8 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Polvo, um dos seres mais inteligentes e curiosos dos oceanos
Em 8 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Polvo, data que destaca uma das espécies mais fascinantes e complexas da vida marinha. Misterioso e inteligente, o polvo desperta curiosidade por suas características únicas.
Entre suas particularidades, o animal possui três corações: dois bombeiam sangue para as brânquias, responsáveis pela oxigenação, e o terceiro envia o sangue oxigenado para o restante do corpo. Curiosamente, esse coração principal para de bater quando o polvo nada, o que o leva a preferir deslocar-se pelo fundo do mar, economizando energia — uma demonstração da perfeição da natureza.
Outra curiosidade é que o sangue do polvo é azul, devido à presença de uma proteína chamada hemocianina, rica em cobre e responsável por transportar o oxigênio — uma adaptação essencial para sobreviver em águas frias. Além disso, o polvo é mestre da camuflagem, capaz de mudar de cor em segundos. Também abre potes, aprende por observação e utiliza ferramentas, demonstrando um nível de inteligência comparável ao de alguns mamíferos.
No Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú (SC), os visitantes podem observar de perto esse incrível molusco e conhecer mais sobre seus hábitos, defesas e importância para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos. A experiência convida à admiração e à conscientização sobre a necessidade de proteger a vida nos oceanos.
O Octopus vulgaris tem oito tentáculos e um sistema nervoso altamente distribuído: cerca de dois terços dos neurônios estão localizados nos tentáculos, que podem agir quase de forma independente do cérebro central. Incrível.



Divulgação Grupo Oceanic
Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nosso outros artigos em:
Digivets
Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets
 
				
 
															 
								







