Cachorro latindo para o nada: o que motiva isso? - Panorama PetVet
Ver seu cachorro latindo para o nada pode ser motivo de diversas especulações. Dos mais conspiratórios aos menos crentes em fatores além do homem, não há quem nunca pensou que isso pode significar que o cão...
Fale com o público do seu negócio!
Ver seu cachorro latindo para o nada pode ser motivo de diversas especulações. Dos mais conspiratórios aos menos crentes em fatores além do homem, não há quem nunca pensou que isso pode significar que o cão está vendo um fantasma, por exemplo. Porém, os latidos desses pets fazem parte de suas rotinas, se exibindo como forma de comunicação com outros animais, e tentativa com humanos. Até por conta disso, muitas vezes a atenção com esses significados é redobrada, e o cachorro latindo pode evidenciar um sinal de proteção à casa ou a manifestação de alguma necessidade.
A matéria de hoje abordará o significado de um cão estar latindo para o nada, onde vamos dar exemplos que explicam o porquê de isso ser constante. Leia abaixo para encontrar seis motivos responsáveis para os latidos avulsos.
5 fatores que motivam um cachorro latindo para o nada
- Estresse e ansiedade
Não somente os humanos sofrem com alguns problemas psicológicos como o estresse, a ansiedade, a depressão e o tédio. Especialmente esses dois primeiros citados podem ser motivos pertinentes que influenciam em um cachorro estar latindo para o nada. A confusão mental gerada, a insuficiência de coisas a se fazer e os sentimentos aflorados do animal podem fazer com que latam de maneira sem sentido, sendo um dos principais fatores para isso.
Para controlar esses problemas, é recomendado que os tutores promovam o enriquecimento do ambiente em que o cachorro está inserido. Compre bolinhas, brinquedos e passatempos para que ele não fique refém dessas doenças. A distração pode salvar a vida desses animais, já que, assim como os humanos, eles também dependem de diferentes razões para viver uma vida tranquilamente. Consulte um comportamentalista caso ele continue latindo para o nada mesmo com as adaptações.
- Problemas de saúde
O latido é uma das principais formas do cachorro se comunicar. Isso não é diferente no caso de doenças, já que muitas vezes os cães procuram manifestar seus incômodos através disso. Podem ocorrer como se fossem pedidos de socorro ou necessidade de uma ajudinha para parar de sentir dor. Como muitas vezes a patologia pode não vir acompanhada de sintomas e dores esclarecidas, é comum que não sejam percebidas pelo tutor. Por isso, o cão sente a necessidade de latir. Leve o seu animalzinho ao médico veterinário caso suspeite do cachorro latindo para o nada por conta de alguma dor.
- Sentidos extremamente apurados
Talvez esse seja o motivo que faça tanto as pessoas acreditarem que os cães podem ver espíritos. Se é verdade ou não, ainda não há explicação científica que comprove isso, mas o que já existe é que os cachorros são detentores de sentidos muito bem apurados, com destaque para a audição e o olfato.
Sabendo disso, afirma-se que na verdade o cachorro latindo para o nada não remete, necessariamente, ao significado de ter algum fantasma, espirito ou algo invisível. Porém, sua audição é tão apurada que o animal se torna capaz de captar sons que nem o humano está ouvindo, e o latido é sua primeira reação ao se deparar com esses sons, mesmo que a longas distâncias.
- Idade avançada
O cachorro idoso tende a latir muitas vezes por instinto, mesmo sem ter um motivo que o leve a isso. Ao desenvolver a velhice, o cão pode aumentar sua constância com problemas cognitivos. Um deles é o Alzheimer. Por conta disso, o animal acaba perdendo algumas habilidades que antes pareciam comuns, podendo evidenciar em alterações no comportamento. O cachorro latindo para o nada é um exemplo disso, já que nem ele mesmo pode entender o porquê de latir constantemente, tendo o motivo ficado esquecido pela condição, e como é algo natural do dia a dia, acaba repetindo diversas vezes mesmo que para o nada.
- Pedido de atenção
O cachorro latindo pode significar apenas um pedido de atenção. Não faz mal para o tutor destinar um tempo do dia para fazer carinho, brincadeiras e acariciar o seu cãozinho, fazendo com que se sinta querido e adorado. Isso não sendo cumprido conforme o necessário para a tranquilidade dos cães acaba se tornando outro motivo para o animal latir para o nada, manifestando sua insatisfação através dos latidos, mais uma vez.
Também vale lembrar que, por serem animais bastante sensíveis a emoções e mudanças de humor, os cães podem latir para o nada ao perceber que algum familiar seu está triste ou decepcionado com algo. Quando alguém que ama está em torno de uma situação complicada, os latidos para o nada se tornam comuns na tentativa de alegrar seu tutor.