Batata doce é uma boa opção para cães? - Panorama PetVet
Muito se discute acerca da alimentação dos cães. Certas frutas e legumes, como a batata doce, podem ser comumente indicadas para dietas, tanto para emagrecimento quanto para ganhar músculos. Isso porque, se...
Fale com o público do seu negócio!
Muito se discute acerca da alimentação dos cães. Certas frutas e legumes, como a batata doce, podem ser comumente indicadas para dietas, tanto para emagrecimento quanto para ganhar músculos. Isso porque, se usados da maneira correta, fortificam o organismo e o sistema muscular do cão, evitam problemas de saúde, e ainda por cima são uma opção diferente de comida para o cachorrinho que tanto come ração.
A batata doce como petisco ou como alternativa para a alimentação natural pode ser uma ótima opção para os cães. Como previamente dito, é possível utiliza-la com diversos destinos e por conta disso podemos estabelecer alguns pontos sobre o seu consumo para pets. Sendo assim, podem surgir algumas dúvidas em relação à possibilidade de incluir o legume na dieta. Hoje explicaremos seus benefícios, nutrientes, o porquê de ser uma boa opção, sobre seus carboidratos e mais. Confira abaixo!
Sim, cachorro pode comer batata doce!
Para matar a dúvida do leitor, sim, cachorro pode comer batata doce. Por ser um tubérculo cheio de benefícios para a saúde e nutrientes em sua composição, se torna uma boa opção para a dieta dos cães. Obviamente, como nem tudo em excesso é bom, deve ter atenção para a quantidade e a forma como ela é oferecida ao animal. Por exemplo, é importante que ela seja dada cozida apenas na água, sem utilizar temperos ou óleo. Se estiver cru, o tubérculo pode causar intoxicação alimentar. Fique atento.
Muitos cães amam a batata doce, e por conta disso é preciso oferecer o legume com calma. Muitas vezes, pelos animais receberem tão bem o alimento, alguns tutores acabam extrapolando o que é necessário para complementar a dieta do pet. Pode ser uma boa dá-lo um pequeno pedaço por dia apenas como petisco. Ou se não, se sua alimentação passar por uma dieta natural, é possível que seja apenas um complemento ao restante de suas comidas e não podendo ser o prato principal de suas refeições.
Varie os vegetais e carnes que o cachorro come em sua dieta para que todos os nutrientes sejam absorvidos, não apenas os de um tipo de alimento. Acima de tudo, é mais do que importante ressaltar que qualquer dieta deve ser passada e seguida através de uma avaliação veterinária.
Benefícios da batata doce para cães
O intestino regulado é um dos resultados mais benéficos da ação da batata doce para os cães. Isso pois a raiz tem vasta quantidade de fibras, então ser oferecida na medida certa é uma ótima forma de controlar o intestino desregulado. O tubérculo também é capaz de fortalecer a imunidade do animal por conta da alta taxa de vitamina C nele presente. É ótima contra quadros inflamatórios, auxiliando contra o envelhecimento precoce. Por conta do baixo índice glicêmico, também se destoa como não perigosa para o animal, sendo um carboidrato recomendado, mas sem exagerar porque isso pode resultar na obesidade canina, problema constante na vida de muitos cães.
Batata doce como petisco: como fazer?
Dito tudo sobre as qualidades da batata doce para os cães, e sabendo que ela só pode dar se for cozida, informaremos sobre a receita natural com batata doce para o animal. Há a possibilidade de ser oferecida, de maneira mais simples, apenas cortando o legume em fatias finas, as colocando em um recipiente antiaderente, e indo a forno médio por 40 minutos – sem sal, temperos e óleo. Agora, na procura por algo mais gourmet para o seu pet, veja abaixo como fazer um petisco bem gostoso com batata doce para dar ao seu animal de estimação em momentos de prenda, como por exemplo quando tem um bom comportamento.
Primeiramente, para fazer o biscoito de batata doce você precisará de 1 batata doce média cozida e amassada, 1 xícara de farinha de aveia e 1 colher de sopa de óleo de coco ou azeite extra virgem.
Tendo os ingredientes, siga o modo de preparo:
- Cozinhe a batata doce na água sem a casca, até que fique macia;
- Amasse a batata doce com um garfo até que fique como um purê;
- Coloque óleo de coco ou azeite extra virgem na mistura e mexa;
- Inclua a farinha de aveia de pouco em pouco até que a massa fique firme e na textura recomendada. Se precisar, coloque água enquanto isso.
Após isso, estará quase pronto. Faça pequenas formas com a massa, ou então utilize um cortador de biscoitos de maneira que eles fiquem do formato de um petisco – pode ser em osso, coração ou patinha. Neste último caso, a mistura deverá ficar entre dois pedaços de papel manteiga, e então use um rolo para formatar a massa até que fique da maneira desejada. Leve ao forno até dourar e estará pronto para o consumo de seu amiguinho. Com certeza ele irá amar!