Já pensou na relação que a acupuntura, técnica da medicina tradicional chinesa que utiliza agulhas finas e estéreis para estimular pontos específicos do corpo, pode ter com o sistema endocanabinoide? Neste Dia do Acupunturista explicamos quais são os pontos de conexão entre a acupuntura, o sistema endocanabinoide e os benefícios à saúde que você pode ter com a técnica.
Fale com o público do seu negócio!
Já pensou na relação que a acupuntura, técnica da medicina tradicional chinesa que utiliza agulhas finas e estéreis para estimular pontos específicos do corpo, pode ter com o sistema endocanabinoide? Neste Dia do Acupunturista explicamos quais são os pontos de conexão entre a acupuntura, o sistema endocanabinoide e os benefícios à saúde que você pode ter com a técnica.
Você já imaginou que a acupuntura pode ter alguma relação com o sistema endocanabinoide? Conversamos com a Dra. Maria Teresa Jacob para entender como a técnica da medicina tradicional chinesa está vinculada ao nosso sistema endocanabinoide.
“Tanto o sistema endocanabinoide quanto a acupuntura tem ação em diversas patologias crônicas: como a dor crônica, doenças de saúde mental, ansiedade, depressão, doenças do aparelho genital feminino ou doenças do trato gastrointestinal”, explicou a Dra. Maria Teresa neste Dia do Acupunturista.
Aqui no Cannabis & Saúde sempre destacamos a importância de todos e todas nós sabermos o que é o sistema endocanabinoide e como ele impacta a nossa saúde. E este sistema realmente merece atenção: pois o sistema endocanabinoide é responsável pela homeostase, isto é, equilíbrio das funções orgânicas. Ele é um sistema extremamente ativo e está presente em praticamente todas as células orgânicas.
“O sistema endocanabinoide, e os nossos endocanabinoides, seriam um outro componente importante no mecanismo de ação de acupuntura. E a gente sabe que os pontos de acupuntura são todos em trajeto de nervo. E o nosso sistema endocanabinoide, a região que mais tem receptores é no nosso sistema nervoso. Então através do estímulo dos pontos de acupuntura se estimula também o sistema endocanabinoide para que ele ajude a reequilibrar o organismo. E com isso tenha uma participação no efeito da acupuntura”, indica Dr. Maria Teresa, que é médica pioneira na prescrição de Cannabis e acupunturista.
“A acupuntura tem como objetivo principal o equilíbrio do organismo. O sistema endocanabinoide também é o sistema de equilíbrio orgânico. É o sistema mais importante. Provavelmente o primeiro responsável pelo equilíbrio do organismo. E recentemente começaram estudos pesquisando a sobreposição dos efeitos biológicos e terapêuticos da acupuntura com o sistema do endocanabinoide. E o que se acredita é que a ativação do sistema endocanabinoide seja responsável por um dos mecanismos de ação da acupuntura, que nós já sabíamos que a estimulação dos pontos de acupuntura estimula nossas endorfinas e outros neurotransmissores. Por isso que ela tem indicação e é benéfica em diversas patologias”, explica Dra. Maria Teresa.
Desde 1996, celebra-se todo o dia 23 de março o dia do Acupunturista. O objetivo é reconhecer a importância dos profissionais que atuam nesta área e estimular a adesão profissional às práticas medicinais chinesas nos diversos países.
A presença de doenças crônicas estão ligadas à disfunções no sistema endocanabinoide. Logo, a regulação desse sistema pode ajudar a reduzir ou eliminar os sintomas.
E a Cannabis medicinal pode ajudar a trazer esse sistema para o equilíbrio e acaba influenciando diretamente na qualidade de vida do paciente.
Marcar uma consulta com um médico prescritor é o primeiro passo para dar início ao tratamento de maneira legal e segura.
Pela plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde você tem acesso a mais de 250 profissionais de saúde aptos para te acompanhar durante todo o tratamento canabinoide.