de parasitologia veterinária.
Detalhes do WAAVP:
- Data: 17 a 21 de agosto de 2025
- Local: Viasoft Experience
- Endereço: R: Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
- Site: https://waavp2025.com/
- Compre seu ingresso pelo link: https://waavp2025.com/pages/registration.html
Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nosso outros artigos em:
Digivets
Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets