07/03/2023

    Comenda Muniz de Aragão recebe indicações até 30 de março

    O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) recebe, até 30 de março, indicações de nomes de médicos-veterinários militares para outorga da Comenda Muniz de Aragão. A homenagem é dedicada a profissionais que tenham prestado relevantes serviços à Medicina Veterinária Militar Brasileira […]

    Anuncie aqui
    AD

    Fale com o público do seu negócio!

    Comenda Muniz de Aragão recebe indicações até 30 de março

    Categoria: médicos veterinários, Notícias | Publicado em: 20/02/2023


    O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) recebe, até 30 de março, indicações de nomes de médicos-veterinários militares para outorga da Comenda Muniz de Aragão. A homenagem é dedicada a profissionais que tenham prestado relevantes serviços à Medicina Veterinária Militar Brasileira e contribuído com o seu fortalecimento.

    O prêmio será entregue no dia 17 de junho, data em que se comemora o Dia da Medicina Veterinária Militar. As indicações devem ser encaminhadas ao conselho regional até o prazo estipulado, acompanhadas de um memorial ou currículo do profissional e documentos que comprovem o merecimento. São elegíveis profissionais das Forças Armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica) ou das Polícias Militares dos estados e do Distrito Federal.

    Os indicados serão avaliados por uma comissão composta por três conselheiros federais, cujo relatório será encaminhado para apreciação e decisão do plenário do CFMV, conforme estatuto disposto na Resolução CFMV nº 1.291, de 24 de setembro de 2019 e alterado pela Resolução CFMV nº 1.386, de 16 de março de 2021.

    Comenda Muniz de Aragão

    O nome da comenda é uma homenagem ao tenente-coronel médico João Muniz Barreto de Aragão (1874-1922). Como oficial do Exército Brasileiro, no início do século XX, ele desenvolveu trabalho relevante no combate a zoonoses, em especial, ao mormo, além de ter criado e dirigido o Serviço de Defesa Sanitária Animal, embrião que viria a ser o Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura. Muniz de Aragão, patrono da Medicina Veterinária Militar, empenhou-se pela estruturação do ensino da Medicina Veterinária no Brasil e foi diretor da Escola de Veterinária do Exército.

    A premiação ocorre anualmente, no dia 17 de junho, data de nascimento do tenente-coronel que dá nome à comenda.

    Indicações

    Envie sua indicação de 1 (um) profissional para o CRMV/MS para concorrer à “Comenda Muniz de Aragão” – versão 2023.

    Encaminhar indicação para o e-mail: [email protected] até o dia 30/03/2023 até as 12h, acompanhada de memorial e documentos comprobatórios, conforme estabelecido no artigo 3º, Anexo I, da Resolução CFMV nº 1.291, de 24 de setembro de 2019.

    Ainda, conforme estabelecido no Art. 4º, § 1º da supracitada Resolução, o profissional indicado deve preencher os requisitos abaixo relacionados que deverão ser comprovados com as respectivas certidões:

    I- Estar inscrito no Sistema CFMV/CRMVS;

    II-estar em situação de regularidade financeira com o Sistema CFMV/CRMVS;

    III-não ter sido condenado em processo ético-disciplinar e criminal.

    Conheça os agraciados das edições anteriores 

    2022 – Coronel veterinário da reserva do Exército Brasileiro William Ribeiro Pinho – CRMV-RJ nº 0463

    2021 – Tenente-coronel do Exército Brasileiro José Roberto Pinho de Andrade Lima – CRMV-BA nº 1653

    2020 – Coronel veterinário do Exército Brasileiro Francisco Augusto Pereira dos Santos – CRMV-RJ nº 3718

    Texto Adaptado do Departamento de Comunicação do CFMV

    Gisleine Guerra


    Compartilhe:



    Advertisement

    Isenção de Responsabilidade & Aviso Legal

    As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a política editorial do site. Nós apenas agregamos o conteúdo, caso tenha interesse em remover, entre em contato conosco.