Com cenas reais e simulações, produção do CFMV mostra a atuação dos médicos-veterinários em situações de emergência e resgates como o do cavalo Caramelo
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) acaba de lançar o documentário “Desastres – A Linha de Frente”, que joga luz sobre o trabalho pouco visível — mas essencial — dos médicos-veterinários em cenários de tragédia. Com pouco mais de 15 minutos, o filme retrata a atuação desses profissionais em operações de resgate e atendimento emergencial a animais em desastres naturais.
A produção ganha ainda mais relevância diante das imagens que marcaram o Brasil em 2024, como as enchentes no Rio Grande do Sul e o caso do cavalo Caramelo, que passou dias preso em um telhado alagado até ser resgatado. A cena comoveu o país e escancarou a importância de respostas rápidas, articuladas e técnicas — nas quais os médicos-veterinários são presença fundamental.
Gravado durante a etapa prática do VI Simpósio Internacional de Medicina Veterinária de Desastres, em Betim (MG), o minidocumentário acompanha simulações realistas que mostram como é feita a atuação em campo, o preparo físico e emocional das equipes, e a logística necessária para salvar vidas — humanas e animais. Os depoimentos revelam os bastidores de um trabalho que alia ciência, empatia e ação coordenada com a Defesa Civil e outros órgãos.
“O documentário mostra que cuidar dos animais em desastres também é cuidar das pessoas. A presença do médico-veterinário garante não só o bem-estar animal, mas também a saúde pública e a recuperação das comunidades afetadas”, afirma a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida.

“Desastres – A Linha de Frente” está disponível gratuitamente no canal oficial do CFMV no YouTube e nas redes sociais da instituição. Assista na íntegra.
Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nosso outros artigos em:
Digivets
Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets